Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PENSAMENTO E AÇÃO DO PROFESSOR: TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor:
CUNHA, FRANCISLENE MORAES DA
Email:
fran@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. FREITAS, DENISE DE
Data de Defesa:
27/03/2006
Palavras-Chave (PT):
PRÁTICA PEDAGÓGICA
PROFESSORES DE CIÊNCIAS
REFERENCIAIS TEÓRICOS
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TÊM SIDO, HÁ ALGUM TEMPO, ALVO DE INTERESSE DE MUITOS PESQUISADORES, POSSIBILITANDO O RECONHECIMENTO DE QUE CONCEPÇÕES SOBRE HOMEM, APRENDIZAGEM E ENSINO ARTICULAM-SE AOS SABERES PROFISSIONAIS ELABORADOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. NO ÂMBITO DAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS TRABALHOS TÊM ENFOCADO OS SABERES NECESSÁRIOS AOS PROFESSORES, RECONHECENDO A DIVERSIDADE DOS MESMOS E SUA RELEVÂNCIA PARA O DESEMPENHO SATISFATÓRIO DO PAPEL DE EDUCADOR. NESTE CONTEXTO, QUESTIONAM-SE QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES QUE PERMEIAM A PRÁTICA DOCENTE DESTES PROFESSORES. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É IDENTIFICAR CONCEPÇÕES E AÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE OFICIAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DA GRANDE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E ANÁLISE DE PLANO DE AULA DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS. A ANÁLISE DOS DADOS INDICA A PRESENÇA DE TENDÊNCIAS DIFERENCIADAS, MAS PRÓXIMAS, ENTRE AS PROFESSORAS.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
PEDAGOGICAL PRACTICAL
SCIENCE TEACHERS
TEACHERS´KNOWLEDGE
THEORICAL REFERENCIAL
Resumo Original (EN):
THE THEORETICAL CONCEPTIONS THAT BASE TEACHERS? PEDAGOGICAL PRACTICAL HAVE BEEN, HAVE SOME TIME, TARGET OF INTEREST OF MANY RESEARCHERS, MAKING POSSIBLE THE RECOGNITION OF THAT CONCEPTIONS ON MAN, LEARNING AND EDUCATION ARTICULATE IT PROFESSIONALS KNOWING ELABORATED DURING THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT. IN THE SCOPE OF THE RESEARCH IN EDUCATION OF SCIENCE, MANY WORKS HAVE FOCUSED THE NECESSARY KNOWLEDGE TO THE TEACHERS, RECOGNIZING THEIR DIVERSITY AND RELEVANCE FOR THE SATISFACTORY PERFORMANCE OF THE EDUCATOR PAPER. IN THIS CONTEXT, THE THEORETICAL REFERENCES THAT GO THROUGH THE LEARNING PRACTICAL OF THESE TEACHERS ARE QUESTIONED. THE OBJECTIVE OF THE PRESENT WORK IS TO IDENTIFY THEORETICAL REFERENCES ABOUT SCIENCE TEACHERS? EDUCATION AND LEARNING PROCESSES IN SCIENCE, FROM THE OFFICIAL NETWORK OF EDUCATION OF A CITY OF THE GREAT SÃO PAULO AND TO VERIFY RELATIONS BETWEEN REFERENCES AND THE PEDAGOGICAL PRACTICAL OF THE TEACHERS. THE DATA HAD BEEN COLLECTED USING INTERVIEWS, COMMENTS OF LESSONS AND ANALYSIS IMMEDIATE OF LESSON OF TEACHERS OF SCIENCE. THE ANALYSIS OF THE DATA INDICATES THE PRESENCE OF DIFFERENT REFERENCES ABOUT EDUCATION AND LEARNING BETWEEN THE TEACHERS.
Arquivo:
DIS_MEST20060327_CUNHA FRANCISLENE MORAES DA.pdf
Tamanho:
740 Kb (740205 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2007 ÀS 09:58:27
Atualizado:
16/02/2007 ÀS 09:58:27
Visitas:
1609
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 17:58:31
Downloads:
210
Último Download em :
28/08/2020 ÀS 11:40:07
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por