DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
PENSAMENTO E AÇÃO DO PROFESSOR: TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Autor: |
CUNHA, FRANCISLENE MORAES DA |
Email: |
fran@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2006 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Drª. FREITAS, DENISE DE
|
Data de Defesa: |
27/03/2006 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ PRÁTICA PEDAGÓGICA ♠ PROFESSORES DE CIÊNCIAS ♠ REFERENCIAIS TEÓRICOS ♠ SABERES DOCENTES
|
Resumo Original (PT): |
|
AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES TÊM SIDO, HÁ
ALGUM TEMPO, ALVO DE INTERESSE DE MUITOS PESQUISADORES, POSSIBILITANDO O RECONHECIMENTO DE
QUE CONCEPÇÕES SOBRE HOMEM, APRENDIZAGEM E ENSINO ARTICULAM-SE AOS SABERES PROFISSIONAIS
ELABORADOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. NO ÂMBITO DAS PESQUISAS EM ENSINO DE
CIÊNCIAS, MUITOS TRABALHOS TÊM ENFOCADO OS SABERES NECESSÁRIOS AOS PROFESSORES,
RECONHECENDO A DIVERSIDADE DOS MESMOS E SUA RELEVÂNCIA PARA O DESEMPENHO SATISFATÓRIO DO
PAPEL DE EDUCADOR. NESTE CONTEXTO, QUESTIONAM-SE QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES QUE PERMEIAM A
PRÁTICA DOCENTE DESTES PROFESSORES. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É IDENTIFICAR CONCEPÇÕES E
AÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA
REDE OFICIAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DA GRANDE SÃO PAULO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR
MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E ANÁLISE DE PLANO DE AULA DE PROFESSORAS DE
CIÊNCIAS. A ANÁLISE DOS DADOS INDICA A PRESENÇA DE TENDÊNCIAS DIFERENCIADAS, MAS PRÓXIMAS,
ENTRE AS PROFESSORAS. |
|
Título (EN): |
ENGLISH |
Palavras-Chave (EN): |
♠ PEDAGOGICAL PRACTICAL ♠ SCIENCE TEACHERS ♠ TEACHERS´KNOWLEDGE ♠ THEORICAL REFERENCIAL
|
Resumo Original (EN): |
|
THE THEORETICAL CONCEPTIONS THAT BASE TEACHERS? PEDAGOGICAL PRACTICAL HAVE BEEN, HAVE SOME
TIME, TARGET OF INTEREST OF MANY RESEARCHERS, MAKING POSSIBLE THE RECOGNITION OF THAT
CONCEPTIONS ON MAN, LEARNING AND EDUCATION ARTICULATE IT PROFESSIONALS KNOWING ELABORATED
DURING THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT. IN THE SCOPE OF THE RESEARCH IN EDUCATION OF SCIENCE,
MANY WORKS HAVE FOCUSED THE NECESSARY KNOWLEDGE TO THE TEACHERS, RECOGNIZING THEIR DIVERSITY
AND RELEVANCE FOR THE SATISFACTORY PERFORMANCE OF THE EDUCATOR PAPER. IN THIS CONTEXT, THE
THEORETICAL REFERENCES THAT GO THROUGH THE LEARNING PRACTICAL OF THESE TEACHERS ARE QUESTIONED.
THE OBJECTIVE OF THE PRESENT WORK IS TO IDENTIFY THEORETICAL REFERENCES ABOUT SCIENCE TEACHERS?
EDUCATION AND LEARNING PROCESSES IN SCIENCE, FROM THE OFFICIAL NETWORK OF EDUCATION OF A CITY
OF THE GREAT SÃO PAULO AND TO VERIFY RELATIONS BETWEEN REFERENCES AND THE PEDAGOGICAL
PRACTICAL OF THE TEACHERS. THE DATA HAD BEEN COLLECTED USING INTERVIEWS, COMMENTS OF LESSONS
AND ANALYSIS IMMEDIATE OF LESSON OF TEACHERS OF SCIENCE. THE ANALYSIS OF THE DATA INDICATES THE
PRESENCE OF DIFFERENT REFERENCES ABOUT EDUCATION AND LEARNING BETWEEN THE TEACHERS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20060327_CUNHA FRANCISLENE MORAES DA.pdf
|
Tamanho: |
740 Kb (740205 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
16/02/2007 ÀS 09:58:27 |
Atualizado: |
16/02/2007 ÀS 09:58:27 |
Visitas: |
1624 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 17:31:54 |
Downloads: |
210 |
Último Download em : |
28/08/2020 ÀS 11:40:07 |