Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
INTERAÇÕES ENTRE DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA EM GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO.
Autor:
SILVA, JOÃO RICARDO NEVES DA
Email:
jricardo.fisica@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. OSTERMANN, FERNANDA
Dr. MUHL, ELDON HENRIQUE
Dr. RABONI, PAULO CÉSAR DE ALMEIDA
Data de Defesa:
07/08/2014
Palavras-Chave (PT):
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO
LICENCIATURA EM FÍSICA
TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
Resumo Original (PT):
APRESENTAMOS AQUI OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO QUE TEVE POR INTENÇÃO PROMOVER ESPAÇOS DE POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA ENTRE OS DOCENTES DE DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA A FIM DE PLANEJAREM SUAS DISCIPLINAS EM CONJUNTO. A PARTIR DOS PRINCIPAIS REFERENCIAIS ORIUNDOS DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, COM ESPECIAL ATENÇÃO ÀS PREMISSAS TEÓRICAS DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO, DE JÜRGEN HABERMAS, FOI POSSÍVEL TRAÇAR UM CENÁRIO DE CRISE DE RACIONALIDADE NA FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA NO BRASIL E, PAUTADOS NAS RECOMENDAÇÕES DESSES MESMOS REFERENCIAIS E DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO, DAR INICIO A UM GRUPO DE PLANEJAMENTO CONJUNTO (GPC) COM PROFESSORES DE DISCIPLINAS ESPECIFICAS DE FÍSICA E UMA DISCIPLINA DE ENSINO PARA DISCUTIREM ?A RELAÇÃO ENTRE SUAS DISCIPLINAS NA CONCRETIZAÇÃO DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA?. TODAS AS REUNIÕES DESENVOLVIDAS AO LONGO DE UM ANO LETIVO NOS DOIS GPC FORAM GRAVADAS, TRANSCRITAS E ANALISADAS SOB OS AUSPÍCIOS DA UM RECURSO METODOLÓGICO DE ANÁLISE DAS INTERAÇÕES INTERSUBJETIVAS DE INFLUÊNCIA HABERMASIANA, DESENVOLVIDO ESPECIFICAMENTE PARA ESTE TRABALHO. SISTEMATIZAMOS UMA SÉRIE DE CARACTERÍSTICAS DOS TRABALHOS EM GRUPO E IDENTIFICAMOS UM CONJUNTO DE ELEMENTOS DO PROCESSO COMUNICATIVO QUE DESCREVEM AS POSSIBILIDADES ADVINDAS DA FORMAÇÃO DE GPCS ENTRE DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA. AS CONCLUSÕES SE RELACIONAM ÀS CONSTRUÇÕES CONJUNTAS EMPREENDIDAS, AOS CONTEXTOS LOCAIS DOS GPCS, AO PAPEL DAS COORDENAÇÕES DE AÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DE UM GPC E À POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO DESSES GRUPOS ÁS CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO COMUNICATIVO DESENVOLVIDO EM AMBOS OS GRUPOS. AS CONSTRUÇÕES CONJUNTAS SURGIDAS NOS GRUPOS APONTAM PARA A DEFESA DA FORMAÇÃO DE GPCS NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA COMO FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO QUE LECIONA NESTES CURSOS.
Título (EN):
THE INTERACTIONS AMONG TEACHERS OF THE PHYSICS? EDUCATION COURSES IN A JOINT PLANNING GROUP: AN ANALYSIS FROM THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION.
Palavras-Chave (EN):
JOINT PLANNING GROUPS
PHYSICS EDUCATION COURSES
TEACHING AT THE UNIVERSITY
THEORIE OF COMMUNICATIVE ACTION
Resumo Original (EN):
HERE WE PRESENTS THE RESULTS OF A PHD RESEARCH THAT THE INTENTION WAS TO PROMOTE A SPACE OF COMMUNICATIVE INTERACTION AMONG TEACHERS FROM TWO DEGREE COURSES IN PHYSICS IN ORDER TO PLAN THEIR CLASSES TOGETHER. THE MAIN REFERENCES ORIGINATED FROM THE CRITICAL THEORY OF SOCIETY, WITH SPECIAL ATTENTION TO THE THEORETICAL ASSUMPTIONS OF THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION, BY JÜRGEN HABERMAS, IT WAS POSSIBLE TO DRAW A CRISIS OF RATIONALITY IN THE FORMATION OF DEGREE IN PHYSICS IN BRAZIL AND, GUIDED BY THE RECOMMENDATIONS OF THOSE THEORETICAL FRAMEWORKS AND THEMETHODOLOGY OF ACTION-RESEARCH, START A JOINT PLANNING GROUP (JPG) WITH TEACHERS FROM SPECIFIC DISCIPLINES OF PHYSICS AND PHYSICS EDUCATION AND TO DISCUSS "THE RELATIONSHIP AMONG THE DISCIPLINES IN DELIVERING A PROJECT TO TRAIN FUTURE PHYSICS TEACHERS ." ALL MEETINGS HELD OVER A YEAR OF CLASSES WITH TWO JPG WERE RECORDED, TRANSCRIBED AND ANALYZED UNDER THE AUSPICES OF METHODOLOGICAL RESOURSE FOR THE ANALYSIS OF INTERSUBJECTIVE INTERACTIONS BY HABERMASIAN INFLUENCES, DEVELOPED SPECIFICALLY FOR THAT RESEARCH. WE SYSTEMATIZE A SET OF CHARACTERISTICS OF THE WORKS IN GROUP AND IDENTIFIED A SET OF ELEMENTS OF THE COMMUNICATIVE PROCESS THE DESCRIBE THE POSSIBILITIES ARISING FROM THE FORMATION OF CPGS AMONG TEACHERS OF THE DEGREE IN PHYSICS. THE CONCLUSIONS RELATE TO JOINT CONSTRUCTIONS MADE BY THE GROUPS, AT LOCAL CONTEXTS OF JPGS, THE INFLUENCE OF THE COORDINATIONS OF ACTIONS IN THE DEVELOPMENT OF A JPG AND THE POSSIBLE EXTENSION OF THESE GROUPS, THE CHARACTERISTICS OF COMMUNICATION PROCESS DEVELOPED IN BOTH GROUPS, AND OTHERS. THE JOINT CONSTRUCTIONS ARISING IN GROUPS POINT TO THE DEFENSE OF THE FORMATION OF JPGS IN DEGREE COURSES IN PHYSICS LIKE A PROCESS OF FORMATION OF THE PROFESSORS OF THESE COURSES.
Arquivo:
TES_DOUT20140807_SILVA JOAO RICARDO NEVES DA.pdf
Tamanho:
6757 Kb (6757215 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/09/2014 ÀS 11:00:16
Atualizado:
17/09/2014 ÀS 11:00:16
Visitas:
697
Última Visita em :
28/04/2024 ÀS 08:40:31
Downloads:
56
Último Download em :
28/04/2024 ÀS 08:40:57
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por