Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA.
Autor:
MENEZES, MARCOS VINÍCIUS MARCONDES
Email:
marcosmenezes@professor.sp.gov.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. MEGID NETO, JORGE
Data de Defesa:
06/02/2014
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA ? SARESP
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO ? INTEGRANTE DO CENÁRIO DAS PESQUISAS DERIVADAS DO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO A CIÊNCIA, DESENVOLVIDO EM PARCERIA POR TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS (UNESP, UNEMAT E UFMT), ESTÁ INSERIDO NO EIXO ?AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA?, CUJAS PESQUISAS ANALISAM AS CONDIÇÕES FAVORECEDORAS DA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA ? APRESENTA OS RESULTADOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA QUE PROCUROU CARACTERIZAR POSSÍVEIS INCIDÊNCIAS DO SARESP NO CONTEXTO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE MINISTRAM CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E INVESTIGAR POSSÍVEIS PROPRIEDADES OU FUNÇÕES FORMATIVAS DE TAIS INCIDÊNCIAS NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTICIPAM DESTE TRABALHO, DUAS PROFESSORAS QUE MINISTRAM AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO, INTEGRANTES DE UM PEQUENO GRUPO DE PESQUISA ? PGP, QUE FORAM ENVOLVIDAS EM ENTREVISTAS, QUE CARACTERIZARAM SEUS DISCURSOS SOBRE O MODO COMO ELAS PERCEBEM AS INCIDÊNCIAS DO CONTATO COM OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA EM SUAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS E A UM PROTOCOLO DE AÇÕES QUE PROMOVEU DISCUSSÕES SOBRE AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DERIVADAS DA EXPOSIÇÃO DAS PROFESSORAS AOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. OS RESULTADOS OBTIDOS SOBRE A REFLEXÃO DAS PROFESSORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS PARECEU SALIENTAR UMA NECESSIDADE FORMATIVA BEM ESPECÍFICA CARACTERIZADA PELA APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS OU SABERES DEFINIDOS PELO ESTABELECIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE, DE UM LADO, AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DAS APRENDIZAGENS PRECONIZADAS NOS DESCRITORES E, DE OUTRO, AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DAS AÇÕES EMITIDAS PELOS ALUNOS QUANDO SUBMETIDOS ÀS CONDIÇÕES DIDÁTICAS DISPOSTAS PELO PROFESSOR NAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ASSESSMENT IN LARGE SCALE - SARESP
PROFESSIONALS TEACHING LEARNING
TRAINING OF SCIENCE TEACHERS
Resumo Original (EN):
THIS WORK - AN INTEGRAL PART OF THE SCENARIO DERIVED FROM SURVEYS OF THE PROJECT CENTRE FOR EDUCATION IN MATHEMATICS AND FOCUS HOME SCIENCE , DEVELOPED IN PARTNERSHIP BY THREE PUBLIC UNIVERSITIES ( UNESP , UNEMAT AND UFMT ) , IS INSERTED INTO THE SHAFT " RATING ON A LARGE SCALE " , WHOSE RESEARCH ANALYZING THE CONDITIONS THAT FAVOR THE IMPROVEMENT OF EDUCATION QUALITY FROM THE USE OF EVALUATION RESULTS ON A LARGE SCALE - PRESENTS THE RESULTS OF DEVELOPMENT OF A SURVEY THAT SOUGHT TO CHARACTERIZE POSSIBLE IMPLICATIONS OF SARESP IN THE CONTEXT OF PROFESSIONAL PRACTICE OF TEACHERS WHO TEACH SCIENCE CONTENT AND MATHEMATICS IN BASIC EDUCATION AND TO INVESTIGATE POSSIBLE FORMATION PROPERTIES OR FUNCTIONS OF SUCH INCIDENCES IN THE PROFESSIONAL CAREER OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION . PARTICIPATE IN THIS STUDY, TWO TEACHERS WHO TEACH SCIENCE AND MATH IN A PUBLIC SCHOOL IN A CITY IN SÃO PAULO , MEMBERS OF A SMALL RESEARCH GROUP ? ?PGP? , WHICH WERE INVOLVED IN INTERVIEWS THAT CHARACTERIZED HIS SPEECHES ABOUT HOW THEY PERCEIVE THE IMPACT OF CONTACT WITH THE SYSTEMS OF LARGE-SCALE EVALUATION IN THEIR PROFESSIONAL PRACTICE AND A PROTOCOL OF SHARES HELD DISCUSSIONS ON PROFESSIONAL LEARNING DERIVED FROM BOTH THE TEACHERS EVALUATION SYSTEMS ON A LARGE SCALE . THE RESULTS OBTAINED ON THE REFLECTION OF THE TEACHERS ABOUT THEIR PRACTICES SEEMED TO EMPHASIZE A VERY SPECIFIC TRAINING NEEDS CHARACTERIZED BY LEARNING KNOWLEDGE OR KNOWLEDGE DEFINED BY ESTABLISHING CORRESPONDENCES BETWEEN , ON ONE HAND , CHARACTERISTICS AND PROPERTIES OF LEARNING ADVOCATED IN DESCRIPTORS AND ON THE OTHER, THE CHARACTERISTICS AND PROPERTIES OF THE SHARES ISSUED BY THE STUDENTS WHEN SUBJECTED TO THE CONDITIONS LAID OUT BY THE PROFESSOR TEACHING THE INTERACTION IN THE CLASSROOM .
Arquivo:
DIS_MEST20140206_MENEZES MARCOS VINICIUS MARCONDES.pdf
Tamanho:
2106 Kb (2106704 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/10/2014 ÀS 09:00:45
Atualizado:
28/10/2014 ÀS 09:00:45
Visitas:
745
Última Visita em :
14/07/2024 ÀS 15:37:20
Downloads:
47
Último Download em :
10/05/2024 ÀS 17:00:07
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por