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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA
Autor:
ALMEIDA, AILA STEFANIA DE
Email:
ailadealmeida@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. PRADO, PAULO SÉRGIO TEIXEIRA
Dr. CARMO, JOÃO DOS SANTOS
Data de Defesa:
25/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
ANOS INICIAIS
APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS
MATEMÁTICA
SARESP
Resumo Original (PT):
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP) FOI IMPLANTADO EM 1996 COM A FUNÇÃO DE AVALIAR A QUALIDADE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E DE SUBSIDIAR O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTIU EM INVESTIGAR SE: I) O CONTATO PLANEJADO DO PROFESSOR COM REGISTROS EM VÍDEO E TEXTUAIS DE AULAS POR ELE MINISTRADAS, BEM COMO COM MODELOS DE INTERPRETAÇÕES DE POSSÍVEIS RELAÇÕES FUNCIONAIS ENTRE AS AÇÕES DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS DE ENSINO DISPOSTAS PELO PROFESSOR E II) O ESTABELECIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE AS AÇÕES DOS ALUNOS E AS APRENDIZAGENS DISPOSTAS NAS MATRIZES DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO (MRA), PODERIAM FAVORECER APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA DEFINIDAS PELA IDENTIFICAÇÃO, PELO PROFESSOR, DE POSSÍVEIS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA FUNCIONAL ENTRE CARACTERÍSTICAS DAS AÇÕES DOS ALUNOS E PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DISPOSTAS PELO PROFESSOR. PARTICIPOU UMA PROFESSORA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LOTADA EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL. O PROCEDIMENTO FOI DIVIDIDO EM DUAS FASES. NA FASE 1, APÓS ENTREVISTA COM A DOCENTE ACERCA DAS UNIDADES DIDÁTICAS PLANEJADAS, OCORREU O REGISTRO EM VÍDEO DAS AULAS DA UNIDADE DIDÁTICA INDICADA. A PARTIR DO REGISTRO DAS AULAS, DIANTE DOS EPISÓDIOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS, A PROFESSORA DEVERIA IDENTIFICAR APRENDIZAGENS EVIDENCIADAS PELOS ALUNOS, AS MEDIDAS DE TAIS APRENDIZAGENS E AS CONDIÇÕES DE ENSINO DIANTE DAS QUAIS ELAS OCORRERAM. DIANTE DA TRANSCRIÇÃO DOS RELATOS DA PROFESSORA E DA DESCRIÇÃO DOS EPISÓDIOS, ELABORADA PELA PESQUISADORA, RELACIONANDO AÇÕES DO PROFESSOR QUE ANTECEDERAM RESPOSTAS DOS ALUNOS, AS RESPOSTAS EMITIDAS PELOS ALUNOS E AÇÕES SUBSEQUENTES DO PROFESSOR A TAIS RESPOSTAS, A PROFESSORA ESTIMOU A CORRESPONDÊNCIA ENTRE AS APRENDIZAGENS PREVISTAS NAS MRA DO SARESP E AS APRENDIZAGENS EVIDENCIADAS. NA FASE 2 FORAM REPLICADOS OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZADOS NA FASE 1. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE AS APRENDIZAGENS FORAM DESIGNADAS EM TERMINOLOGIA DISTINTA DAS MRA E PRESCINDINDO DA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS RELAÇÕES DE CONTROLE DE ESTÍMULO. APÓS A EXPOSIÇÃO DA PARTICIPANTE AO PROCEDIMENTO ADOTADO OCORREU A REDUÇÃO DA INDICAÇÃO DE DESCRITORES PARA OS QUAIS NÃO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR CORRESPONDÊNCIA COM AS CARACTERÍSTICAS DOS EPISÓDIOS, REDUÇÃO DOS DESCRITORES ESTIMADOS QUE SUSTENTASSEM CORRESPONDÊNCIA COM AS CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES E PELAS AÇÕES EXIGIDAS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E AMPLIAÇÃO DAS ESTIMATIVAS DE DESCRITORES QUE CORRESPONDIAM AO DESEMPENHO DOS EPISÓDIOS, CONSIDERANDO AS REFORMULAÇÕES DE DESCRITORES INDICADAS PELA DOCENTE. ASSIM, O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO PODE TER CONTRIBUÍDO PARA QUE A PARTICIPANTE PASSASSE A ESTIMAR DESCRITORES DE HABILIDADES EM FUNÇÃO DOS DESEMPENHOS DOS ALUNOS. HOUVE DISCRETA ALTERAÇÃO NAS ANÁLISES DE RELAÇÕES DE CONTROLE ENTRE AS CONDIÇÕES DE ENSINO DISPONIBILIZADAS E AS RESPOSTAS EMITIDAS PELOS ALUNOS DIANTE DE TAIS CONDIÇÕES. SENDO QUE A PARTICIPANTE, AO FINAL DO ESTUDO, REDUZIU AS INDICAÇÕES DE ATIVIDADES COMO CONDIÇÃO CRÍTICA PARA A OCORRÊNCIA DE APRENDIZAGEM E AMPLIOU AS INDICAÇÕES DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS POR ELA COMO CONDIÇÃO CRÍTICA DE ENSINO. CONTUDO, DURANTE TODO O ESTUDO, OFERECEU INDICAÇÕES IMPRECISAS DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DISPONIBILIZADAS POR ELA E TENDEU A IDENTIFICAR COMO EVIDÊNCIA DE APRENDIZAGENS AS RESPOSTAS CORRETAS, SEM ESTABELECER RELAÇÕES DE CONTROLE ENTRE EVENTOS ESTIMADOS. TAIS RESULTADOS CORROBORAM OS ACHADOS REGISTRADOS PELA LITERATURA, QUE APONTAM OS EFEITOS RESTRITOS REGISTRADOS NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE EXECUTAR INTERPRETAÇÕES FUNCIONAIS EM PROFESSORES.
Título (EN):
PROFESSIONAL LEARNING IN TEACHING OF EARLY YEARS IN ELEMENTARY SCHOOL IN THE CONTEXT OF MATH FULL RANGE EVALUATION
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR ANALYSIS
EARLY YEARS
MATH
PROFESSIONAL LEARNING
SARESP
Resumo Original (EN):
THE SARESP SYSTEM WAS ESTABLISHED IN 1996, SCOPING TO EVALUATE THE QUALITY OF TEACHING AND LEARNING, SPONSOR EDUCATIONAL STRATEGIES AND SUPPORT FOR THE PLANNING AND IMPLEMENTATION OF TEACHING STRATEGIES AS WELL AS EDUCATION POLICIES. THE OBJECTIVE OF THIS STUDY WAS TO INVESTIGATE IF: I) THE TEACHER´S PLANNED CONTACT WITH VIDEO RECORDS AND TEXTUAL CLASSES TAUGHT BY HIM, AS WELL AS MODELS OF INTERPRETATIONS OF POSSIBLE FUNCTIONAL RELATIONSHIPS BETWEEN THE ACTIONS OF STUDENTS AND TEACHING PRACTICES ARRANGED BY THE TEACHER AND II) ESTABLISHING CORRESPONDENCES BETWEEN THE ACTIONS OF STUDENTS AND LEARNING ARRANGED IN MRA, COULD FAVOR APPRENTICESHIPS OF TEACHING DEFINED BY THE IDENTIFICATION, BY THE TEACHER, OF POSSIBLE RELATIONS OF FUNCTIONAL DEPENDENCE BETWEEN FEATURES OF THE ACTIONS OF STUDENTS AND TEACHING PRACTICES AND EVALUATION WILLING BY THE TEACHER. A PROFESSOR OF 5º YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL ATTENDED A PACKED MUNICIPAL SCHOOL. THE PROCEDURE WAS DIVIDED INTO TWO PHASES. IN STEP 1, AFTER PERFORMING AN INTERVIEW WITH THE TEACHER ABOUT THE PLANNED DIDACTIC UNITIES, THE LESSONS? RECORDING PROCEDURE TOOK PLACE. STARTING ON THE LESSONS REGISTRIES, THE TEACHER HAD TO IDENTIFY LEARNING SKILLS SHOWN BY THE STUDENTS, THOSE LEARNING RATES AND THE TEACHING CONDITIONS ON WHICH THEY OCCURRED. BEFOREHAND THE TEACHER?S REPORT TRANSCRIPTION AND THE EPISODES DESCRIPTION, RELATING TEACHER?S ACTIONS AND THE STUDENTS? RESPONSE AND SUBSEQUENT TEACHER?S ACTIONS, THE TEACHER ESTIMATED CORRESPONDENCE BETWEEN THE LEARNING SKILLS EXPECTED IN SARESP?S MRA AND THE SHOWN LEARNING SKILLS. IN STEP 2, THE METHODOLOGICAL PROCEDURES USED IN STEP 1 WERE REFUTED. THE OBTAINED RESULTS SHOWED THAT THE LEARNING SKILLS WERE NOMINATED IN DIFFERENT TERMINOLOGY FROM THE MRA AND MISSING IDENTIFICATION OF POSSIBLE STIMULUS RELATIONS CONTROL. AFTER SHOWING THE PARTICIPANT THE USED PROCEDURE, THERE WAS A DECREASE IN THE NUMBER OF THOSE DIRECTIONS WHICH WAS NOT POSSIBLE TO FIND LINK TO THE EPISODES ASPECTS, DECREASE IN THE ESTIMATED DIRECTIONS THAT SUSTAINED CORRESPONDENCE WITH ACTIVITY ASPECTS AND BY ACTIONS DEMANDED TO PROBLEM RESOLUTION, AND INCREASE OF ESTIMATE DIRECTIONS THAT LINKED TO EPISODES PERFORMANCE, CONSIDERING DIRECTIONS REFORMULATION SUGGESTED BY THE TEACHER. THEREFORE, THE PRESENT STUDY REGISTERED DISPARITY ON THE ESTIMATE DIRECTIONS PERFORMED BY THE PARTICIPANT ON STEP 1, WITH DISPARITY DECREASES ON STEP 2. THUS, THE USED LEARNING AND TEACHING PROCEDURE MAY HAVE CONTRIBUTED SO THE PARTICIPANT COULD ESTIMATE DIRECTIONS ABILITIES ON THE BASIS OF STUDENTS? PERFORMANCE. THERE WERE, YET, THE MAINTENANCE OF ANALYSIS CONTROL ASPECTS BETWEEN AVAILABLE TEACHING CONDITIONS AND PROVIDED STUDENTS? ANSWERS. THE PARTICIPANT PRESENTED THROUGH THE WHOLE PROCEDURE, IMPRECISE INDICATION OF THE TEACHING CONDITION AVAILABLE AND TENDED TO IDENTIFY AS LEARNING EVIDENCE THE RIGHT ANSWERS, WITHOUT SETTING UP CONTROL CONNECTIONS BETWEEN THOSE EVENTS. HENCE, THE PROCEDURE WAS NOT ENOUGH TO DEVELOP DESCRIBE ROUTINE TO LINK THE STUDENTS? LEARNING TO THE TEACHING CONDITIONS AVAILABLE. THESE RESULTS SUPPORT THE FINDINGS REPORTED BY LITERATURE, WHICH RESTRICTED THE EFFECTS RECORDED IN THE DEVELOPMENT OF THE ABILITY TO PERFORM FUNCTIONAL INTERPRETATIONS BY THE TEACHERS.
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07/04/2015 ÀS 13:52:48
Atualizado:
07/04/2015 ÀS 13:52:48
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