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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL DE SENTENÇAS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PRÉ-LINGUAL USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR
Autor:
NEVES, ANDERSON JONAS DAS
Email:
filosofoajn@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Co-Orientador:
Drª. MORET, ADRIANE LIMA MORTARI
Co-Orientador Adicional:
Drª. SILVA, LEANDRA TABANEZ NASCIMENTO.
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. DOMENICONI, CAMILA
Drª. GOLFETO, RAQUEL MELO
Data de Defesa:
27/08/2014
Palavras-Chave (PT):
DEFICIÊNCIA AUDITIVA PRÉ-LINGUAL
IMPLANTE COCLEAR
INTELIGIBILIDADE DA FALA
RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA
SENTENÇAS
Resumo Original (PT):
O IMPLANTE COCLEAR DESTACA-SE COMO UMA DAS POTENCIAIS TECNOLOGIAS APLICADAS NA REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL PRÉ-LINGUAL BILATERAL, POSSIBILITANDO UMA SENSAÇÃO AUDITIVA AO INDIVIDUO E CONDIÇÕES PARA QUE APRENDA REPERTÓRIOS DE OUVINTE E FALANTE. ESTE TRABALHO É UMA CONTINUIDADE DAS PESQUISAS NA INTERFACE DA AUDIOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, QUE TÊM INVESTIGADO AS CONDIÇÕES SOBRE AS QUAIS IMPLANTADOS COCLEARES PRÉLINGUAIS APRENDEM HABILIDADES RECEPTIVAS E EXPRESSIVAS. O CAPÍTULO 1 DESTE TRABALHO APRESENTA UMA REVISÃO DA LITERATURA QUE TRATA DAS RELAÇÕES ENTRE O USO DO IMPLANTE COCLEAR E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DOS ESTUDOS CONTIDOS NAS BASES WEB OF SCIENCE®, SCIELO E LILACS, NOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2003 A 2013) COM OS SEGUINTES UNITERMOS, ?COCHLEAR IMPLANT?, ?AUDITORY RECOGNITION?, ?RECOGNITION?, ?SPEECH?, ?SPEECH PRODUCTION? E ?LANGUAGE?. APÓS UM TRATAMENTO INICIAL DOS RESULTADOS, FORAM SELECIONADOS PARA ANÁLISE 86 ARTIGOS QUE FORAM CLASSIFICADOS DE ACORDO COM OS SEGUINTES CRITÉRIOS: ANO DE PUBLICAÇÃO, PERIÓDICO, ÁREA DE PESQUISA, TIPO DE ESTUDO, REPERTÓRIO INVESTIGADO E TEMÁTICA GERAL DOS ESTUDOS. O CAPÍTULO 2 REALIZOU UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DA AUDIÇÃO E DA PRODUÇÃO ORAL DE IMPLANTADOS COCLEARES EM FUNÇÃO DOS OBJETIVOS DOS TRABALHOS, CARACTERÍSTICAS DOS PARTICIPANTES, PROCEDIMENTOS, ESTRUTURAS DE ENSINO E SENSIBILIDADE DOS PARTICIPANTES AOS PROCEDIMENTOS CONSIDERANDO A AMPLIAÇÃO DE VOCABULÁRIO RECEPTIVO, LEITURA COM COMPREENSÃO E INTELIGIBILIDADE DA FALA. O CAPÍTULO 3 REALIZOU UM EXPERIMENTO QUE VERIFICOU SE O FORTALECIMENTO DA REDE DE RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA ENVOLVENDO SENTENÇAS (POR UM PROCEDIMENTO DISTINTO DO USUALMENTE ADOTADO), OFERECERIA CONDIÇÕES PARA APRIMORAR A INTELIGIBILIDADE DA FALA EM TAREFAS DE NOMEAÇÃO DE FIGURAS DE AÇÕES. PARTICIPARAM OITO CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PRÉ-LINGUAL E IMPLANTE COCLEAR, EM IDADE ESCOLAR E QUE JÁ TINHAM BOA PRODUÇÃO ORAL EM TAREFAS DE LEITURA DE SENTENÇAS. OS MATERIAIS USADOS FORAM CÂMERA DE VÍDEO E UM COMPUTADOR COM CAIXAS DE SOM ACOPLADAS, COM O SOFTWARE PROLER® PARA GERENCIAR AS TAREFAS. AS RELAÇÕES ENTRE SENTENÇAS DITADAS (A), REPRESENTADAS EM FIGURAS (B) E ESCRITAS (C) FORAM ORGANIZADAS RECORRENDO-SE A UMA MATRIZ, NA QUAL O OBJETO ERA ELEMENTO INVARIÁVEL E OS DEMAIS ELEMENTOS RECOMBINAVAM-SE, FORMANDO SENTENÇAS COM ESTRUTURA [SUJEITO]-[VERBO]- [OBJETO]. TODOS OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM 100% NO FORTALECIMENTO DA REDE, ESTENDERAM A FALA INTELIGÍVEL FRENTE À SENTENÇA IMPRESSA PARA AS FIGURAS E FORAM CAPAZES DE NOMEAR, DE FORMA INTELIGÍVEL, SENTENÇAS DERIVADAS DA RECOMBINAÇÃO DOS ELEMENTOS ENSINADOS. O CAPÍTULO 4 DESCREVEU COMO OCORREU A AQUISIÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DA FALA DE SENTENÇAS PARA OS PARTICIPANTES DO ESTUDO 3, POR MEIO DA ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS VOCALIZAÇÕES AO LONGO DO PROCEDIMENTO. CONCLUI-SE QUE AS CONDIÇÕES DE ENSINO PROGRAMADAS PODEM FAVORECER QUE A INTELIGIBILIDADE DA FALA ORA OBSERVADA NAS TAREFAS DE LEITURA SEJA TAMBÉM OBTIDA NA NOMEAÇÃO DE FIGURAS, A PARTIR DA FORMAÇÃO DE CLASSE DE EQUIVALÊNCIA, BEM COMO PROMOVER A PRODUTIVIDADE DE SENTENÇAS SINTATICAMENTE CONSOANTES ÀS CONVENÇÕES DA COMUNIDADE VERBAL.
Título (EN):
COMPREENSION AND ORAL PRODUCTION OF SENTENCES IN CHILDREN WITH PRELINGUAL HEARING DISABILITIES WHO USE PRE-LINGUAL COCHLEAR IMPLANTS
Palavras-Chave (EN):
COCHLEAR IMPLANT
EQUIVALENCE RELATIONS
HEARING DISABILITIES
SENTENCES
SPEECH INTELLIGIBILITY
Resumo Original (EN):
THE COCHLEAR IMPLANT STANDS OUT AS ONE OF THE POTENTIAL TECHNOLOGIES APPLIED IN THE REHABILITATION OF PEOPLE WITH SENSORINEURAL HEARING LOSS PRE-LINGUAL BILATERAL, ENABLING AN AUDITORY SENSATION TO THE INDIVIDUAL AND CONDITIONS TO LEARN REPERTOIRES OF SPEAKER AND LISTENER. THIS WORK IS A CONTINUATION OF RESEARCH AT THE INTERFACE OF AUDIOLOGY AND BEHAVIOR ANALYSIS, WHICH HAVE INVESTIGATED THE CONDITIONS UNDER WHICH PRE-LINGUAL COCHLEAR IMPLANTED LEARN RECEPTIVE AND EXPRESSIVE SKILLS. CHAPTER 1 OF THIS PAPER PRESENTS THE LITERATURE REVIEW WHICH HANDLES THE RELATIONSHIP BETWEEN THE USE OF COCHLEAR IMPLANTS AND LANGUAGE ACQUISITION. FOR THIS, WE CONDUCTED A STUDIES REVIEW CONTAINED ON THE DATABASES WEB OF SCIENCE ® , SCIELO® AND LILACS® , THE LAST 10 YEARS ( 2003-2013 ) WITH THE FOLLOWING KEY WORDS, COCHLEAR IMPLANT, AUDITORY RECOGNITION, RECOGNITION, SPEECH, SPEECH PRODUCTION AND LANGUAGE. AFTER AN INITIAL TREATMENT OF THE RESULTS, WERE SELECTED FOR ANALYSIS 86 PAPPERS, WERE CLASSIFIED ACCORDING TO THE FOLLOWING CRITERIA: PUBLICATION YEAR, JOURNAL, RESEARCH AREA, TYPE OF STUDY, INVESTIGATED REPERTOIRE AND THEMATIC GENERAL STUDIES. CHAPTER 2 CONDUCTED A SYSTEMATIC REVIEW OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF HEARING AND SPEECH PRODUCTION IN COCHLEAR IMPLANTS?S USERS, CONSIDERING WORK OBJECTIVES, CHARACTERISTICS OF PARTICIPANTS, PROCEDURES, TEACHING STRUCTURE, THE PARTICIPANTSS SENSITIVITY TO THE PROCEDURES CONSIDERING THE EXPANSION OF RECEPTIVE VOCABULARY, READING WITH UNDERSTANDING AND SPEECH INTELLIGIBILITY. CHAPTER 3 CONDUCTED AN EXPERIMENT THAT EXAMINED WHETHER THE STRENGTHENING OF THE NETWORK OF EQUIVALENCE RELATIONS INVOLVING SENTENCES (USING OTHER PROCEDURE USUALLY ADOPTED), OFFER CONDITIONS TO IMPROVE SPEECH INTELLIGIBILITY IN TASKS OF PICTURE NAMING ACTIONS. PARTICIPATED IN EIGHT CHILDREN WITH PRE-LINGUAL HEARING LOSS, COCHLEAR IMPLANT?S USERS, SCHOOL AGE, WHO HAD GOOD PRODUCTION SPEECH IN READING TASKS OF SENTENCES. THE MATERIALS USED WERE VIDEO CAMERA AND A COMPUTER WITH SPEAKERS COUPLED WITH PROLER® SOFTWARE TO MANAGE TASKS. RELATIONS BETWEEN SENTENCES DICTATED (A), REPRESENTED IN FIGURES (B) AND WRITTEN (C) WERE ORGANIZED BY RESORTING TO A MATRIX, IN WHICH THE OBJECT WAS INVARIABLE ELEMENT THE OTHER ELEMENTS RECOMBINED, PRODUCES SENTENCES ACCORDING TO THE STRUCTURE [SUBJECT]-[VERB]-[OBJECT]. ALL PARTICIPANTS DEMONSTRATED 100% IN STRENGTHENING THE NETWORK (AB E AE), EXTENDED INTELLIGIBLE SPEECH IN FRONT PRINTED SENTENCES FOR THE FIGURES AND WERE ABLE TO NAME, INTELLIGIBLE FORM, SENTENCES DERIVED FROM THE RECOMBINATION OF ELEMENTS TAUGHT. CHAPTER 4 DESCRIBES HOW THE ACQUISITION OF SPEECH INTELLIGIBILITY OF SENTENCES OF STUDY 3?S PARTICIPANTS, VIA SYSTEMATIC ANALYSIS OF VOCALIZATIONS THROUGHOUT THIS PROCEDURE OCCURRED. WE CONCLUDE THAT THE TEACHING CONDITIONS PROGRAMMED CAN PROMOTE SPEECH INTELLIGIBILITY OBSERVED IN EITHER READING TASKS IS ALSO OBSERVED IN THE NAMING OF FIGURES, FROM THE EQUIVALENCE CLASS, AS PROMOTE PRODUCTIVITY OF SENTENCES SYNTACTICALLY APPROPRIATE TO THE CONVENTIONS OF THE VERBAL COMMUNITY.
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03/12/2014 ÀS 11:30:41
Atualizado:
03/12/2014 ÀS 11:30:41
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