Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM PROFESSORES DE EMPREENDEDORISMO
Autor:
SANGALETTI, ANDRÉIA PERETTI
Email:
apsangaletti@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CORTEGOSO, ANA LÚCIA
Dr. CAMPOS, DINAEL CÔRREA
Data de Defesa:
25/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
CURSO TÉCNICO
EMPREENDEDORISMO
REPERTÓRIO DE ENSINO
Resumo Original (PT):
AS PESQUISAS EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL TÊM DEMONSTRADO AVANÇOS NOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE ANÁLISE FUNCIONAL PARA PROFESSORES. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU CARACTERIZAR AS CONDIÇÕES DE ENSINO E AS MEDIDAS COMPORTAMENTAIS DE COMPETÊNCIAS VINCULADAS A UM MÓDULO DE EMPREENDEDORISMO EM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM NÍVEL MÉDIO E INVESTIGAR SE AS INTERAÇÕES DA PESQUISADORA COM A PROFESSORA SE CONSTITUIRIAM EM CONDIÇÃO INSTRUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRÊS COMPONENTES DO REPERTÓRIO DE ENSINO: R1 = IDENTIFICAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS QUE DEFINEM AS APRENDIZAGENS PREVISTAS NAS COMPETÊNCIAS CONSIDERADAS; R2 = PLANEJAMENTO DE CONDIÇÕES PARA O ENSINO DOS COMPORTAMENTOS COMPONENTES E PARA A AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DOS MESMOS SOB CONTROLE DAS RELAÇÕES PREVISTAS; R3 = IDENTIFICAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE MEDIDAS EMITIDAS PELOS ALUNOS EM INTERAÇÃO COM AS CONDIÇÕES DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO DISPOSTAS PELO PROFESSOR E OS DESCRITORES QUE DEFINEM AS COMPETÊNCIAS CONSIDERADAS. O PROCEDIMENTO FOI DIVIDIDO EM 4 FASES, SENDO ESTAS SUBDIVIDIDAS EM 3 ETAPAS. APÓS A ENTREVISTA INICIAL, FOI INICIADA A FASE 1/ETAPA 1 COM A GRAVAÇÃO DAS AULAS REFERENTES À COMPETÊNCIA 1, EDIÇÃO DOS REGISTROS, EXIBIÇÃO DOS EPISÓDIOS À PROFESSORA E SOLICITAÇÃO PARA A MESMA APONTAR O QUE FEZ AO ENSINAR E AS APRENDIZAGENS OBTIDAS PELOS ALUNOS. NA FASE 1/ETAPA 2, FOI SOLICITADO QUE A PROFESSORA DESCREVESSE AS AÇÕES CORRESPONDENTES AO ENSINAR E COMO OS ALUNOS SE COMPORTARAM FRENTE A SUAS AÇÕES. NA FASE 1/ETAPA 3 A PROFESSORA PODERIA EFETUAR ALTERAÇÕES ESTIMADAS NECESSÁRIAS NO TEXTO E NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÓXIMA COMPETÊNCIA. NAS FASES 2 E 3, OS PROCEDIMENTOS DAS ETAPAS 1, 2 E 3 FORAM REPLICADOS, DESTA FEITA CONSIDERANDO-SE AS AULAS REFERENTES ÀS COMPETÊNCIAS 5 (FASE 2) E 9 (FASE 3). NA FASE 4 FORAM REGISTRADAS AS ANÁLISES DA PROFESSORA SOBRE AS AÇÕES DOS ALUNOS FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE ENSINO DISPONIBILIZADAS E AS RELAÇÕES COM OS REPERTÓRIOS EXIGIDOS PELA COMPETÊNCIA. AS ETAPAS 1, 2 E 3 DA FASE 4 REFERIRAM-SE ÀS COMPETÊNCIAS 1, 5 E 9, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS PROCEDIMENTOS AOS QUAIS A PROFESSORA FOI EXPOSTA CONSTITUÍRAM-SE EM CONDIÇÕES INSTRUCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS COMPONENTES DE REPERTÓRIO DE ENSINO EM ANÁLISE FUNCIONAL, NO ENTANTO, ELES FORAM EVIDENCIADOS EM FASES DIFERENTES DO PROCEDIMENTO. O R1 FOI MANIFESTADO NA FASE 4/ETAPA 1 E PERMANECEU NAS DEMAIS ETAPAS DESTA FASE. O R2 APARECEU PARCIALMENTE NAS ETAPAS DAS FASES 1 E 2 E FOI MOSTRADO POR COMPLETO NA FASE 3/ETAPA 2 QUANDO A PROFESSORA ESTABELECEU RELAÇÕES DE CONTROLE ENTRE AS CONDIÇÕES DE ENSINO DISPONIBILIZADAS E AS AÇÕES DOS ALUNOS. O R3 FOI OBSERVADO SOMENTE NA FASE 4/ETAPAS 1, 2 E 3, QUANDO OCORREU A VINCULAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS ÀS CONDIÇÕES DE ENSINO DISPONIBILIZADAS EM RELAÇÃO AOS DESCRITORES COMPORTAMENTAIS DA APRENDIZAGEM.
Título (EN):
CONDITIONS FOR THE DEVELOPMENT OF TEACHING PRACTICES IN ENTREPRENEURSHIP TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR ANALYSIS
EDUCATIONAL REPERTOIRE
ENTREPRENEURSHIP
TECHNICAL COURSE
Resumo Original (EN):
THE RESEARCHES IN BEHAVIORAL ANALYSIS HAVE SHOWN IMPROVEMENTS IN THE METHODOLOGICAL PROCEDURES FOR TEACHING FUNCTIONAL ANALYSIS FOR TEACHERS. THIS STUDY AIMED TO CHARACTERIZE THE TEACHING CONDITIONS AND BEHAVIORAL MEASURES OF SKILLS LINKED TO AN ENTREPRENEURSHIP MODULE IN VOCATIONAL TECHNICAL COURSE AT SECONDARY LEVEL AND INVESTIGATE WHETHER THE RESEARCHER INTERACTIONS WITH THE TEACHER TO CONSTITUTE INSTRUCTIONAL CONDITION FOR THE DEVELOPMENT OF THREE COMPONENTS TEACHING REPERTOIRE: R1 = IDENTIFICATION OF BEHAVIORS THAT DEFINE THE LEARNING PROVIDED IN THE CONSIDERED SKILLS; R2 = PLANNING CONDITIONS FOR THE TEACHING OF COMPONENTS BEHAVIOR AND FOR ASSESSING THE OCCURRENCE THEREOF UNDER CONTROL OF THE PLANNED RELATIONS; R3 = IDENTIFICATION OF CORRESPONDENCE BETWEEN MEASURES ISSUED BY THE STUDENTS IN INTERACTION WITH THE CONDITIONS OF TEACHING AND EVALUATION PREPARED BY THE TEACHER AND THE DESCRIPTORS THAT DEFINE THE COMPETENCIES DEEMED. THE PROCEDURE WAS DIVIDED INTO FOUR STAGES, WHICH ARE SUBDIVIDED INTO THREE STEPS. AFTER THE INITIAL INTERVIEW, WAS INITIATED PHASE 1/STEP 1 WITH THE RECORDING OF LESSONS ON THE JURISDICTION 1, EDITING THE RECORDS, DISPLAY THE EPISODES THE TEACHER AND REQUEST FOR THE SAME POINT WHICH MADE THE TEACHING AND LEARNING OBTAINED BY STUDENTS. IN PHASE 1/STEP 2, WE ASKED THE TEACHER DESCRIBING THE CORRESPONDING ACTIONS OF TEACHING AND HOW STUDENTS BEHAVED FRONT OF THEIR ACTIONS. IN PHASE 1/STEP 3 THE TEACHER COULD MAKE ESTIMATED NECESSARY CHANGES IN THE TEXT AND IN THE NEXT COMPETENCE DEVELOPMENT PLAN. IN PHASES 2 AND 3, THE PROCEDURES OF STEPS 1, 2 AND 3 WERE REPLICATED, THIS TIME CONSIDERING THE LESSONS RELATING TO SKILLS 5 (PHASE 2) AND 9 (PHASE 3). IN PHASE 4, THE ANALYSIS OF THE TEACHER ABOUT THE ACTIONS OF THE FRONT STUDENTS TO AVAILABLE TEACHING CONDITIONS AND RELATIONS WITH THE REPERTOIRE REQUIRED BY THE JURISDICTION WERE RECORDED. STEPS 1, 2 AND 3 PHASE 4 REFERRED TO THE POWERS 1, 5 AND 9, RESPECTIVELY. THE RESULTS SHOWED THAT THE PROCEDURES TO WHICH THE TEACHER HAS BEEN EXPOSED IS FORMED IN INSTRUCTIONAL CONDITIONS FOR THE DEVELOPMENT OF EDUCATIONAL REPERTOIRE OF FUNCTIONAL COMPONENTS ANALYSIS, HOWEVER, THEY WERE FOUND IN DIFFERENT STAGES OF THE PROCEDURE. THE R1 WAS MANIFESTED IN PHASE 4/STEP 1 AND REMAINED IN THE THE OTHER STAGES OF THIS PHASE. THE R2 APPEARED PARTIALLY IN STEPS OF PHASES 1 AND 2 AND WAS FULLY SHOWN IN PHASE 3/STEP 2 WHEN THE TEACHER ESTABLISHED CONTROL RELATIONS BETWEEN THE AVAILABLE TEACHING CONDITIONS AND THE ACTIONS OF THE STUDENTS. THE R3 WAS OBSERVED ONLY IN PHASE 4/STAGE 1, 2 AND 3, WHEN WAS THE LINKAGE OF STUDENT RESPONSES TO EDUCATIONAL FACILITIES AVAILABLE IN RELATION TO BEHAVIORAL LEARNING DESCRIPTORS.
Arquivo:
DIS_MEST20150225_SANGALETTI ANDREIA PERETTI.pdf
Tamanho:
1771 Kb (1771533 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/04/2015 ÀS 13:42:27
Atualizado:
07/04/2015 ÀS 13:42:27
Visitas:
402
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 03:22:07
Downloads:
14
Último Download em :
09/02/2024 ÀS 22:49:58
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por