Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CARACTERISTICAS DA BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor:
BALLERINI, JÚLIA KATZAROFF
Email:
ju_kb@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. FERNANDEZ, CARMEN
Data de Defesa:
03/07/2014
Palavras-Chave (PT):
BASE DE CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES
BIOLOGIA CELULAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
AO CONSIDERAR AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, APRESENTAMOS UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS MODELOS DOS CONHECIMENTOS BASE DOS PROFESSORES, COM FOCO PRINCIPAL NO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR COM REFERÊNCIA AOS SABERES INERENTES À PROFISSÃO, TRANSFORMADORA DA SOCIEDADE E COMPREENDER DE QUE FORMA SE REFLETEM NA PRÁTICA DOCENTE. PARA EMBASAR ESTA ANÁLISE, FOI OFERECIDO UM CURSO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, ATUANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, O QUAL ABORDOU O USO DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA, A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DOS CONTEÚDOS. NESTE CURSO FORAM ELABORADOS PLANOS DE AULA PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES, A SEREM APLICADOS EM SUAS SALAS DE AULA, DANDO ORIGEM A RELATÓRIOS ELABORADOS PELOS DOCENTES, QUE JUNTAMENTE À OBSERVAÇÃO DESTA APLICAÇÃO, GERARAM OS RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO. ESTE DOCUMENTO, JUNTAMENTE AOS CORES INICIAIS E FINAIS DE CADA PROFESSOR, COMPUSERAM OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA ESTA PESQUISA. AS INVESTIGAÇÕES DOS DADOS, REALIZADAS ATRAVÉS DE ANÁLISE DO CONTEÚDO, NOS LEVAM ÀS SEGUINTES CONCLUSÕES: APESAR DOS PROFESSORES DEMONSTRAREM CONHECIMENTOS RELATIVOS A QUASE TODAS AS CATEGORIAS DE CONHECIMENTOS UTILIZADAS NESTA ANÁLISE, TAIS CONHECIMENTOS APRESENTAM-SE DE FORMA SIMPLES, REVELANDO UM CONHECIMENTO PARCIAL ACERCA DOS SABERES FUNDAMENTAIS AOS PROFESSORES PARA EXERCER SUA PROFISSÃO. APESAR DE DEMONSTRAREM CONHECIMENTO ACERCA DE DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO, ESTAS NÃO ESTÃO PRESENTES EM SUA PRÁTICA. DURANTE O CURSO, OS PROFESSORES SE MOSTRARAM ABERTOS PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS E DEMONSTRARAM INTERESSE PELAS METODOLOGIAS APRESENTADAS, PORÉM, NÃO FIZERAM USO DAS MESMAS COM A PROFUNDIDADE DESEJADA, DEMONSTRANDO DIFICULDADE EM ROMPER COM A TRADIÇÃO E INTERIORIZAR NOVAS PROPOSTAS. PARA QUE SE CONSIGA PROMOVER UMA MUDANÇA REAL NO MODO DE ENSINAR E APRENDER É NECESSÁRIO QUE OS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PASSEM A PROMOVER A CAPACITAÇÃO E A UTILIZAR UM CURRÍCULO BASEADO NOS CONHECIMENTOS DAQUELE PROFESSOR QUE DESEJA FORMAR, ROMPENDO COM A ESTRUTURA DISCIPLINAR ATUALMENTE APRESENTADA; ENQUANTO QUE NAS ESCOLAS, É PRECISO QUE OS PROFESSORES SE PERCEBAM E SEJAM PERCEBIDOS COMO PARTE INTEGRANTE E IMPORTANTE DA SOCIEDADE PARA MUDÁ-LA, TORNANDO-A CRÍTICA E REFLEXIVA.
Título (EN):
TEACHERSS KNOWLEDGE BASE ON CELL BIOLOGY FROM A CONTINUED FORMATION COURSE CHARACTERISTICS.
Palavras-Chave (EN):
CELL BIOLOGY
TEACHER FORMATION
TEACHER?S KNOWLEDGE BASE
Resumo Original (EN):
UPON CONSIDERING THE DIFFICULTIES OF SCIENCES? LEARNING AND TEACHING PROCESS, WE PRESENT A DISCUSSION REGARDING THE TEACHERS? BASE KNOWLEDGE, MAINLY FOCUSING ON PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE. THIS STUDY AIMED TO ANALYZE THE KNOWLEDGE OF THE TEACHER WITH REFERENCE TO THE KNOWLEDGE INHERENT TO THE PROFESSION, CAPABLE OF TRANSFORMING SOCIETY, AND UNDERSTANDING IN WHAT WAY IT REFLECTS TO THE TEACHING PRACTICE. TO SUPPORT THIS ANALYSIS, A COURSE WAS OFFERED TO PUBLIC SCHOOL TEACHERS, ACTING ON THE BIOLOGY FIELD, ADDRESSING THE USE OF INVESTIGATE METHODOLOGY, HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE, AND THE APPLICATION OF ALTERNATIVE ACTIVITIES USING LOW COST MATERIALS WHILE TEACHING. ON THIS COURSE, LESSON PLANS WERE ELABORATED BY THE TEACHERS, DESTINED TO BE USED IN THEIR CLASSES, ORIGINATING REPORTS CREATED BY THE INSTRUCTORS, THAT ALONG WITH THE OBSERVATION OF THIS APPLICATION, GENERATED THE OBSERVATION REPORTS. THIS DOCUMENT, ALONG WITH EACH TEACHER?S INITIAL AND FINAL CORES, COMPOSED THE DATA COLLECTION INSTRUMENTS FOR THIS RESEARCH. THE DATA INVESTIGATION, PERFORMED BY CONTENT ANALYSIS, LED US TO THE FOLLOWING CONCLUSIONS: ALTHOUGH ALL TEACHERS DEMONSTRATED POSSESSING KNOWLEDGE RELATIVE TO ALL KNOWLEDGE CATEGORIES USED ON THIS ANALYSIS, SUCH KNOWLEDGE PRESENT ITSELF IN A SIMPLE WAY, REVEALING A PARTIAL KNOWLEDGE REGARDING THE FUNDAMENTAL KNOWLEDGE FOR TEACHERS TO PRACTICE THEIR PROFESSION. DESPITE SHOWING SKILLS FOR THE MANY TEACHING STRATEGIES, THOSE WERE NOT PRESENT PRACTICALLY. DURING THE COURSE TEACHERS SHOWED THEMSELVES OPEN TO NEW EXPERIENCES AND SHOWED INTEREST IN THE PRESENTED METHODOLOGIES, HOWEVER, THEY DID NOT USED THEM WITH THE DESIRED DEPTH, SHOWING DIFFICULTY IN BREAKING WITH TRADITION AND INTERNALIZE NEW PROPOSALS. TO PROMOTE A REAL CHANGE IN TEACHING AND LEARNING, IT IS NECESSARY THAT THE INITIAL FORMATION COURSE FOR TEACHERS BEGIN TO PROMOTE TRAINING, AND TO USE A CURRICULUM BASED ON THE KNOWLEDGE OF THE TEACHER IT WANTS TO FORM, BREAKING WITH THE CURRENTLY PRESENTED DISCIPLINARY STRUCTURE; MEANWHILE, IN SCHOOLS, IT IS NECESSARY THAT TEACHERS ACKNOWLEDGE THEMSELVES, AND BE RECOGNIZED, AS AN INTEGRAL AND IMPORTANT PART OF SOCIETY, IN ORDER TO CHANGE IT, MAKING IT CRITIC AND REFLEXIVE.
Arquivo:
DIS_MEST20140703_BALLERINI JULIA KATZAROFF.pdf
Tamanho:
3391 Kb (3391421 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/11/2014 ÀS 14:45:44
Atualizado:
20/11/2014 ÀS 14:45:44
Visitas:
959
Última Visita em :
28/04/2024 ÀS 15:46:40
Downloads:
59
Último Download em :
27/07/2020 ÀS 11:25:33
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por