Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A AGENDA 21 ESCOLAR
Autor:
CRUZ, LILIAN GIACOMINI
Email:
lgiacomini@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Drª. FRANCO, MARIA ISABEL GONÇALVES CORREA
Data de Defesa:
09/06/2014
Palavras-Chave (PT):
AGENDA 21
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR : EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR : EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: EDUCAÇÃO AMBIE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EA
Resumo Original (PT):
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NO AMBIENTE ESCOLAR, SE CONSIDERARMOS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL, NÃO ÉUM TEMA RECENTE NAS AGENDAS PÚBLICAS DOS GOVERNOS. NÃO SE TEM IDENTIFICADO NAS ESCOLAS A IMPLEMENTAÇÃO CONCRETA DE AÇÕES COM O PROPÓSITO DEINCENTIVÁ-LA E PROMOVÊ-LA, DO MODO COMO PREVÊ A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PNEA)DE 1999. APREOCUPAÇÃO ESTÁ NA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A EA, MAIS ESPECIFICAMENTE COM A FORMA, COM O MODO OU COM QUE TIPO DE PROPÓSITO ELAVEM SENDO TRABALHADANESTE AMBIENTE, E MAIS, COMO VEM OCORRENDO A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS PROPOSTOS PELAS DIFERENTES ESFERAS DE GOVERNO. EM 2004 O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA) E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), EM PARCERIA, PROPUSERAM A CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA (COM-VIDA) E A REALIZAÇÃO DA AGENDA 21 ESCOLAR,POR MEIODO PROGRAMA?VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS?. NO MESMO ANO A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEE/SP) TAMBÉM APRESENTOU UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DEUMA AGENDA AMBIENTAL ESCOLAR,PARA AUXILIAR A INSERIR A TEMÁTICA AMBIENTAL NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.ESTE ESTUDO TEVECOMO OBJETIVO IDENTIFICAR ESCOLAS QUE TRABALHAM COM A PROPOSTA DA AGENDA 21 ESCOLAR; INVESTIGAR O QUÊ E COMO ELASREALIZAM QUANDO AFIRMAM TRABALHAR COM A PROPOSTA; REVELAR AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES ENCONTRADAS PELOS EDUCADORES; E, ALÉM DISSO, PROBLEMATIZAR A INSERÇÃO CURRICULAR DAS POLÍTICASPÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ANALISAR O PAPEL DESTAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS. PARA TAL, OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, DELIMITANDO COMO UNIVERSO DE PESQUISA AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE OURINHOS/SP E REGIÃO. A DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OURINHOS (DERO) ENCAMPA 31ESCOLAS EM 12 MUNICÍPIOS. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA REALIZADA COM PROFESSORES, COORDENADORES E DIRETORES, TOTALIZANDO 84 PARTICIPANTES. 94% DAS ESCOLAS DA DERO AFIRMARAM TRABALHAR COM A PROPOSTA, E DE MANEIRA GERAL,AS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SUAS AGENDAS LIMITARAM-SE AO TRABALHO COM PROJETOS.ESTES FORAMPONTUAIS, APRESENTANDO-SE DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA E DESCONTÍNUA, GERALMENTE DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS APONTADOS PELOS PARTICIPANTESFORAM: ?FALTA DE TEMPO?, DEVIDO À OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO OFICIAL IMPLANTADO EM 2008, ?FALTA DE ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES? E ?FALTA DE VERBA?.O ?ENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DO GRUPO?,?AUMENTO DA LIMPEZA DO AMBIENTE ESCOLAR?EA ?REDUÇÃO DO LIXO PRODUZIDO? ESTÃO ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS CONCRETOS E PRÁTICOS DA AGENDA 21 QUE PUDERAM SER IDENTIFICADOS NAS ESCOLAS DA DERO.PARACOMPREENDER OS DADOS REVELADOS NESTEESTUDO, ADOTOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, EMANCIPATÓRIA E TRANSFORMADORA. COMO RESULTADO DAS ANÁLISES EMPREENDIDAS PODE-SE AFIRMAR QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DA FORMA COMO A ENTENDEMOS, AINDA ENCONTRA GRANDES DIFICULDADES PARA INSERIR-SE NA ESCOLA PÚBLICA, E ISSO OCORRE, PRINCIPALMENTE, PELAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EA NOS DIFERENTES NÍVEIS DOS SISTEMAS DE ENSINO.
Título (EN):
PUBLIC POLICIES FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION:A STUDY OF THE SCHOOL AGENDA 21.
Palavras-Chave (EN):
AGENDA 21
ENVIRONMENTAL EDUCATION POLICIES.
SCHOOL ENVIRONMENTAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE ENVIRONMENTAL EDUCATION?S INSERTION IN THE SCHOOL, IF WE CONSIDER THE HISTORY OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATION IN BRAZIL ITSELF, DOES NOT CONSTITUTE A RECENT TOPIC IN THE GOVERNMENTS? PUBLIC AGENDAS. HOWEVER, WE HAVEN?T IDENTIFIED IN THE SCHOOLS THE CONCRETE IMPLEMENTATION OF ACTIONS WITH THE PURPOSE OF ENCOURAGING IT AND PROMOTING IT, AS RECOMMENDED BY THE ENVIRONMENTAL EDUCATION NATIONAL POLICY (PNEA, 1999). IN THIS CASE, THE MAIN CONCERN IS WITH THE RELATIONSHIP BETWEEN SCHOOL AND EE, MORE SPECIFICALLY WITH THE FORM, THE WAY OR WITH WHICH KIND OF PURPOSE THE EE HAS BEEN DONE IN THIS ENVIRONMENT, EVEN MORE, HOW THE PROPOSED PROGRAMS BY THE DIFFERENT SPHERES OF THE GOVERNMENT HAVE BEEN APPLIED. IN 2004, THE MINISTRY OF ENVIRONMENT AND THE MINISTRY OF EDUCATION PROPOSED, IN PARTNERSHIP, THE CREATION OF THE COMMITTEE FOR ENVIRONMENT AND QUALITY OF LIFE AT SCHOOL (COM-VIDA) AND THE IMPLEMENTATION OF SCHOLAR AGENDA 21 THROUGH THE PROGRAM "LET'S TAKE CARE OF BRAZIL WITH SCHOOLS". IN THE SAME YEAR, THE STATE DEPARTMENT OF EDUCATION (SEE/SP) ALSO SUBMITTED A PROPOSAL TO THE DEVELOPMENT OF A SCHOOL ENVIRONMENTAL AGENDA AND TO SUPPORT THE SCHOOL STAFF TO INSERT THE ENVIRONMENTAL ISSUE INTO THE SCHOOL PEDAGOGICAL PROJECT. THIS STUDY, THEREFORE, AIMED TO IDENTIFY THE SCHOOLS THAT WORK WITH THE PROPOSAL OF THE SCHOOL AGENDA 21; TO INVESTIGATE WHAT THEY DO IT AND HOW THEY ACCOMPLISH IT WHEN THEY CLAIM TO WORK WITH THIS PROPOSAL; TO REVEAL THE DIFFICULTIES AND FACILITIES FACED BY EDUCATORS; AND FURTHERMORE, TO DISCUSS THE CURRICULAR INCLUSION OF PUBLIC ENVIRONMENTAL EDUCATION POLICIES AND TO ANALYZE THE ROLE OF THESE PUBLIC POLICIES IN THE INSERTION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN PUBLIC SCHOOLS. FOR THAT, WE?VE ELECTED THE QUALITATIVE APPROACH AS OUR RESEARCH METHOD, OUTLINING AS THE RESEARCH UNIVERSE THE PUBLIC SCHOOLS OF THE CITY OF OURINHOS / SP AND REGION. THE DIRECTION OF EDUCATION OF THE REGION OF OURINHOS (DERO) HAS 31 SCHOOLS IN 12 CITIES. THE INSTRUMENT FORDATA COLLECTION WAS SEMI-STRUCTURED INTERVIEW WITH TEACHERS, COORDINATORS AND DIRECTORS, ADDING UP 84 PARTICIPANTS. THE PROPOSAL OF THE SCHOOL AGENDA 21 HAD A GREAT ACCEPTANCE IN SCHOOLS OF DERO, SINCE 94% OF THEM ASSUMED WORKING WITH IT. IN A GENERAL WAY, THE EDUCATIONAL ACTIVITIES DEVELOPED BY SCHOOLS DURING THE IMPLEMENTING PROCESS OF THEIR AGENDAS WERE RESTRICTED TO PROJECT WORK. THESE WERE PUNCTUAL, SHOWING UP AS DECONTEXTUALIZED AND DISCONTINUOUS PROJECTS, USUALLY DEVELOPED BY TEACHERS OF NATURAL SCIENCES AREA, MATHEMATICS AND ITS TECHNOLOGIES. THE MAIN BARRIERS MENTIONED BY THE PARTICIPANTS WERE: "LACK OF TIME" DUE TO THE REQUIREMENT TO CARRY OUT THE OFFICIAL CURRICULUM IMPLEMENTED IN 2008, "LACK OF TEACHERS INVOLVEMENT" AND "LACK OF FUNDING". THE "INVOLVEMENT AND STRENGTHENING OF THE GROUP", "INCREASING THE CLEANING OF THE SCHOOL ENVIRONMENT" AND "REDUCTION OF WASTE PRODUCED" ARE AMONG THE MAIN CONCRETE AND PRACTICAL RESULTS OF AGENDA 21 WHICH COULD BE IDENTIFIED IN SCHOOLS OF DERO. TO UNDERSTAND THESE AND OTHER DATA OF THIS STUDY, WE?VE ADOPTED AS THEORETICAL REFERENCE THE CRITICAL, EMANCIPATORY AND TRANSFORMATIVE ENVIRONMENTAL EDUCATION. AS A RESULT OF THE OUR STUDIES, WE CAN SAY THAT ENVIRONMENTAL EDUCATION, AS WE SEE IT, STILL FINDS IT VERY DIFFICULT TO BECOME PART OF THE PUBLIC SCHOOL, AND THIS OCCURS MAINLY BECAUSE OF THE EXISTING CONTRADICTIONS IN EA PUBLIC POLICIES IN THE DIFFERENT LEVELS OF THE EDUCATION SYSTEMS.
Arquivo:
TES_DOUT20140609_CRUZ LILIAN GIACOMINI.pdf
Tamanho:
5428 Kb (5428810 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/10/2014 ÀS 09:24:48
Atualizado:
28/10/2014 ÀS 09:24:48
Visitas:
1076
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 02:59:22
Downloads:
81
Último Download em :
03/11/2023 ÀS 23:44:07
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por