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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Autor:
DOTA, FERNANDA PIOVESAN
Email:
fer.dota@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. SANTOS, FLÁVIA HELOÍSA
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Drª. SANTOS, FLÁVIA HELOÍSA
Dr. DA SILVA, NILSON ROGÉRIO
Data de Defesa:
23/02/2015
Palavras-Chave (PT):
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
INCLUSÃO
TRABALHO
Resumo Original (PT):
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) É A DEFICIÊNCIA QUE POSSUI MENORES ÍNDICES DE INCLUSÃO PROFISSIONAL. PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO PODERIAM FAVORECER A INSERÇÃO E MANUTENÇÃO DE PESSOAS COM DI NO MERCADO DE TRABALHO, ASSIM COMO A LEI DE COTAS BRASILEIRA QUE TORNOU OBRIGATÓRIA A CONTRATAÇÃO DE 2 A 5% DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS EMPRESAS COM MAIS DE 100 FUNCIONÁRIOS. ESTA PESQUISA OBJETIVOU AVALIAR A EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS JOVENS COM DI, DE AMBOS OS SEXOS, IDADES ENTRE 14 E 18 ANOS, COM DIAGNÓSTICO DE DI LEVE CONTRASTANDO AS PERSPECTIVAS DE INICIANTES, DE CONTRATADOS E DE SEUS EMPREGADORES E COMPARANDO A AVALIAÇÃO PRÉ E SEIS MESES PÓS-CAPACITAÇÃO DOS INICIANTES. PARTICIPARAM 11 USUÁRIOS INICIANTES DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL (PERP) DE UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; 10 USUÁRIOS EXERCENDO HÁ DOIS MESES ALGUMA ATIVIDADE LABORAL (AL); E 10 FUNCIONÁRIOS DAS ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS DO PROGRAMA, QUE EXERCIAM A CHEFIA DIRETA DOS JOVENS CONTRATADOS (ORG). O GRUPO PERP FOI AVALIADO POR ESCALAS DE AUTORRELATO REFERENTES A AUTONOMIA, AUTOESTIMA, SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO, E COMPORTAMENTO ADAPTATIVO; PARA OS GRUPOS AL E ORG, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL E O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO. NA AVALIAÇÃO PRÉ-CAPACITAÇÃO, O GRUPO PERP SE MOSTROU SATISFEITO COM A QUALIDADE DE SUAS VIDAS DE FORMA GERAL, EXCETO COM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTE EM QUE ESTÁ INSERIDO; EXIBIU AUTOESTIMA E AUTOCONCEITOS ELEVADOS E POUCOS SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS. POR OUTRO LADO, APRESENTOU BAIXO ÍNDICE DE AUTONOMIA, E ALTOS ÍNDICES DE NECESSIDADE DE APOIOS. NA AVALIAÇÃO PÓS-CAPACITAÇÃO, A AUTOPERCEPÇÃO DO PERP FOI SIMILAR PARA OS ASPECTOS EMOCIONAIS, MAS HOUVE AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DIMINUIÇÃO DA NECESSIDADE DE APOIOS ADAPTATIVOS. PORTANTO, A CAPACITAÇÃO CONTRIBUIU PARA A MANUTENÇÃO DE UMA AUTOPERCEPÇÃO POSITIVA E PARA UM AUMENTO DA AUTONOMIA. O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA EMPRESA DETECTOU QUE FORAM ENCAMINHADAS 19 PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AO MERCADO DE TRABALHO DURANTE O ESTUDO, DENTRE ESTAS 14 POSSUÍAM DI. DAS PESSOAS COM DI EMPREGADAS APENAS UMA FOI DESLIGADA DA EMPRESA POR APRESENTAR DIFICULDADE EM CUMPRIR AS REGRAS ESTABELECIDAS. O ACOMPANHAMENTO PÓS-INSERÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDO PELA INSTITUIÇÃO AO GRUPO AL REVELOU POUCAS DEMISSÕES NO PERÍODO. SEGUNDO O GRUPO ORG, A MAIOR DIFICULDADE PARA EMPREGABILIDADE DA PESSOA COM DI ESTÁ NA SUA LIMITADA CAPACIDADE DE COMPREENSÃO; POR OUTRO LADO, O GRUPO AL ATRIBUI SUA PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO COMO DECORRENTE DE SEU COMPROMISSO E ESFORÇO PESSOAL. EM CONJUNTO OS RESULTADOS INDICAM QUE PESSOAS COM DI SÃO PROFISSIONALMENTE PRODUTIVAS QUANDO CAPACITADAS E QUE ESTA EXPERIÊNCIA MELHORA SUA AUTONOMIA E RELAÇÕES SOCIAIS.
Título (EN):
INCLUSION OF PEOPLE WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN THE LABOR MARKET: EVALUATION OF A VOCATIONAL CAPACITY PROGRAM
Palavras-Chave (EN):
INCLUSION
INTELLECTUAL DISABILITIES
LABOUR
Resumo Original (EN):
INTELLECTUAL DISABILITY (ID) IS THE DEFICIENCY THAT HAS LOWER RATES OF PROFESSIONAL EMPLOYMENT. TRAINING PROGRAMS COULD FACILITATE THE INSERTION AND MAINTENANCE OF PEOPLE WITH ID IN THE LABOR MARKET, AS WELL AS BRAZILIAN LAW OF QUOTAS THAT MADE MANDATORY TO HIRE 2-5% OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN COMPANIES WITH MORE THAN 100 EMPLOYEES. THIS RESEARCH AIMED TO ASSESS THE EFFECTIVENESS OF A PROFESSIONAL TRAINING PROGRAM FOR YOUNG PEOPLE WITH DI, BOTH GENDERS, AGED BETWEEN 14 TO 18 YEARS WITH DIAGNOSIS OF MILD DI; CONTRASTING PROSPECTS IN THREE GROUPS: BEGINNERS, CONTRACTORS AND THEIR EMPLOYERS; AND COMPARING THE EVALUATION PRE- AND A SIX-MONTH POST-TRAINING FOR BEGINNERS. STUDY PARTICIPANTS WERE 11 BEGINNERS OF THE PROFESSIONAL TRAINING PROGRAM (PTP) OF AN INSTITUTION SPECIALIZED IN THE CARE OF PEOPLE WITH DISABILITIES; 10 PEOPLE ALREADY PRACTICING CERTAIN LABOR ACTIVITY (AL) FOR AT LEAST TWO MONTHS; AND 10 EMPLOYEES OF THE PARTNER ORGANIZATIONS OF THE PROGRAM (ORG) THAT EXERCISED DIRECT LEADERSHIP FOR THE CONTRACTED. THE PTP GROUP WAS ASSESSED BY SELF-REPORT SCALES OF AUTONOMY, SELF-ESTEEM, ANXIETY AND DEPRESSION, AND ADAPTIVE BEHAVIOR; FOR AL AND ORG GROUPS, A QUESTIONNAIRE ABOUT PROFESSIONAL PERFORMANCE AND THE SYSTEM OF THE INSTITUTION INFORMATION WERE USED. IN THE PRE-TRAINING ASSESSMENT, THE PTP PARTICIPANTS DESCRIBED THEMSELVES AS PLEASED WITH THE QUALITY OF THEIR LIVES IN GENERAL, EXCEPT WITH THEIR SOCIAL RELATIONSHIPS AND ENVIRONMENT; THEY EXHIBITED SELF-ESTEEM AND HIGH SELF-CONCEPTS AND FEW DEPRESSIVE AND ANXIETY SYMPTOMS. ON THE OTHER HAND, PRESENTED LOW LEVEL OF AUTONOMY, AND HIGH LEVELS OF NEED FOR SUPPORTS. IN THE POST-TRAINING ASSESSMENT, SELF-PERCEPTION OF THE PTP WAS SIMILAR IN REGARDS TO EMOTIONAL ASPECTS, BUT THERE WAS GREATER SOCIAL PARTICIPATION AND REDUCTION OF THE NEED FOR ADAPTIVE SUPPORT. THEREFORE, THE TRAINING CONTRIBUTED TO KEEP A POSITIVE SELF-PERCEPTION AND INCREASED AUTONOMY OPPORTUNITIES. ACCORDING TO THE COMPANY'S INFORMATION SYSTEM 19 PEOPLE WITH DISABILITIES WERE SENT TO THE LABOR MARKET DURING THE STUDY, AMONG THESE 14 HAD DI. ONLY ONE EMPLOYED PERSON WITH DI WAS FIRED DUE TO DIFFICULTIES IN COMPLYING WITH THE RULES. IT SEEMS THAT PROFESSIONAL POST-INSERTION MONITORING OFFERED BY THE INSTITUTION TO THE AL GROUP PREVAILED LAYOFFS IN THE PERIOD. THE ORG GROUP, STATED THAT THE GREATEST DIFFICULTY FOR THE EMPLOYMENT OF PEOPLE WITH DI IS THEIR LIMITED ABILITY TO UNDERSTAND; ON THE OTHER HAND, THE AL GROUP RELIES THEIR CAPACITY TO STAY IN THE LABOR MARKET AS A RESULT OF THEIR COMMITMENT AND PERSONAL EFFORT. TOGETHER THE RESULTS INDICATE THAT PEOPLE WITH ID ARE PROFESSIONALLY PRODUCTIVE WHEN TRAINED AND THIS EXPERIENCE IMPROVES THEIR AUTONOMY AND SOCIAL RELATIONS.
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Criado:
31/03/2015 ÀS 11:05:01
Atualizado:
31/03/2015 ÀS 11:05:01
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