Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FAMÍLIAS COM GÊMEOS: UM ESTUDO SOBRE O RELACIONAMENTO FRATERNO E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMILIARES
Autor:
TEIXEIRA, RENATA BALIEIRO DINIZ
Email:
renata.bdt@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Banca Examinadora:
Drª. VALLE, TÂNIA GRACY MARTINS DO
Drª. MELCHIORI, LÍGIA EBNER
Drª. OLIVEIRA, ADRIANA LEÔNIDAS DE
Data de Defesa:
22/08/2014
Palavras-Chave (PT):
CARACTERÍSTICAS FAMILIARES
GÊMEOS
RELAÇÃO ENTRE IRMÃOS
TEORIA FAMILIAR SISTÊMICA
Resumo Original (PT):
O FENÔMENO DA GEMELARIDADE É PERMEADO POR PECULIARIDADES QUE DESPERTAM A CURIOSIDADE E DIVERSOS QUESTIONAMENTOS. TAIS QUESTÕES SÃO, NORMALMENTE, RESPONDIDAS POR MEIO DE ESTEREÓTIPOS AMPLAMENTE DIVULGADOS TANTO NA SOCIEDADE COMO DENTRO DAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS. CONSTATA-SE, ENTRETANTO QUE ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A TEMÁTICA PODEM CONTRIBUIR PARA ROMPER COM PRESSUPOSTOS QUE AFETAM NEGATIVAMENTE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS GÊMEAS E SUAS FAMÍLIAS, DANDO LUGAR À CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO QUE RETRATE A REALIDADE VIVENCIADA POR ESSES INDIVÍDUOS E AMPLIE AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL E BEM-ESTAR INDIVIDUAL E FAMILIAR. ASSIM, ADOTANDO A TEORIA FAMILIAR SISTÊMICA, BUSCOU-SE COMO OBJETIVOS DO ESTUDO A CARACTERIZAÇÃO DE FAMÍLIAS COM CRIANÇAS GÊMEAS E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS SOBRE SUA VIVÊNCIA FAMILIAR E RELACIONAL. PARTICIPARAM DA PESQUISA 11 FAMÍLIAS COM CONFIGURAÇÕES DIVERSAS, MAS QUE TINHAM COMO FILHOS MAIS NOVOS UM PAR DE GÊMEOS, MONOZIGÓTICOS OU DIZIGÓTICOS DE AMBOS OS GÊNEROS, COM IDADES ENTRE SEIS E 12 ANOS. POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO PREENCHIDO PELAS MÃES, UM INVENTÁRIO RESPONDIDO, SEPARADAMENTE, PELOS IRMÃOS GÊMEOS E UM DESENHO DA FAMÍLIA TAMBÉM EXECUTADO POR CADA UM DOS GÊMEOS, ALCANÇOU-SE CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS E DINÂMICAS DAS 11 FAMÍLIAS PARTICIPANTES, ALÉM DE ESCOLHER CINCO FAMÍLIAS PARA REALIZAR ESTUDOS DE CASO. FORAM INVESTIGADAS AS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E O MODO DE VIDA, AS REDES DE RELAÇÃO ESTABELECIDAS ENTRE OS SUBSISTEMAS DE CADA FAMÍLIA E A PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE O SEU FUNCIONAMENTO FAMILIAR, ENFATIZANDO AS RELAÇÕES FRATERNAS GEMELARES. COMO PRINCIPAIS ACHADOS, SÃO APONTADOS: INDÍCIOS DE QUE A DINÂMICA FAMILIAR DOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA AINDA PERMANECE SEGUINDO MODELOS TRADICIONAIS QUE REFORÇAM A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS HOMENS NAS ROTINAS DOMÉSTICAS E SOBRECARREGAM AS MULHERES (AVÓS, MÃES E FILHAS MAIS VELHAS); QUE O RELACIONAMENTO DOS PARTICIPANTES COM SEU COGÊMEO É BASEADO NA AMBIGUIDADE, PRINCIPALMENTE ENTRE O COMPANHEIRISMO E OS CONFLITOS E, PORTANTO ALERTA-SE PARA OS PREJUÍZOS QUE UMA RELAÇÃO FRATERNA APOIADA NAS PREMISSAS DE MODELO E ANTIMODELO FAMILIAR PODEM CAUSAR NO DESENVOLVIMENTO; E QUE, POR OUTRO LADO, A RELAÇÃO FRATERNA GEMELAR, NA MAIORIA DOS CASOS É A MELHOR RELAÇÃO FAMILIAR E ASSIM, PODE SER CONSIDERADA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E RESILIÊNCIA. PROPÕE-SE AINDA QUE A RELAÇÃO COM UM IRMÃO GÊMEO PODE PERMITIR UM AMBIENTE PRIVILEGIADO DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E INDIVIDUAÇÃO, FAZENDO COM QUE A CRIANÇA CONSTRUA-SE COMO INDIVIDUO A PARTIR E NÃO APESAR DE A RELAÇÃO FRATERNA GEMELAR. ASSIM, PRETENDEU-SE AMPLIAR O DEBATE ACERCA DO TEMA, ACREDITANDO QUE MAIS ESTUDOS SOBRE SISTEMAS FAMILIARES COM FILHOS GÊMEOS PRECISAM SER ESTIMULADOS PARA QUE SE POSSA COMPREENDER MELHOR A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA SUA DIVERSIDADE.
Título (EN):
FAMILIES WITH TWINS: A REVIEW ABOUT THE FRATERNAL RELATIONSHIP AND THE DYNAMICS OF FAMILY RELATIONSHIPS
Palavras-Chave (EN):
FAMILY CHARACTERISTICS
FAMILY SYSTEMS THEORY
SIBLINGS RELATION
TWINS
Resumo Original (EN):
THE PHENOMENON OF TWINNING IS PERMEATED BY PECULIARITIES THAT AROUSE THE CURIOSITY AS WELL AS IT AROUSES MANY QUESTIONS. SUCH QUESTIONS ARE USUALLY ANSWERED THROUGH STEREOTYPES WHICH ARE LARGELY SPREAD NOT ONLY IN THE SOCIETY BUT ALSO INSIDE THE FAMILIES. HOWEVER, IT IS NOTED THAT SCIENTIFIC STUDIES ABOUT THE TOPIC MAY CONTRIBUTE TO BREAK UP THE ASSUMPTIONS THAT NEGATIVELY AFFECT THE DEVELOPMENT OF TWIN CHILDREN AND THEIR FAMILIES, LEADING TO THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGEMENT THAT PORTRAYS THE REALITY EXPERIENCED BY THOSE INDIVIDUALS, AND ENLARGES THE POSSIBILITIES OF A HEALTHY DEVELOPMENT AND WELFARE. THEREFORE, EMBRACING THE FAMILY SYSTEMS THEORY, WE AIMED AT THE CHARACTERIZATION OF FAMILIES WITH TWIN CHILDREN AND THE ANALYSIS OF THE PERCEPTION OF THE OWN CHILDREN CONCERNING THEIR FAMILY LIFE AND RELATION. 11 FAMILIES WITH VARIOUS CONFIGURATIONS PARTICIPATED IN THE SURVEY, HOWEVER, THEY HAD TWINS AS THEIR YOUNGEST CHILDREN, MONOZYGOTIC OR DIZYGOTIC OF BOTH GENRES, AGES RANGING FROM 6 TO 12 YEARS OLD. THROUGH A QUESTIONNAIRE FILLED IN BY THE MOTHERS, AN INVENTORY ANSWERED SEPARATEDLY BY THE TWINS, AND A DRAWING OF THE FAMILY ALSO DONE BY EACH ONE OF THE TWINS, WE ACHIEVED STRUCTURAL CHARACTERISTICS AND DYNAMICS OF THE 11 FAMILIES THAT PARTICIPATED, BESIDES CHOOSING 5 FAMILIES, SO THAT STUDIES OF CASES WERE PERFORMED. FAMILY CONFIGURATIONS AND LIFESTYLE, THE RELATIONSHIP NETS ESTABLISHED BETWEEN THE SUB-SYSTEMS OF EACH FAMILY, AND THE PERCEPTION OF THE CHILDREN ABOUT THEIR FAMILY OPERATION WERE INVESTIGATED EMPHASIZING THE TWINS? RELATIONSHIP. AS THE MOST IMPORTANT DISCOVERIES, WE POINT: EVIDENCES THAT THE FAMILY DYNAMICS OF THE PARTICIPANTS OF THE SURVEY STILL FOLLOWS THE TRADITIONAL PATTERNS THAT REINFORCE THE LITTLE PARTICIPATION OF MEN IN THE DOMESTIC ROUTINE, AND OVERCHARGE WOMEN (GRANDMOTHERS, MOTHERS AND OLDER SISTERS); THAT THE RELATIONSHIP OF THE PARTICIPANTS WITH HIS CO-TWIN IS BASED ON AMBIGUITY, SPECIALLY BETWEEN THE FELLOWSHIP AND THE CONFLICTS, AND, THEREFORE, WE ALERT TO THE LOSSES THAT A SIBLING RELATION SUPPORTED BY THE PREMISES OF FAMILY MODEL AND ANTI-MODEL CAN CAUSE IN THE DEVELOPMENT; AND THAT, ON THE OTHER HAND, THE TWIN FRATERNAL RELATIONSHIP, IN MOST OF THE CASES IS THE BEST FAMILY RELATIONSHIP, AND THEREFORE, IT CAN BE CONSIDERED AN IMPORTANT TOOL TO THE DEVELOPMENT OF STRATEGIES COPING AND RESILIENCE. IT IS ALSO PROPOSED THAT A RELATIONSHIP WITH A TWIN BROTHER MAY ALLOW A PRIVILEGED ENVIRONMENT OF DEVELOPMENT OF AUTONOMY AND INDIVIDUATION, CAUSING THE CHILD TO BUILD HIMSELF AS AN INDIVIDUAL FROM AND NOT DESPITE THE TWIN RELATIONSHIP. THEREFORE, WE INTEND ON ENLARGING THE DEBATE ABOUT THE TOPIC, CONSIDERING THAT MORE STUDIES ABOUT FAMILY SYSTEMS WITH TWIN CHILDREN NEED TO BE STIMULATED SO AS TO BETTER UNDERSTAND THE DYNMICS OF FAMILY RELATIONSHIPS IN ITS DIVERSITY.
Arquivo:
DIS_MEST20140822_TEIXEIRA RENATA BALIEIRO DINIZ.pdf
Tamanho:
2767 Kb (2767716 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/09/2014 ÀS 15:09:00
Atualizado:
26/09/2014 ÀS 15:09:00
Visitas:
658
Última Visita em :
19/05/2024 ÀS 09:55:22
Downloads:
24
Último Download em :
19/04/2024 ÀS 13:57:14
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por