Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES: APONTAMENTOS REFERENTES A UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
Autor:
OLIVEIRA, THAIS BENETTI
Email:
thaisbbbp@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2012
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Drª. BATISTA, IRINÉIA DE LOURDES
Drª. AUGUSTO, THAIS GIMENEZ DA SILVA
Data de Defesa:
13/02/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
ENSINO MÉDIO
INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo Original (PT):
A PRESENTE DISSERTAÇÃO É RESULTADO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO MAIOR CUJO TÍTULO É ?AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA CULTURA DE CANA- DE AÇÚCAR SEUS SUBPRODUTOS NA REGIÃO DE JAÚ COM A FINALIDADE DE SUBSIDIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FORMA INTER DE MULTIDISCIPLINAR?, FINANCIADO PELA FAPESP (PROCESSO 2005/ 54742-1) O QUAL OBJETIVOU AVALIAR AS CONSEQÜÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE CUNHO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADO NO ENSINO MÉDIO. O TERMO INTERDISCIPLINARIDADE TEM SIDO USADO COMUMENTE PARA DESIGNAR AÇÕES DIDÁTICAS QUE BUSCAM ULTRAPASSAR O ENSINO ?TRADICIONAL?, EM QUE OS CONTEÚDOS SÃO ABARCADOS DE FORMA ESTANQUE E DESCONTEXTUALIZADOS DA REALIDADE DOS ALUNOS. NO ENTANTO, EMBORA AS PESQUISAS APONTEM PARA A NECESSIDADE DE PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES, NÃO HÁ DEVIDA ARTICULAÇÃO ENTRE A INTERDISCIPLINARIDADE CIENTÍFICA E AQUELA POSSÍVEL DE SER PRATICADA NO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR, SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROJETO, COMO OS MESMOS AVALIARAM SEUS ALUNOS POR MEIO DE UMA TABELA CONTENDO DOIS DOMÍNIOS EPISTÊMICOS (DE LINGUAGEM E SEUS VALORES E DAS HABILIDADES COGNITIVAS), IDENTIFICANDO QUAIS AS HABILIDADES SELECIONADAS NAS TABELAS ERAM IDENTIFICADAS EM CADA ALUNO APÓS AS ATIVIDADES PROPOSTAS; QUAIS AS FERRAMENTAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA PARA ELABORAR AS ATIVIDADES DE MODO A FAZÊ-LAS CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES E AINDA COMO ESSES PROFESSORES AVALIAM O PROJETO COMO UM TODO. CONSTATAMOS QUE PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR DISCIPLINAS DIFERENTES, AVALIAM O MESMO ALUNO ? EM TERMOS DE AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS SELECIONADAS- DE FORMA BEM DIFERENTE. ESSA DISCREPÂNCIA É EXPLICADA PELOS MESMOS, DEVIDO À EPISTEMOLOGIA CARACTERÍSTICA DE CADA DISCIPLINA OU AINDA DEVIDO À FORMA QUE CADA PROFESSOR PLANEJA SUA AULA. ALÉM DISSO, OS PROFESSORES RECONHECEM A REPERCUSSÃO POSITIVA DO PROJETO COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO COLETIVO- MENCIONANDO O USO DAS TABELAS COMO INSTRUMENTO COLETIVO DE AVALIAÇÃO- E AINDA COMO A POSIÇÃO DE PESQUISADOR DE SUA PRÓPRIA PRÁTICA. OS PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA INTEGRANTES DO PROJETO- OS QUAIS TIVERAM O MATERIAL ELABORADO ANALISADO- UTILIZARAM O LABORATÓRIO COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA CONTEXTUALIZAÇÃO REQUERIDA.
Título (EN):
EVALUATION OF THE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL STUDENTS FROM THE PERSPECTIVE OF TEACHERS: NOTES REGARDING OF INTERDISCIPLINARY TEACHING AND LEARNING PROPOSAL
Palavras-Chave (EN):
INTERDISCIPLINARITY
SECONDARY EDUCATION
TEACHING NATURAL SCIENCE
Resumo Original (EN):
THIS DISSERTATION IS THE RESULT OF THE DEVELOPMENT OF A LARGER PROJECT ENTITLED "IMPACT ASSESSMENT OF THE CULTURE OF SUGAR CANE AND THEIR SUB-PRODUCTS IN JAU AND REGION WITH PURPOSE ASSIST THE TEACHING AND LEARNING SHAPE INTER AND MULTIDICIPLINARY", FUNDED BY FAPESP (PROCESS 2005/ 54742-1) WITH THE OBJECTIVE OF EVALUATING THE CONSEQUENCES OF IMPLEMENTING A INTERDISCIPLINARY AND CONTEXTUALIZED PROJECT IN HIGH SCHOOL. THE TERM INTERDISCIPLINARY HAS BEEN COMMONLY USED TO DESIGNATE ACTIONS THAT SEEK TOOVERCOME ?TRADITONAL? DIDACTIC TEACHING, IN WHICH THE CONTENTS ARE UNDERSTOOD TO BE IMPERMEABLE AND DECONTEXTUALIZED FROM THE REALITY OF STUDENTS. HOWEVER, ALTHOUGH STUDIES POINT TO THE NEED FOR INTERDISCIPLINARY PROPOSALS, THERE IS NO PROPER COORDINATION BETWEEN INTERDISCIPLINARY SCIENTIFIC AND THAT CAN BE PRACTICED IN THE SCHOOL ENVIRONMENT. THUS, THIS STUDY SOUGHT TO EXAMINE THE PERSPECTIVE OF TEACHERS PARTICIPATING IN THIS PROJECT, HOW THEY ASSESSED THEIR STUDENTS THROUGH A TABLE CONTAINING TWO EPISTEMIC DOMAINS (LANGUAGE AND VALUES, AND COGNITIVE SKILLS) IDENTIFYING WHAT SKILLS SELECTED TABLES WERE IDENTIFIED IN EACH STUDENT AFTER THE ACTIVITIES, WHAT ARE THE TOOLS USED BY TEACHERS OF PHYSICS AND BIOLOGY TO DEVELOP ACTIVITIES IN ORDER TO MAKE THEM CONTEXTUALIZED AND INTERDISCIPLINARY AND AS SUCH TEACHERS ASSESS THE PROJECT AS A WHOLE. WE FOUND THAT TEACHERS RESPONSIBLE FOR DIFFERENT DISCIPLINES, EVALUATE THE SAME STUDENT - IN TERMS OF ACQUISITION OF COGNITIVE SKILLS-SELECTED QUITE DIFFERENTLY. THIS DISCREPANCY IS EXPLAINED BY THE SAME DUE TO THE EPISTEMOLOGY CHARACTERISTIC OF EACH DISCIPLINE OR BECAUSE THE WAY THAT EACH TEACHER PLANS HIS CLASS. IN ADDITION, TEACHERS RECOGNIZE THE POSITIVE IMPACT OF THE PROJECT AS A POSSIBILITY OF COLLECTIVE WORK, MENTIONING THE USE OF TABLES AS A COLLECTIVE INSTRUMENT OF EVALUATION, AND THE POSITION OF TEACHER LIKE RESEARCH OF HIS OWN PRACTICE. TEACHERS OF PHYSICS AND BIOLOGY INVOLVED IN THE PROJECT, USING THE LABORATORY AS A TOOL FOR INTERDISCIPLINARY AND CONTEXTUALIZED, THAT REQUIRED IN PROJECT.
Arquivo:
DIS_MEST20120213_OLIVEIRA THAIS BENETTI.pdf
Tamanho:
1374 Kb (1374889 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/11/2014 ÀS 15:21:38
Atualizado:
13/11/2014 ÀS 15:21:38
Visitas:
527
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 13:30:16
Downloads:
27
Último Download em :
05/06/2021 ÀS 16:44:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por