Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SUA CONSTRUÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: COMPREENDENDO CONTRADIÇÕES PELOS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor:
SOUZA, DANIELE CRISTINA DE
Email:
danicatbio@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Dr. NASCIMENTO JUNIOR, ANTONIO FERNANDES
Data de Defesa:
17/03/2014
Palavras-Chave (PT):
COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA
COMPROMISSO POLÍTICO
CONTRADIÇÕES
CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
PRÁXIS TRANSFORMADORA
Resumo Original (PT):
NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PRESENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO TERRITÓRIO NACIONAL PREDOMINAM PRÁTICAS FRAGILIZADAS, DESCONECTADAS DO CURRÍCULO ESCOLAR E SUSTENTADAS EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO CONSERVACIONISTA E PRAGMÁTICA. PROCURANDO CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DESTAS LIMITAÇÕES E CONSIDERANDO A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMO UM CAMINHO PARA QUE OS DETERMINANTES DESTAS SEJAM IDENTIFICADOS E COMPREENDIDOS, NOSSO OBJETIVO CENTRAL FOI COMPREENDER UM CONTEXTO FORMATIVO EM SUAS CONTRADIÇÕES, VISANDO À PROPOSIÇÃO DE ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE FAVORECESSEM A CONSTRUÇÃO DA EA CRÍTICA NA ESCOLA. NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO PARA COMPREENSÃO DO MOVIMENTO DO REAL EM SUA TOTALIDADE E CONTRADIÇÕES FOI O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. FOCAMOS AS INSTITUIÇÕES, AS IDEIAS, OS AGENTES E OS RITUAIS PEDAGÓGICOS VISUALIZADOS NA TOTALIDADE SOCIAL. BUSCAMOS APORTES NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E REFLETIMOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEFENDENDO A CONFIGURAÇÃO DE UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA. A PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO, OCORREU NO CONTEXTO DE UM PROJETO DO PROGRAMA NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP- BAURU (SP), CUJAS INTERVENÇÕES OCORRERAM EM DOIS ANOS LETIVOS. A PRIMEIRA FASE SE CONCRETIZOU COMO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, VINCULADO A UM ÓRGÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, VISANDO À PROBLEMATIZAÇÃO DO CURRÍCULO OFICIAL E DA EA CRÍTICA NA ESCOLA. COLETAMOS DADOS PELOS REGISTROS ESCRITOS DOS PROFESSORES, NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO. ANALISAMOS O CURRÍCULO OFICIAL E OS DOCUMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO. ESTA FASE NOS TROUXE ELEMENTOS REPRESENTANTES DAS INTERVENÇÕES DE CONTROLE DO ESTADO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E NAS PRÁTICAS ESCOLARES, O QUE NÃO FAVORECE A SUPERAÇÃO DE SUAS LIMITAÇÕES, POIS ESTÃO VOLTADAS PARA GARANTIR A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO, DA FORMA SUGERIDA PELA POLÍTICA VINCULADA AO CURRÍCULO OFICIAL. ENCONTRAMOS COERÊNCIA ENTRE AS IDEIAS DO CURRÍCULO OFICIAL COM RELAÇÃO À EA E À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO CURSO, ASSIM, EMBORA EXISTAM CONFLITOS E NEGAÇÃO DO QUE É PRESCRITO PELO ESTADO, HÁ NA ESCOLA O REFORÇO À PREDOMINÂNCIA DA EA QUE NÃO SE FAZ PELA CRÍTICA SOCIAL. MUITOS PROFESSORES DEMONSTRARAM INTERESSE EM AVANÇAR EM SUAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, MAS INDICARAM NÃO DISPOR DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA TANTO. NA SEGUNDA INTERVENÇÃO, DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, FOCAMOS O CONHECIMENTO DA REALIDADE ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DA ABORDAGEM DO TEMA VIOLÊNCIA NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE JUNTO A UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DO DIÁRIO DE CAMPO, REGISTROS ESCRITOS DOS ALUNOS, FOTOS, VÍDEOS E UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. PUDEMOS RECONHECER QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PREDOMINANTES NA ESCOLA FAVORECEM A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER E SUBMISSÃO, O QUE FOI DEBATIDO PELA QUESTÃO DA ?VIOLÊNCIA SIMBÓLICA?, EMBORA HAJA ESPAÇO PARA PRÁTICAS QUE ESCAPEM A ESTA TENDÊNCIA E AO CONTROLE CURRICULAR. REFLETIMOS SOBRE A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA E O COMPROMISSO POLÍTICO DO PROFESSOR COM RESPEITO A ESTAS QUESTÕES, FINALIZANDO COM APONTAMENTOS SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E A POSTURA DE PROFESSORES COMO SUBSÍDIOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS DA PRÁXIS E DE CLASSE, ESSENCIAIS AO PROFESSOR PARA UMA ATUAÇÃO QUE VIABILIZE A CONSTRUÇÃO DA EA CRÍTICA NA ESCOLA PÚBLICA.
Título (EN):
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ITS CONSTRUCTION IN PUBLIC SCHOOL: UNDERSTANDING CONTRADICTIONS BY PATHS OF TEACHER TRAINING
Palavras-Chave (EN):
CONTRADICTIONS
OFFICIAL CURRICULUM OF THE STATE OF SÃO PAULO
PEDAGOGICAL COMPETENCE
POLITICAL COMMITMENT
SECONDARY SCHOOL AND HIGH SCHOOL
TRANSFORMATIVE PRAXIS
Resumo Original (EN):
IN THE ENVIRONMENTAL EDUCATION (EE) PUBLIC SCHOOLS IN BRAZIL VULNERABLE PRACTICES PREDOMINATE, DISCONNECTED FROM THE SCHOOL CURRICULUM AND BASED IN A CONSERVATIONIST AND PRAGMATIC OF EDUCATION PERSPECTIVE. LOOKING FOR HELP TO OVERCOME THESE LIMITATIONS AND CONSIDERING THE NEED FOR TEACHER TRAINING, BEING A WAY FOR THESE DETERMINANTS ARE IDENTIFIED AND UNDERSTOOD , OUR MAIN OBJECTIVE WAS TO UNDERSTAND A FORMATIVE CONTEXT IN ITS CONTRADICTIONS , AIMING AT PROPOSING THEORETICAL AND METHODOLOGICAL ELEMENTS FAVORED THE CONSTRUCTION OF CRITICAL ENVIRONMENTAL SCHOOL . THE THEORETICAL FRAMEWORK FOR UNDERSTANDING THE MOVEMENT OF THE REAL CONTRADICTIONS IN ITS ENTIRETY WAS THE HISTORICAL AND DIALECTICAL MATERIALISM. WE FOCUS ON INSTITUTIONS, IDEAS, AGENTS AND SUPERVISORS RITUALS THAT MUST BE VIEWED IN THE SOCIAL TOTALITY. WE SEEK CONTRIBUTIONS IN THE HISTORICAL- CRITICAL PEDAGOGY AND REFLECT ON THE TRAINING OF TEACHERS AND ADVOCATING A TRANSFORMATIVE PRAXIS. THE FIELD RESEARCH, A QUALITATIVE ONE, OCCURRED IN THE CONTEXT OF A PROJECT OF THE ?PROGRAMA NÚCLEO DE ENSINO? UNESP - BAURU (SP), WHOSE INTERVENTIONS OCCURRED IN TWO ACADEMIC YEARS. THE FIRST WAS A TRAINING EDUCATION COURSE, LINKED TO AN AGENCY OF THE SECRETARY OF EDUCATION OF THE STATE OF SÃO PAULO, AIMED AT PROBLEMATIZATION THE OFFICIAL CURRICULUM AND OF CRITICAL EE IN SCHOOL. WE COLLECTED DATA RECORDS WRITTEN TEACHER?S, OF PARTICIPANT OBSERVATION AND NOTES IN A FIELD JOURNAL. WE ANALYZED THE CURRICULUM OFFICIAL AND DOCUMENTS ON TEACHER EDUCATION IN THE STATE. THIS PHASE BROUGHT IN ELEMENTS ABOUT INTERVENTIONS REPRESENTATIVES OF STATE CONTROL IN TEACHER TRAINING AND SCHOOL PRACTICE, WHICH IS NOT CONDUCIVE TO OVERCOMING ITS LIMITATIONS AS ARE AIMED AT ENSURING THE REPRODUCTION OF THE CONTENT AND THE FORM SUGGESTED BY THE POLICY LINKED TO THE OFFICIAL CURRICULUM. WE FOUND CONSISTENCY BETWEEN THE OFFICIAL CURRICULUM IDEAS WITH REGARD TO EE AND TO ENVIRONMENTAL ISSUES AND THE CONCEPTS AND PRACTICES OF TEACHERS PARTICIPATING IN THE COURSE, SO ALTHOUGH THERE ARE CONFLICTS AND DENIAL OF WHAT IS PRESCRIBED BY THE STATE , THE SCHOOL STRENGTHENING THE DOMINANCE OF THE EE THAT NOT MADE BY SOCIAL CRITICISM. MANY TEACHERS HAVE EXPRESSED INTEREST IN MOVING FORWARD IN THEIR CONCEPTIONS AND PRACTICES, BUT INDICATED LACK THE INFORMATION NECESSARY TO DO SO. IN THE SECOND INTERVENTION, DEVELOPED IN A PUBLIC SCHOOL, WE FOCUS ON THE KNOWLEDGE OF THE SCHOOL ENVIRONMENT AND THEIR SOCIAL RELATIONS FROM THE APPROACH TO THE TOPIC VIOLENCE IN SCHOOL, ESPECIALLY WITH A TEACHER. WE USED PARTICIPANT OBSERVATION, FIELD DIARY, WRITTEN STUDENT RECORDS, PHOTOS, VIDEOS AND A SEMI STRUCTURED INTERVIEW. WE RECOGNIZED THAT PREVAILING EDUCATIONAL PRACTICES IN SCHOOLS FAVOR THE REPRODUCTION OF THE RELATIONS OF POWER AND SUBMISSION, WHICH WAS DISCUSSED BY THE QUESTION OF "SYMBOLIC VIOLENCE", ALTHOUGH THERE IS ROOM FOR PRACTICES WHICH ARE EXEMPT FROM THIS TREND AND CURRICULUM CONTROL. WE FINALIZED WITH THE REFLECTION ABOUT ON THE PEDAGOGICAL COMPETENCE AND THE POLITICAL COMMITMENT OF THE TEACHER WITH RESPECT TO THESE ISSUES, WITH NOTES ON TRAINING PROCESSES AND TEACHERS POSTURE AS SUBSIDIES FOR THE CONSTRUCTION OF THE CONSCIENCES OF PRAXIS AND CLASS, THE ESSENTIAL TO TEACHERS FOR A PERFORMANCE THAT MAKES POSSIBLE THE CONSTRUCTION OF CRITICAL EE IN THE SCHOOL.
Arquivo:
TES_DOUT20140317_SOUZA DANIELE CRISTINA DE.pdf
Tamanho:
3609 Kb (3609821 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/09/2014 ÀS 11:11:11
Atualizado:
17/09/2014 ÀS 11:11:11
Visitas:
550
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:23:52
Downloads:
11
Último Download em :
11/06/2022 ÀS 23:36:01
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por