Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DE UMA AVALIAÇÃO MULTIMODAL
Autor:
MENDONÇA, LURIAN DIONIZIO
Email:
luriandmendonca@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Dr. CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL
Data de Defesa:
25/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ALTAS HABILIDADES
AVALIAÇÃO MULTIMODAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SUPERDOTAÇÃO
Resumo Original (PT):
A INTELIGÊNCIA SEMPRE FOI UM MISTÉRIO E UM DESAFIO PARA MUITAS SOCIEDADES, MAIS AINDA, QUANDO AS PESSOAS APRESENTAM INTELIGÊNCIA SUPERIOR À MÉDIA DA POPULAÇÃO. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, AO APOIAR-SE NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COLOCA O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) COMO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, OU SEJA, COM DIREITO A TER UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POR SE TRATAR DE PESSOAS QUE PODEM NECESSITAR DE PROGRAMAS DIFERENCIADOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONTUDO, ANTES DESSES ALUNOS RECEBEREM UM ATENDIMENTO, É IMPRESCINDÍVEL QUE SEJAM IDENTIFICADOS, UMA VEZ QUE ISSO REPRESENTA O PASSO INICIAL PARA O ATENDIMENTO ÀS SUAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, QUAISQUER QUE SEJAM ELAS. DE TAL MODO, NO PRESENTE ESTUDO LEVANTOU-SE A HIPÓTESE DE QUE UMA AVALIAÇÃO MULTIMODAL, INCLUINDO, ALÉM DE AVALIAÇÕES DO DESEMPENHO INTELECTUAL E ACADÊMICO DOS ALUNOS, A HISTÓRIA DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, ACRESCIDA DE UM INSTRUMENTO QUE PRETENDE IDENTIFICAR A ÁREA DE SUPERDOTAÇÃO DO ALUNO, PODERÁ SUBSIDIAR A TOMADA DE DECISÕES PARA O ENCAMINHAMENTO A UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS POTENCIALIDADES DESTA POPULAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS, O PRESENTE ESTUDO FOI DIVIDIDO EM QUATRO ARTIGOS, SENDO QUE O PRIMEIRO BUSCA IDENTIFICAR ALUNOS COM AH/SD ATRAVÉS DE UMA TRIAGEM INICIAL, UTILIZANDO TESTES PARA AVALIAR O DESEMPENHO INTELECTUAL E ACADÊMICO (TESTE DAS MATRIZES PROGRESSIVAS E TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR ? TDE), ALÉM DA INDICAÇÃO DOS PROFESSORES (LISTA DE ITENS PARA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA). O SEGUNDO ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA AVALIAÇÃO CONFIRMATÓRIA COM O WISC-III, DOS ALUNOS IDENTIFICADOS NA TRIAGEM INICIAL. JÁ O TERCEIRO ARTIGO, TEVE COMO FINALIDADE DESCREVER O PERFIL DESSES ALUNOS IDENTIFICADOS NA AVALIAÇÃO CONFIRMATÓRIA, INCLUINDO OS SEGUINTES INSTRUMENTOS, ESCALA PARA AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DOS ALUNOS COM HABILIDADES SUPERIORES ? EDIÇÃO REVISADA ? SRBCSS-R (PROFESSORES RESPONDEM), A CHECKLIST DE CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À SUPERDOTAÇÃO ? CCAS (PAIS RESPONDEM) E AINDA, AS NOTAS ESCOLARES OBTIDAS POR ESSES ALUNOS DURANTE O ANO DE COLETA DE DADOS. E POR FIM, O QUARTO, OBJETIVOU DESCREVER COMO ESSES ALUNOS IDENTIFICADOS SE VEEM E SÃO VISTOS POR SEUS PAIS E PROFESSORES, UTILIZANDO ROTEIROS DE ENTREVISTAS ELABORADOS PARA ESTE TRABALHO. DE MODO GERAL, NOTOU-SE A IMPORTÂNCIA DE MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES, UMA VEZ QUE COM ELAS FOI POSSÍVEL CHEGAR A UMA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM AH/SD MAIS PRECISA E SEGURA. APONTOU AINDA, AS HABILIDADES E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES APRESENTADAS POR ESSES ALUNOS, PROPICIANDO QUE A ESCOLA E OS PAIS POSSAM OFERTAR UM ENSINO QUE SEJA ADEQUADO AS SUAS NECESSIDADES. O ESTUDO POSSIBILITOU, AINDA, A IDENTIFICAÇÃO, NOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS, DOS PONTOS FORTES E FRACOS DE CADA UM, EVITANDO FUTUROS ERROS E CHEGANDO A UMA IDENTIFICAÇÃO MAIS CONCISA. UMA FRAGILIDADE QUE PODE SER APONTADA NESSE ESTUDO É O FATO DE QUE, NÃO FOI UTILIZADO NENHUM INSTRUMENTO QUE AVALIE A CRIATIVIDADE, ENTRETANTO, OS DADOS AQUI APRESENTADOS PODEM FORNECER SUBSÍDIOS INICIAIS PARA OUTRAS INVESTIGAÇÕES.
Título (EN):
IDENTIFICATION OF STUDENTS WITH HIGH ABILITY OR GIFTEDNESS FROM A MULTIMODAL REVIEW
Palavras-Chave (EN):
GIFTEDNESS
HIGH ABILITY
MULTIMODAL REVIEWMULTIMODAL REVIEW
SPECIAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
INTELLIGENCE HAS ALWAYS BEEN A MYSTERY AND A CHALLENGE FOR MANY COMPANIES, EVEN MORE, WHEN PEOPLE HAVE HIGHER INTELLIGENCE TO THE AVERAGE POPULATION. BRAZILIAN LAW, TO RELY ON THE NATIONAL POLICY FOR SPECIAL EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION, PUTS STUDENTS WITH HIGH ABILITY OR GIFTEDNESS (AH/SD) AS TARGET OF SPECIAL EDUCATION, THAT IS, WITH THE RIGHT TO HAVE AN EDUCATIONAL SERVICE SPECIALIZED BECAUSE IT IS PEOPLE WHO MAY REQUIRE DIFFERENT TEACHING AND LEARNING PROGRAMS. HOWEVER, BEFORE THESE STUDENTS RECEIVE A CALL, IT IS ESSENTIAL TO BE IDENTIFIED, AS THIS IS THE FIRST STEP TO MEET THEIR SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS, WHATEVER THEY MAY BE. SO, IN THIS STUDY RAISED THE HYPOTHESIS THAT A MULTIMODAL REVIEW, INCLUDING, IN ADDITION TO ASSESSMENTS OF INTELLECTUAL AND ACADEMIC PERFORMANCE OF STUDENTS, THE CHILD'S DEVELOPMENTAL HISTORY, PLUS AN INSTRUMENT THAT AIMS TO IDENTIFY THE AREA OF GIFTEDNESS OF STUDENT, CAN SUPPORT DECISION-MAKING FOR REFERRAL TO A SPECIALIZED CARE SERVICE, ENABLING THE FULL DEVELOPMENT OF THE POTENTIAL OF THIS POPULATION. IN ORDER TO ACHIEVE THE PROPOSED OBJECTIVES, THIS STUDY WAS DIVIDED INTO FOUR ARTICLES, THE FIRST OF WHICH SEEKS TO IDENTIFY STUDENTS WITH AH/SD THROUGH AN INITIAL SCREENING USING TESTS TO EVALUATE THE INTELLECTUAL AND ACADEMIC PERFORMANCE (TEST OF PROGRESSIVE MATRICES AND SCHOOL PERFORMANCE TEST ? TDE), BEYOND THE SUGGESTION OF TEACHERS (LIST OF ITEMS TO NOTE IN THE CLASSROOM). THE SECOND ARTICLE, AIMS TO CONDUCT A CONFIRMATORY EVALUATION WITH THE WISC-III, THE STUDENTS IDENTIFIED IN THE INITIAL SCREENING. THE THIRD STUDY, AIMED TO DESCRIBE THE PROFILE OF THESE IDENTIFIED STUDENTS IN THE CONFIRMATORY EVALUATION, INCLUDING THE FOLLOWING INSTRUMENTS, SCALES FOR RATING THE BEHAVIORAL CHARACTERISTICS OF SUPERIOR STUDENTS ? REVISED EDITION ? SRBCSS-R (RESPOND TEACHERS), THE FEATURES CHECKLIST OF CHARACTERISTICS ASSOCIATED WITH GIFTEDNESS ? CCAS (PARENTS RESPOND) AND ALSO THE GRADES OBTAINED BY THESE STUDENTS DURING DATA COLLECTION. FINALLY, THE ROOM, AIMED TO DESCRIBE HOW THESE STUDENTS FIND THEMSELVES IDENTIFIED AND ARE SEEN BY THEIR PARENTS AND TEACHERS, USING INTERVIEW SCRIPTS DESIGNED FOR THIS JOB. IN GENERAL, NOTED THE IMPORTANCE OF MULTIPLE ASSESSMENTS, SINCE WITH THEM IT WAS POSSIBLE TO REACH AN IDENTIFICATION OF STUDENTS WITH AH/SD, MORE ACCURATELY AND SAFELY. HE FURTHER POINTED, SKILLS AND MORE FREQUENT DIFFICULTIES PRESENTED BY THESE STUDENTS, PROVIDING THAT THE SCHOOL AND PARENTS TO OFFER AN EDUCATION THAT IS APPROPRIATE TO THEIR NEEDS. THE STUDY ALSO RESULTED IN THE IDENTIFICATION, THE INSTRUMENTS USED, THE STRENGTHS AND WEAKNESSES OF EACH, AVOIDING FUTURE MISTAKES AND REACHING A MORE CONCISE IDENTIFICATION. A WEAKNESS THAT CAN BE POINTED IN THIS STUDY IS THE FACT THAT NO INSTRUMENT WAS NOT USED TO ASSESS THE CREATIVITY, HOWEVER, THE DATA PRESENTED HERE MAY PROVIDE INITIAL INPUT FOR FURTHER INVESTIGATION.
Arquivo:
DIS_MEST20150225_MENDONCA LURIAN DIONIZIO.pdf
Tamanho:
1681 Kb (1681096 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2015 ÀS 11:27:02
Atualizado:
31/03/2015 ÀS 11:27:02
Visitas:
1920
Última Visita em :
16/07/2024 ÀS 21:41:35
Downloads:
377
Último Download em :
13/07/2024 ÀS 20:17:36
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por