TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO-CRÍTICA NA ESCOLA |
Autor: |
JUNQUEIRA, JULIANA NEVES |
Email: |
jupneves@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2014 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. GIARDINETO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER ♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI ♠ Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO ♠ Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
|
Data de Defesa: |
24/10/2015 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CURRÍCULO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
|
Resumo Original (PT): |
|
PELA CONSTATAÇÃO DE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR ? APESAR DE ESTAR PRESENTE POR MEIO DE INSTRUMENTOS LEGAIS E EM PRÁTICAS VIVENCIADAS EM ESCOLAS DE TODO O PAÍS ? AINDA SE MANIFESTA DE FORMA FRAGILIZADA, À MARGEM DAS ATIVIDADES CURRICULARES CENTRAIS E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE INSPIRAÇÃO MARXISTA, (A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO), REFLETIMOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, O CURRÍCULO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA, NA ARTICULAÇÃO ENTRE TAIS OBJETOS DE ESTUDO, ENTENDER COMO UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE REFERENCIAL HISTÓRICO-CRÍTICO, QUE TEM NOS CONTEÚDOS ESCOLARES NUCLEARES INSTRUMENTOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA, PODE CONTRIBUIR PARA QUALIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE SE INSERE NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E, DESSA FORMA, CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL CONTEMPORÂNEA |
|
Título (EN): |
FOR A HISTORICAL-CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE SCHOOL |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CURRICULUM ♠ HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY ♠ SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THE SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION - ALTHOUGH IT WAS PRESENT BY LEGAL INSTRUMENTS AND PRACTICES EXPERIENCED IN SCHOOLS ACROSS THE COUNTRY - STILL MANIFESTS ITSELF IN WEAKENED FORM, AWAY FROM CENTRAL CURRICULAR ACTIVITIES AND TEACHER EDUCATION. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO ANALYZE THE OPPORTUNITIES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION INSERTION IN PRIMARY SCHOOLS IN BRAZIL THROUGH A CRITICAL PERSPECTIVE OF EDUCATION. FROM THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK OF MARXIST INSPIRATION, (THE HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY AND THE HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM), WE REFLECT ON ENVIRONMENTAL EDUCATION, CURRICULUM AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY, AND ON THE RELATIONSHIP BETWEEN SUCH OBJECTS OF STUDY, UNDERSTAND AS AN ENVIRONMENTAL EDUCATION HISTORICAL-CRITICAL REFERENCE THAT HAS CONTENT IN SCHOOL CORE INSTRUMENTS FOR THE HUMAN, CAN HELP TO QUALIFY THE ENVIRONMENTAL EDUCATION THAT FORMS PART OF THE BASIC EDUCATION SCHOOLS AND THUS CONTRIBUTE TO THE TRANSFORMATION OF CONTEMPORARY SOCIAL AND ENVIRONMENTAL REALITY. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20151024_JUNQUEIRA JULIANA NEVES.pdf
|
Tamanho: |
2279 Kb (2279497 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
27/01/2015 ÀS 16:03:18 |
Atualizado: |
27/01/2015 ÀS 16:03:18 |
Visitas: |
812 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 04:08:09 |
Downloads: |
82 |
Último Download em : |
28/08/2022 ÀS 16:47:14 |