Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO-CRÍTICA NA ESCOLA
Autor:
JUNQUEIRA, JULIANA NEVES
Email:
jupneves@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Dr. GIARDINETO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Data de Defesa:
24/10/2015
Palavras-Chave (PT):
CURRÍCULO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
Resumo Original (PT):
PELA CONSTATAÇÃO DE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR ? APESAR DE ESTAR PRESENTE POR MEIO DE INSTRUMENTOS LEGAIS E EM PRÁTICAS VIVENCIADAS EM ESCOLAS DE TODO O PAÍS ? AINDA SE MANIFESTA DE FORMA FRAGILIZADA, À MARGEM DAS ATIVIDADES CURRICULARES CENTRAIS E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE INSPIRAÇÃO MARXISTA, (A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO), REFLETIMOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, O CURRÍCULO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA, NA ARTICULAÇÃO ENTRE TAIS OBJETOS DE ESTUDO, ENTENDER COMO UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE REFERENCIAL HISTÓRICO-CRÍTICO, QUE TEM NOS CONTEÚDOS ESCOLARES NUCLEARES INSTRUMENTOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA, PODE CONTRIBUIR PARA QUALIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE INSERE NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E, DESSA FORMA, CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL CONTEMPORÂNEA
Título (EN):
FOR A HISTORICAL-CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE SCHOOL
Palavras-Chave (EN):
CURRICULUM
HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY
SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION - ALTHOUGH IT WAS PRESENT BY LEGAL INSTRUMENTS AND PRACTICES EXPERIENCED IN SCHOOLS ACROSS THE COUNTRY - STILL MANIFESTS ITSELF IN WEAKENED FORM, AWAY FROM CENTRAL CURRICULAR ACTIVITIES AND TEACHER EDUCATION. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO ANALYZE THE OPPORTUNITIES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION INSERTION IN PRIMARY SCHOOLS IN BRAZIL THROUGH A CRITICAL PERSPECTIVE OF EDUCATION. FROM THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK OF MARXIST INSPIRATION, (THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AND THE HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM), WE REFLECT ON ENVIRONMENTAL EDUCATION, CURRICULUM AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, AND ON THE RELATIONSHIP BETWEEN SUCH OBJECTS OF STUDY, UNDERSTAND AS AN ENVIRONMENTAL EDUCATION HISTORICAL-CRITICAL REFERENCE THAT HAS CONTENT IN SCHOOL CORE INSTRUMENTS FOR THE HUMAN, CAN HELP TO QUALIFY THE ENVIRONMENTAL EDUCATION THAT FORMS PART OF THE BASIC EDUCATION SCHOOLS AND THUS CONTRIBUTE TO THE TRANSFORMATION OF CONTEMPORARY SOCIAL AND ENVIRONMENTAL REALITY.
Arquivo:
TES_DOUT20151024_JUNQUEIRA JULIANA NEVES.pdf
Tamanho:
2279 Kb (2279497 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/01/2015 ÀS 16:03:18
Atualizado:
27/01/2015 ÀS 16:03:18
Visitas:
792
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 04:05:26
Downloads:
82
Último Download em :
28/08/2022 ÀS 16:47:14
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por