Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DE BLOGS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ACESSIBILIDADE E BARREIRAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Autor:
COSTA DA SILVA, AMANDA CAROLINY
Email:
caroliny.amanda@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. MAIA, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI
Dr. JUNIOR, MANOEL OSMAR SEABRA
Data de Defesa:
25/04/2014
Palavras-Chave (PT):
ACESSIBILIDADE
BARREIRAS
DEFICIÊNCIA
INCLUSÃO SOCIAL
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo Original (PT):
A LUTA PELA INCLUSÃO ENVOLVE A BUSCA POR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, QUE PERMITA O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA POR TODAS AS PESSOAS. APESAR DAS CONQUISTAS, PRECONCEITOS SEGUEM PERMEANDO A REALIDADE HUMANA. AO CONSIDERAR A JUSTAPOSIÇÃO ENTRE INCLUSÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL, DECORRENTES DO CARÁTER QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ASSUMEM NA CONTEMPORANEIDADE, E SENDO ESSE UM CAMPO DE PESQUISA AINDA POUCO EXPLORADO, LEVANTOU-SE A NECESSIDADE DE INVESTIGAR TAL RELAÇÃO SOB A ÓTICA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. POR MEIO DE UM ESTUDO DOCUMENTAL QUALITATIVO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, OBJETIVOU-SE DESCREVER E ANALISAR A FORMA PELA QUAL AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RELATAM EM SEUS BLOGS AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E BARREIRAS À INCLUSÃO SOCIAL EM SEUS COTIDIANOS. FORAM SELECIONADOS TRÊS BLOGS EM UM SITE DE BUSCAS, CUJOS AUTORES ERAM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL E AUDITIVA. AO SUBMETER OS RELATOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO, DEFINIRAM-SE DUAS CATEGORIAS DISTINTAS: (1) ACESSIBILIDADE NO COTIDIANO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (2) BARREIRAS NO COTIDIANO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, AMBAS SUBDIVIDIDAS ENTRE CONDIÇÕES FÍSICAS, ATITUDINAIS E SENSORIAIS. A PARTIR DO RELATO DE ATIVIDADES ROTINEIRAS COMO TRABALHAR, PASSEAR, ESTUDAR, ASSISTIR TV, PRATICAR ESPORTE, ENTRE OUTRAS, OS BLOGUEIROS CONTRIBUÍRAM COM EVIDÊNCIAS DE DESAFIOS E CONQUISTAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO PERCEBIDOS EM SEU DIA A DIA. ENTRE ELAS DESTACARAM-SE DICAS E ESTRATÉGIAS PESSOAIS VOLTADAS PARA SUA MAIOR FUNCIONALIDADE, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E AS DIFICULDADES DE ACESSO A ESSES RECURSOS, AMBIENTES E ADAPTAÇÕES CONCEBIDOS OU NÃO SOB A ÓTICA DO DESIGN UNIVERSAL E POR FIM CRENÇAS E ATITUDES EM RELAÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA QUE EMPODERAM OU QUE DIFICULTAM A AUTONOMIA E POTENCIALIDADE DE QUALQUER INDIVÍDUO, ESPECIALMENTE NA CONDIÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA. OS BLOGUEIROS DENOTARAM ESTAR CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE SEU BLOG COMO MEIO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL POR OFERECER VISIBILIDADE À SUA CONDIÇÃO HUMANA E PERMITIR A APROXIMAÇÃO, AINDA QUE VIRTUAL, DE PESSOAS QUE OCUPAM, CONVIVEM OU BUSCAM COMPREENDER ESSE ESPAÇO SOCIAL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, PONDERA-SE QUE OCORRERAM AVANÇOS EM RELAÇÃO À ACESSIBILIDADE, PORÉM AS BARREIRAS PRESENTES NO DIA A DIA, PRINCIPALMENTE AS ATITUDINAIS, TENDEM A APROXIMAR OU DISTANCIAR A SOCIEDADE DA INCLUSÃO EFETIVA. PORTANTO, AO COMPREENDER QUE A BUSCA POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA É UM DEVER DE TODOS E CONSTATAR A NECESSIDADE DE MAIORES TRANSFORMAÇÕES, SUGERE-SE A AMPLIAÇÃO DOS ESTUDOS ACADÊMICOS, VALORIZANDO OS BLOGS COMO INSTRUMENTOS DE VISIBILIDADE DAS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE VIDA DESSAS PESSOAS.
Título (EN):
ANALYSIS OF BLOGS WRITTEN BY PERSONS WITH DISABILITIES : ACCESSILIBITY AND BARRIERS ON INCLUSION PROCESS
Palavras-Chave (EN):
ACCESSIBILITY
BARRIERS
DISABILITY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
SOCIAL INCLUSION
Resumo Original (EN):
THE EFFORTS FOR INCLUSION INVOLVE THE SEARCH FOR A DEMOCRATIC SOCIETY, WHICH ALLOWS THE FULL EXERCISE OF THE CITIZENSHIP BY ALL PEOPLE. REGARDLESS THE ACHIEVEMENTS, PREJUDICES CONTINUE TO PERMEATE THE HUMAN REALITY. BY CONSIDERING THE OVERLAP BETWEEN SOCIAL INCLUSION AND DIGITAL INCLUSION, ARISING FROM THE CHARACTER THAT THE INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES ASSUME NOWADAYS, AND BEING THIS A RESEARCH FIELD STILL UNDEREXPLORED, IT WAS RECOGNIZED THE NEED TO LOOK INTO SUCH RELATIONSHIP THROUGH THE PERSPECTIVE OF PERSONS WITH DISABILITIES. THROUGH A DESCRIPTIVE-EXPLORATORY QUALITATIVE DOCUMENTAL ESSAY, THE OBJECTIVE WAS TO DESCRIBE AND ANALYZE THE FORM WHEREBY PERSONS WITH DISABILITIES REPORT ON THEIR BLOGS THE ACCESSIBILITY AND BARRIERS TO THE SOCIAL INCLUSION IN THEIR ROUTINES. THERE WERE SELECT IN PICKED UP THREE BLOGS IN A SEARCH SITE, WHOSE AUTHORS WERE PEOPLE WITH PHYSICAL DISABILITIES, VISUAL IMPAIRMENT AND HEARING IMPAIRMENT. WHEN THE REPORTS WERE SUBMITTED TO CONTENT ANALYZING, TWO DIFFERENT CATEGORIES WERE DEFINED: (1) ACCESSIBILITY IN EVERYDAY LIFE OF PERSONS WITH DISABILITIES (2) BARRIERS IN THE ROUTINE OF THE PERSON WITH DISABILITIES, BOTH SUBDIVIDED IN PHYSICAL, ATTITUDINAL AND SENSORIAL CONDITIONS. WHEN REPORTING COMMON SITUATIONS SUCH AS WORKING, HANGING OUT, WATCHING TV, SPORTS PRACTICING, AMONG OTHERS, THE BLOGGERS HAVE CONTRIBUTED WITH EVIDENCES OF CHALLENGES AND ACHIEVEMENTS IN THE PROCESS OF INCLUSION THAT WERE NOTICED IN THEIR EVERYDAY LIFE. HIGHLIGHTS TO HINTS AND PERSONAL STRATEGIES RELATED TO THEIR MAJOR FUNCTIONALITY, ASSISTIVE TECHNOLOGIES AND PROBLEMS IN ACCESSING THESE MEANS, ENVIRONMENTS AND ADAPTATIONS CONCEIVED OR NOT UNDER THE PERSPECTIVE OF THE UNIVERSAL DESIGN AND, LASTLY, BELIEFS AND ATTITUDES REGARDING THE PERSON WITH DISABILITIES THAT EMPOWER OR HAMPER THE INDEPENDENCE AND POTENTIALITY OF ANY INDIVIDUAL, ESPECIALLY IN THE CONDITION OF A PERSON WITH DISABILITY. THE BLOGGERS DENOTED BEING AWARE ABOUT THE RELEVANCE OF THEIR BLOGS AS A MEAN OF SOCIAL MOBILIZATION BY OFFERING VISIBILITY TO THEIR HUMAN CONDITION AND PERMITTING THE APPROACH, YET VIRTUAL, OF PEOPLE WHO OCCUPY, COEXIST OR TRY TO UNDERSTAND THIS SOCIAL SPACE. FROM THE DATA ANALYSIS, IT TAKEN IN ACCOUNT THAT ACCESSIBILITY BREAKTHROUGHS HAVE OCCURRED, HOWEVER THE BARRIERS IN THE ROUTINES, MAINLY THE ATTITUDINAL, TEND TO APPROACH OR DISTANCE THE SOCIETY FROM THE EFFECTIVE INCLUSION. THEREFORE, WHEN IT?S UNDERSTOOD THAT THE SEARCH FOR AN INCLUSIVE SOCIETY IS A DUTY FOR EVERYONE AND PERCEIVING THE NEED FOR BIGGER TRANSFORMATIONS, IT IS SUGGESTED THE EXPANSION OF THE ACADEMIC RESEARCHES, RECOGNIZING THE BLOGS AS INSTRUMENTS OF VISIBILITY FOR THE OBJECTIVE LIVING CONDITIONS OF THESE PEOPLE.
Arquivo:
DIS_MEST20140425_COSTA DA SILVA AMANDA CAROLINY2.pdf
Tamanho:
1649 Kb (1649279 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
12/11/2014 ÀS 11:43:19
Atualizado:
12/11/2014 ÀS 11:43:19
Visitas:
739
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 15:59:28
Downloads:
40
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:08:26
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por