Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS E CRENÇAS PARENTAIS E COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO DE MUITO BAIXO PESO
Autor:
MARTINS, JUSSÂNIA MORAES
Email:
jussania.moraes@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Co-Orientador:
Drª. PADOVANI, FLÁVIA HELENA PEREIRA
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Drª. PEREIRA, VERÔNICA APARECIDA
Data de Defesa:
22/08/2014
Palavras-Chave (PT):
COMPORTAMENTO INFANTIL
PRÁTICAS E CRENÇAS PARENTAIS
PRÉ-TERMO DE BAIXO PESO
Resumo Original (PT):
EM DECORRÊNCIA DE AVANÇOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS SIGNIFICATIVOS NA ÁREA DA NEONATOLOGIA, TÊM AUMENTADO O ÍNDICE DE SOBREVIVÊNCIA DOS BEBÊS NASCIDOS PREMATUROS E COM MUITO BAIXO PESO. ALÉM DOS CUIDADOS PÓS-ALTA, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DE MAIS INVESTIGAÇÕES QUANTO AOS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DAS CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO E, ASSOCIADAS A ELAS, O ESTUDO DAS INFLUÊNCIAS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E CRENÇAS PARENTAIS. OS OBJETIVOS DO PRESENTE ESTUDO FORAM: DESCREVER E COMPARAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AS CRENÇAS SOBRE DESENVOLVIMENTO DE MÃES DE CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO ( 37 SEMANAS) DE MUITO BAIXO PESO ( 1.500G) (GPT) COM MÃES DE CRIANÇAS NASCIDAS A TERMO (MAIOR OU IGUAL A 37 SEMANAS) (GAT) DE AMBOS OS SEXOS, NA FAIXA ETÁRIA DE 22 A 43 MESES; DESCREVER E COMPARAR PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DO MESMO GRUPO E, POR FIM, RELACIONAR PRÁTICAS EDUCATIVAS E CRENÇAS SOBRE DESENVOLVIMENTO DOS PAIS DESTA POPULAÇÃO COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE AS MÃES DOS DOIS GRUPOS CUIDAM E ESTIMULAM SUAS CRIANÇAS, MAS O GPT, MAIS ESTIMULA DO QUE ACREDITA QUE DEVE FAZÊ-LO, APONTANDO PARA UMA POSSÍVEL FALHA DO PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE QUE FREQUENTA, TAMBÉM, AS CRIANÇAS DO GPT APRESENTAM, SEGUNDO RELATO DE SUAS MÃES, MAIS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DO QUE AS CRIANÇAS NASCIDAS À TERMO. OBSERVOU-SE, AINDA, CORRELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS E CRENÇAS EDUCATIVAS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. PORÉM, QUANTO MELHORES AS PRÁTICAS MAIS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO.
Título (EN):
PRACTICES AND PARENTAL BELIEFS AND BEHAVIOR OF CHILDREN BORN PRETERM VERY LOW BIRTH WEIGHT
Palavras-Chave (EN):
CHILDREN'S BEHAVIOR
PRATIC AND PARENTAL BELIEFS
PRETERM LOW BIRTH WEIGHT
Resumo Original (EN):
DUE TO SIGNIFICANT TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL ADVANCES IN NEONATOLOGY, THE SURVIVAL RATE OF PREMATURE BABIES AND BABIES HAVING VERY LOW BIRTH WEIGHT HAVE INCREASED. BESIDES THE POST-DISCHARGE CARE, THE IMPORTANCE OF FURTHER INVESTIGATION CONCERNING THE BEHAVIORAL ASPECTS OF PRETERM BORN CHILDREN, ASSOCIATED WITH THE STUDY OF THE INFLUENCES OF EDUCATIONAL PRACTICES AND PARENTAL BELIEFS IS HIGHLIGHTED. THE AIM OF THIS STUDY WAS TO DESCRIBE AND COMPARE THE EDUCATIONAL PRACTICES AND BELIEFS ABOUT THE DEVELOPMENT OF PRETERM BABIES´ PARENTS (£ 37 WEEKS) AND BABIES WITH VERY LOW BIRTH WEIGHT (£ 1.500G) WITH PARENTS OF CHILDREN BORN AT TERM (MOST CHILDREN BORN OR EQUAL TO 37 WEEKS) OF BOTH SEXES, AGED 22-43 MONTHS. BESIDES DESCRIBING AND COMPARING BEHAVIOR PROBLEMS IN THE SAME GROUP WE FINALLY RELATED EDUCATIONAL PRACTICES AND BELIEFS ABOUT PARENTS DEVELOPMENT OF THIS POPULATION. THE RESULTS SHOWED THAT MOTHERS FROM BOTH GROUPS CARED AND ENCOURAGED THEIR CHILDREN, BUT THE PRETERM GROUP, STIMULATED MORE THAN THEY NEEDED, POINTING TO A POSSIBLE FAILURE OF THE EARLY STIMULATION PROGRAM THAT THEY ATTENDED. MOREOVER, CHILDREN GPT, ACCORDING TO REPORTS FROM THEIR MOTHERS, HAD MORE BEHAVIOR PROBLEMS THAN CHILDREN BORN AT TERM. IT WAS ALSO OBSERVED CORRELATION BETWEEN EDUCATIONAL PRACTICES AND BELIEFS AND BEHAVIOR PROBLEMS. HOWEVER, THE BEST THE PRACTICES THE MORE BEHAVIOR PROBLEMS.
Arquivo:
DIS_MEST140822_MARTINS JUSSANIA MORAES.pdf
Tamanho:
1714 Kb (1714589 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/10/2014 ÀS 14:25:34
Atualizado:
23/10/2014 ÀS 14:25:34
Visitas:
777
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 18:31:56
Downloads:
17
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:09:03
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por