Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O FENÔMENO BULLYING EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
SILVA, GILENE FERNANDA
Email:
fermeninasilva@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Banca Examinadora:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Drª. NEME, CARMEN MARIA BUENO
Drª. DASCANIO, DENISE
Data de Defesa:
25/02/2015
Palavras-Chave (PT):
BULLYING ESCOLAR
ENSINO FUNDAMENTAL
VIOLÊNCIA ENTRE PARES
Resumo Original (PT):
O FENÔMENO BULLYING VEM SENDO CADA VEZ MAIS ABORDADO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. A VIOLÊNCIA E O PRECONCEITO CRESCEM DE FORMA ACELERADA EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS. CHUTES, AMEAÇAS, EMPURRÕES, XINGAMENTOS, ROUBO DE PERTENCES, RIDICULARIZAÇÕES, SEJA NA ESCOLA, PELA INTERNET OU EM OUTROS LOCAIS, SÃO ?BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO?, QUE PODEM ACARRETAR SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS AOS ENVOLVIDOS. AS AGRESSÕES ACONTECEM SEMPRE EM DESIGUALDADE DE PODER, ISTO É, SEMPRE O MAIS FORTE CONTRA O MAIS FRACO. ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO CARACTERIZAR O BULLYING EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZOU-SE PARA A COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO, ELABORADO PELA PESQUISADORA. PARTICIPARAM 309 ALUNOS, 142 DO SEXO MASCULINO E 167 DO SEXO FEMININO, DO 6º AO 8º ANO DO E.F., DE DUAS ESCOLAS, UMA ESTADUAL E OUTRA MUNICIPAL, DA CIDADE DE BAURU - SP. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 27% (N=84) DOS PARTICIPANTES ENVOLVERAM-SE EM EPISÓDIOS DE BULLYING. FORAM IDENTIFICADOS 61 ALUNOS NO PAPEL DE VÍTIMA, 8 VÍTIMAS AGRESSORAS E 15 AGRESSORES. O TIPO DE BULLYING MAIS PREVALENTE FOI O VERBAL, SENDO APONTADO POR 92% DAS MENINAS E 84% DOS MENINOS; SEGUIDO DO PSICOLÓGICO, ASSINALADO POR 70% DAS MENINAS E 53% DOS MENINOS. O BULLYING FÍSICO, CONTOU COM 46% DE RELATOS FEMININOS E 44% MASCULINOS, O MATERIAL FOI MENCIONADO POR 27% DAS MENINAS E 16% DOS MENINOS. NO BULLYING TIPO SEXUAL HOUVE MAIOR DIFERENÇA ENTRE OS SEXOS, SOFRIDO POR 38% DAS MENINAS E POR 16% DOS MENINOS. MESMO EM MEIO A ERA DIGITAL, SOMENTE 13% DAS MENINAS E 12% DOS MENINOS, MENCIONARAM SOFRER O BULLYING VIRTUAL. OS MENINOS DESTACARAM-SE ENTRE OS AGRESSORES, SEJA DO TIPO DIRETO OU INDIRETO, DADO QUE DIVERGE DA LITERATURA, POIS DIVERSOS AUTORES AFIRMAM QUE OS MENINOS PRATICAM MAIS O BULLYING FÍSICO (DIRETO). POR SUA VEZ, CORROBORANDO COM PESQUISAS DA ÁREA, NO PRESENTE ESTUDO AS MENINAS FORAM MAIS VÍTIMAS. A SALA DE AULA FOI O LOCAL DE MAIOR OCORRÊNCIA DOS CASOS. DE ACORDO COM AS VÍTIMAS, A APARÊNCIA FÍSICA É O MOTIVO MAIS EVIDENTE QUE PODE DESENCADEAR EPISÓDIOS DE BULLYING.
Título (EN):
THE BULLYING PHENOMENON AT BASIC EDUCATION SCHOOLS
Palavras-Chave (EN):
BASIC EDUCATION
SCHOOL BULLYING
VIOLENCE AMONG PEERS
Resumo Original (EN):
THE BULLYING PHENOMENON IS APPEARING MORE AND MORE AT THE MASS MEDIA. VIOLENCE AND PREJUDICE GROWS RAPIDLY AMONG ALL SOCIAL CLASSES. KICKS, THREATENING, PUSHING, BAD LANGUAGE, BELONGINGS STEALING, RIDICULING, AT SCHOOL OR THE INTERNET, ARE ?BAD JOKES? THAT CAN LEAD TO HARD CONSEQUENCES FOR THOSE INVOLVED. AGRESSIONS HAPPEN ALWAYS FROM THE STRONG TO THE WEAK, FIGURING A POWER DISPARITY. THIS STUDY HAS SEEKS TO CHARACTERIZE BULLYING AT BASIC EDUCATION SCHOOLS. THERE IS A DATABASE FROM A QUESTIONNAIRE DRAWN UP BY THE RESEARCHER HERSELF, WHICH IS BASED UPON SOME RESEARCHERS FROM THIS PARTICULAR AREA. SOME 309 STUDENTS HAVE PARTICIPATED, 142 MALES AND 167 FEMALES, FROM 6TH TO 8TH GRADE OF BASIC EDUCATION FROM TWO SCHOOLS OF THE TOWN OF BAURU, SP - ONE OF THESE SCHOOLS IS CONDUCTED BY THE CITY, THE OTHER IS CONDUCTED BY THE STATE OF SÃO PAULO. RESULTS SHOW THAT 27% (N=84) FROM THOSE STUDENTS HAD ALREADY GOT INVOLVED IN BULLYING EPISODES. THERE WERE IDENTIFIED 61 STUDENTS PLAYING THE ROLE OF VICTIMS, 8 PLAYING THE ROLE OF AGGRESSIVE VICTIMS, AND 15 AGGRESSORS. THE MORE COMMON TYPE OF ABUSE GIRLS AND BOYS HAVE SUFFERED IS VERBAL BULLYING, APPOINTED BY 92% OF GIRLS AND 84% OF BOYS; FOLLOWS THE PSYCHOLOGICAL AGGRESSIONS, APPOINTED BY 70% OF GIRLS AND 53% OF BOYS. PHYSICAL AGGRESSIONS WERE RELATED BY 46% OF GIRLS AND 44% OF BOYS, AND MATERIAL AGGRESSION WERE REPORTED BY 27% OF GIRLS AND 16% OF BOYS. SEXUAL BULLING WAS THE MOST DISPARATE BETWEEN BOTH SEXES, BEING REFERRED BY 38% OF GIRLS AND 16% OF BOYS. EVEN AT A DIGITAL AGE, ONLY 13% OF GIRLS AND 12% OF BOYS REPORTED VIRTUAL BULLYING. ALL KIND OF BULLYING ARE PERFORMED MOSTLY BY BOYS, DIRECTLY OR INDIRECTLY, AN INFORMATION THAT IS DIFFERENT FROM THE ACTUAL LITERATURE - FOR VARIOUS AUTHORS STATE THAT BOYS USUALLY PERFORM PHYSICAL BULLYING MORE FREQUENTLY (DIRECT). BUT THIS RESEARCH GOES ALONG WITH MAIN RESEARCHES IN THE FIELD, ONCE GIRLS WHERE THE MOST AFFLICTED BY AGGRESSIONS. THE CLASSROOM WAS THE MOST COMMON PLACE OF THOSE CONFLICTS. ACCORDINGLY TO THE VICTIMS, PHYSICAL APPEARANCE IS THE MOST EVIDENT MOTIVE OF BEING BULLIED BY SOMEONE.
Arquivo:
DIS_MEST20150325_SILVA GILENE FERNANDA.pdf
Tamanho:
2118 Kb (2118031 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2015 ÀS 11:16:06
Atualizado:
31/03/2015 ÀS 11:16:06
Visitas:
618
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 19:32:03
Downloads:
40
Último Download em :
16/05/2022 ÀS 17:04:57
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por