Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EFEITOS DO ENSINO SISTEMÁTICO E INFORMATIZADO SOBRE COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES CONCORRENTES À APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
Autor:
GUIDUGLI, PRISCILA MEIRELES
Email:
pity_mg@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Co-Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA
Drª. POSTALLI, LÍDIA MARIA MARSON
Data de Defesa:
25/08/2014
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM ACADÊMICA
ENSINO INFORMATIZADO
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EXTERNALIZANTES PODEM SER COMPREENDIDOS COMO CONCORRENTES E INCOMPATÍVEIS A REPERTÓRIOS ACADÊMICOS. ESTE TRABALHO TESTOU SE UM PROGRAMA SISTEMÁTICO E INFORMATIZADO DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, NÃO SÓ AUMENTARIA A FREQUÊNCIA DE ACERTOS EM TAREFAS ACADÊMICAS, MAS TAMBÉM DIMINUIRIA A FREQUÊNCIA DE REPERTÓRIOS SOCIAIS INADEQUADOS. PARTICIPARAM QUATRO MENINOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA, COM IDADES ENTRE 9 E 10 ANOS, CURSANDO O TERCEIRO E QUARTO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AMBOS AVALIADOS COMO CASOS CLÍNICOS PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES POR INVENTÁRIOS (TRF E CBCL). TAMBÉM FORAM UTILIZADOS INSTRUMENTOS DE ENTREVISTA (REHSE-P E REHSE-PR). A INTERVENÇÃO FOI REALIZADA NA ESCOLA, AS CRIANÇAS ERAM EXPOSTAS AO PROGRAMA ?APRENDENDO A LER E ESCREVER EM PEQUENO PASSOS? (GEIC, UFSCAR), AO MÓDULO DE PALAVRAS SEM DIFICULDADES DA LÍNGUA. O DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA INICIAL (DLE-I) CARACTERIZOU O DESEMPENHO DOS APRENDIZES QUE EVIDENCIOU DEFICIÊNCIAS NA LEITURA E NA ESCRITA. O ENSINO ESTAVA SUBDIVIDIDO EM UNIDADES, CADA UMA SUBDIVIDIDA EM PASSOS E CADA PASSO ENSINAVA TRÊS PALAVRAS POR PROCEDIMENTOS DE ENSINO BASEADOS EM SELEÇÃO DE PALAVRAS OU SÍLABAS IMPRESSAS, ESTABELECENDO UMA REDE DE RELAÇÕES CUMULATIVA, ENTRE PALAVRA DITADA, PALAVRA ESCRITA, FIGURA E SÍLABAS. OS REPERTÓRIOS DE LEITURA E DE DITADO FORAM MONITORADOS AO FINAL DE CADA UNIDADE DE ENSINO E OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO TAMBÉM PELO RELATO DO PROFESSOR (TRF) E POR OBSERVAÇÃO DIRETA (REGISTRO EM VÍDEO DA SALA DE AULA). A FREQUÊNCIA DE COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES RELATADOS PELO PROFESSOR DIMINUIU PARA P1 E P2, EMBORA DE MANEIRA MAIS EXPRESSIVA PARA P1, SAINDO DO ESCORE CLÍNICO. OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EMITIDOS POR P3 E P4 NÃO DIMINUÍRAM, PORÉM AVANÇARAM NO ENSINO DE DUAS UNIDADES DE ENSINO E OBTIVERAM MAIS DE 80% DE ACERTOS NO DLE FINAL. FUTURAS PESQUISAS DEVEM VERIFICAR SE E SOB QUAIS CONDIÇÕES OS RESULTADOS OBTIDOS POR P1 E P2 SERIAM REPLICÁVEIS ELUCIDANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E PROBLEMAS ACADÊMICOS.
Título (EN):
EFFECTS OF SYSTEMATIC AND COMPUTERIZED EDUCATION UPON EXTERNALIZING BEHAVIORS IN COMPETITION TO READING AND WRITING LEARNING
Palavras-Chave (EN):
ACADEMIC LEARNING
BEHAVIOR PROBLEMS
COMPUTERIZED TEACHING
Resumo Original (EN):
EXTERNALIZING BEHAVIOR PROBLEMS CAN BE PERCEIVED AS COMPETING AND INCOMPATIBLE WITH ACADEMIC REPERTOIRES. THIS STUDY TESTED WHETHER A SYSTEMATIC AND COMPUTERIZED PROGRAM FOR TEACHING OF READING AND WRITING , WOULD NOT ONLY INCREASE THE FREQUENCY OF RIGHT ANSWERS ON ACADEMIC TASKS, BUT WOULD ALSO DECREASE THE FREQUENCY OF INADEQUATE SOCIAL REPERTOIRES.THE STUDY INCLUDED FOUR BOYS AT A PUBLIC SCHOOL, AGES 9 AND 10 YEARS, ATTENDING THE THIRD AND FOURTH YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL, ALL OF THEM ASSESSED AS CLINICAL CASES FOR EXTERNALIZING BEHAVIOR PROBLEMS BY INVENTORIES (CBCL AND TRF). INTERVIEW INSTRUMENTS (REHSE-P AND REHSE-PR) WERE ALSO USED. THE INTERVENTION TOOK PLACE AT SCHOOL, CHILDREN WERE EXPOSED TO THE PROGRAM "LEARNING TO READ AND WRITE IN SMALL STEPS" (?APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS®?) - (GEIC, UFSCAR), SPECIFICALLY THE "WORDS WITHOUT LANGUAGE DIFFICULTIES" MODULE.THE INITIAL DIAGNOSIS OF READING AND WRITING (DLE-I) CHARACTERIZED THE PERFORMANCE OF LEARNERS AND REVEALED DEFICIENCIES IN READING AND WRITING. THE TEACHING WAS DIVIDED INTO UNITS AND EACH UNIT SUBDIVIDED INTO STEPS. AT EACH STEP THREE WORDS WERE TAUGHT BY USING TEACHING PROCEDURES BASED ON SELECTION OF PRINTED WORDS OR SYLLABLES, ESTABLISHING A CUMULATIVE RELATIONS NETWORK BETWEEN DICTATED WORD, WRITTEN WORD, FIGURE AND SYLLABLES. THE REPERTOIRES OF READING AND DICTATION WERE MONITORED AT THE END OF EACH TEACHING UNIT. THE BEHAVIORAL PROBLEMS WERE ALSO MONITORED BY MEANS OF TEACHER'S REPORT (TRF) AND BY DIRECT OBSERVATION (CLASSROOM VIDEO RECORDING). THE FREQUENCY OF EXTERNALIZING BEHAVIORS REPORTED BY THE TEACHER DECREASED TO P1 AND P2, ALTHOUGH EXPRESSIVELY TO P1, LEAVING THE CLINICAL SCORE. BEHAVIOR PROBLEMS ISSUED BY P3 AND P4 DID NOT DECREASE, HOWEVER THEY HAD ADVANCED TWO TEACHING UNITS AND ACHIEVED OVER 80% OF RIGHT ANSWERS AT THE FINAL DIAGNOSIS OF READING AND WRITING. FUTURE RESEARCH SHOULD DETERMINE WHETHER AND UNDER WHAT CONDITIONS THE RESULTS OBTAINED BY P1 AND P2 WOULD BE REPLICABLE, CLARIFYING THE RELATIONSHIP BETWEEN BEHAVIOR PROBLEMS AND ACADEMIC PROBLEMS.
Arquivo:
DIS_MEST20140825_GUIDUGLI PRISCILA MEIRELES.pdf
Tamanho:
4910 Kb (4910235 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/09/2014 ÀS 10:28:10
Atualizado:
26/09/2014 ÀS 10:28:10
Visitas:
1045
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 15:57:16
Downloads:
40
Último Download em :
08/12/2021 ÀS 14:38:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por