Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
DOTAÇÃO E TALENTO: COMPARAÇÃO DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
Autor:
LOPES, JÉSSICA FERNANDA
Email:
jessica.lyz@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Banca Examinadora:
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. RONDINI, CARINA ALEXANDRA
Data de Defesa:
20/02/2015
Palavras-Chave (PT):
DOTAÇÃO E TALENTO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO PRESENCIAL
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
DOTAÇÃO E TALENTO CORRESPONDEM A UMA ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE VEM DESPERTANDO INTERESSE CRESCENTE ENTRE ESTUDIOSOS E A UNIVERSIDADE TEM O PAPEL DE PRODUZIR NOVOS CONHECIMENTOS, BEM COMO, DE COLOCÁ-LOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE. COMO RARAMENTE ESTE TEMA É TRABALHADO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, DELINEOU-SE ENQUANTO OBJETIVO DESTA PESQUISA: ELABORAR, APLICAR E AVALIAR UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES, REALIZANDO-O EM DUAS MODALIDADES DE ENSINO (PRESENCIAL E A DISTÂNCIA) E, POSTERIORMENTE, ANALISAR E COMPARAR OS RESULTADOS OBTIDOS NAS DUAS MODALIDADES, BEM COMO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ANTES E DEPOIS DO CURSO. O PROGRAMA TEVE CARGA HORÁRIA DE 52 HORAS COM ATIVIDADES DE CUNHO TEÓRICO-PRÁTICO E FOI APLICADO, EM AMBIENTE VIRTUAL, POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) ELABORADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, E OS ENCONTROS DA TURMA PRESENCIAL ACONTECERAM, SEMANALMENTE, NO CAMPUS DA UNESP/BAURU. DELIMITOU-SE COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO: A) MARCOS: LEGAL, HISTÓRICO E CONCEITUAL SOBRE DOTAÇÃO E TALENTO; B) CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DOTAÇÃO E TALENTO; C) IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; D) ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DOTAÇÃO E TALENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA; E) CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO DO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 33 PROFESSORES (DIVIDIDOS EM DUAS TURMAS) CUJA INSCRIÇÃO FOI REALIZADA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. ANTES DO INÍCIO DO CURSO OS PARTICIPANTES RESPONDERAM A DOIS QUESTIONÁRIOS, UM, VISANDO A CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA, E OUTRO PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DELES SOBRE PESSOAS COM DOTAÇÃO E TALENTO, BEM COMO, SOBRE O CONTEÚDO DO CURSO. AO LONGO DO CURSO AO FINAL DE CADA MÓDULO, OS PROFESSORES RESPONDERAM UMA AVALIAÇÃO COM QUESTÕES FECHADAS SOBRE O CONTEÚDO DO PRÓPRIO MÓDULO. APÓS O TÉRMINO DO CURSO, OS PARTICIPANTES RESPONDERAM NOVAMENTE AO MESMO INSTRUMENTO APLICADO NO INÍCIO DO CURSO SOBRE AS CONCEPÇÕES DELES ACERCA DA POPULAÇÃO COM DOTAÇÃO E TALENTO, BEM COMO, SOBRE O CONTEÚDO DO CURSO (PÓS-TESTE), PARA QUE FOSSE IDENTIFICADO SE HOUVE AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO AO FINAL DO PROGRAMA. ALÉM DISSO, RESPONDERAM A UM INSTRUMENTO SOBRE AVALIAÇÃO GERAL DO PROGRAMA, PARA POSSIBILITAR MELHORIAS NOS PRÓXIMOS CURSOS. COMO PRINCIPAL RESULTADO O ESTUDO DEMONSTROU QUE NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE OS DESEMPENHOS DAS TURMAS PRESENCIAL E EAD QUANDO COMPARADAS. NO ENTANTO, HOUVE SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA QUANDO COMPARADO O DESEMPENHO DE CADA UMA DAS TURMAS, DELAS COM ELAS MESMAS, ANTES E DEPOIS DE PASSAREM PELO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. A PARTIR DESSES DADOS INFERE-SE QUE OS PROFESSORES, INDEPENDENTE DA MODALIDADE QUE PARTICIPARAM, AMPLIARAM O CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO AO FINAL DA FORMAÇÃO, O QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ATUAÇÃO DESSE GRUPO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, NO QUE SE REFERE À IDENTIFICAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DOTAÇÃO E TALENTO.
Título (EN):
GIFTEDNESS AND TALENT: COMPARISON BETWEEN IN-PERSON AND DISTANCE MODALITY OF A CONTINUED EDUCATION PROGRAM FOR TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
CLASSROOM EDUCATION
CONTINUED EDUCATION PROGRAM FOR TEACHERS
DISTANCE EDUCATION
GIFTEDNESS AND TALENT
INCLUSIVE EDUCATION
Resumo Original (EN):
GIFTEDNESS AND TALENT CORRESPOND TO A SPECIFICITY OF THE SPECIAL EDUCATION THAT HAS AROUSED GROWING INTEREST AMONG ACADEMICS, AND THE UNIVERSITY PLAYS THE ROLE OF GENERATING FOREGROUND INFORMATION, AS WELL AS PUTTING IT AT SOCIETY?S SERVICES. AS THIS SUBJECT IS RARELY TREATED IN THE INITIAL AND CONTINUED TEACHER?S EDUCATION, IT?S ESTABLISHED AS OBJECTIVE OF THIS RESEARCH: TO ELABORATE, APPLY AND EVALUATE A CONTINUED EDUCATIONAL PROGRAM FOR TEACHERS, PERFORMING IT IN DUAL MODE (CLASSROOM AND DISTANCE) AND SUBSEQUENTLY ANALYZE AND COMPARE THE RESULTS FOR EACH MODEL, AS WELL AS TO COMPARE THE PERCEPTION OF THE TEACHERS BEFORE AND AFTER THE COURSE. THE PROGRAM CONSISTED OF 52 HOURS WITH PRACTICAL AND THEORETICAL ACTIVITIES, AND HAS BEEN APPLIED IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT BY A DISTANCE EDUCATION PLATFORM ELABORATED BY THE COUNTY DEPARTMENT OF EDUCATION AND THE CLASSROOM GROUP OCCURRED WEEKLY, AT UNESP/BAURU CAMPUS. AS PROGRAMMATIC CONTENT FOR THIS COURSE IT HAD BEEN DEFINED THE FOLLOWING: A) LANDMARKS: LEGAL, HISTORICAL AND CONCEPT ABOUT GIFTEDNESS AND TALENT; B) FEATURES OF GIFTED AND TALENTED STUDENTS; C) IDENTIFICATION AND SPECIALIZED EDUCATIONAL CARE; D) SCHOOLING OF GIFTED AND TALENTED STUDENTS, AND PEDAGOGICAL PRACTICE; E) CREATIVITY AND THE PRODUCTION OF THE INDIVIDUALIZED PLAN TEACHING. THIRTY-THREE TEACHERS (DIVIDED IN TWO GROUPS) PARTICIPATED ON THIS STUDY, AND THE COUNTY DEPARTMENT OF EDUCATION MADE THEIR ENROLLMENT. BEFORE THE COURSE?S START, THE PARTICIPANTS ANSWERED TWO SURVEYS, ONE TO CHARACTERIZE THE SAMPLE, AND ANOTHER TO IDENTIFY THEIR CONCEPTION ABOUT GIFTED AND TALENTED PEOPLE, AS WELL AS ABOUT THEIR CONCEPT ABOUT THE COURSE?S CONTENT. THROUGHOUT THE COURSE AT THE END OF EACH MODULE, THE TEACHERS ANSWERED A REVIEW WITH CLOSED QUESTIONS ON THE CONTENT OF THE MODULE. AFTER THE COURSE, PARTICIPANTS ANSWERED AGAIN THE SAME INSTRUMENT APPLIED EARLY IN THE COURSE ABOUT THEIR CONCEPTIONS OF THE GIFTED AND TALENT POPULATION, AS WELL AS ON THE COURSE CONTENT (POST-TEST), TO IDENTIFY IF THERE WAS EXPANSION OF KNOWLEDGE AT THE END OF THE PROGRAM. IN ADDITION, THEY ANSWERED A GENERAL EVALUATION QUESTIONNAIRE OF THE PROGRAM TO ENABLE IMPROVEMENTS FOR THE UPCOMING COURSES. AS MAIN RESULT, THIS STUDY DEMONSTRATED THAT THERE WAS NO SIGNIFICANT DIFFERENCE BETWEEN THE CLASSROOM GROUP AND THE DISTANCE CLASS GROUP (EAD), WHEN COMPARED. HOWEVER, THERE WAS STATISTICAL SIGNIFICANCE WHEN COMPARING EACH CLASS?S PERFORMANCE WITH ITSELF BEFORE AND AFTER THE CONTINUED EDUCATION PROGRAM. BASED ON THIS DATA, IT IS INFERRED THAT TEACHERS INCREASED THE KNOWLEDGE ON THE SUBJECT AT THE END OF THE PROGRAM, WHICH CAN CONTRIBUTE TO AN IMPROVEMENT ON THE PERFORMANCE OF THIS GROUP OF PUBLIC SCHOOL?S TEACHERS FROM AN INCLUSIVE PERSPECTIVE, WHEN IT COMES TO IDENTIFICATION AND SCHOOLING OF GIFTED AND TALENTED STUDENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20150220_LOPES JESSICA FERNANDA.pdf
Tamanho:
1238 Kb (1238120 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2015 ÀS 10:43:36
Atualizado:
31/03/2015 ÀS 10:43:36
Visitas:
721
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 05:10:30
Downloads:
55
Último Download em :
19/03/2024 ÀS 11:02:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por