Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
GESTAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO E A ABORDAGEM DA GEOMETRIA
Autor:
KOCHHANN, MARIA ELIZABETE RAMBO
Email:
mkochhann@dte.ua.pt
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. UTSUMI, MIRIAN CARDOSO
Drª. PASSOS, CARMEN LUCIA B.
Drª. DARSIE, MARTA MARIA PONTIN
Data de Defesa:
28/09/2007
Palavras-Chave (PT):
CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
GEOMETRIA
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO, O GESTAR - GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. O PROBLEMA DE PESQUISA INVESTIGADO FOI: EM QUE MEDIDA UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GESTAR, CONTRIBUI: 1- PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MAIS SÓLIDOS E POSITIVOS EM RELAÇÃO À GEOMETRIA; 2- PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA ADEQUADA AOS PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA. O REFERENCIAL TEÓRICO PAUTOU-SE EM ESTUDOS E PESQUISAS RELACIONADAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, À FORMAÇÃO CONCEITUAL E AO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS. FORAM SUJEITOS DO ESTUDO DOZES DOCENTES EM EXERCÍCIO DE DUAS ESCOLAS DE RONDONÓPOLIS-MT. O LEVANTAMENTO DE DADOS ENVOLVEU O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS: PRÉ-TESTE, DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA QUE ENVOLVIA O PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO FINAL UM PÓS-TESTE. COM O TÉRMINO DA INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS NOTAS OBTIDAS NO PÓS-TESTE, FORAM SIGNIFICATIVAMENTE MAIS ELEVADAS DO QUE AS ANTERIORES À CAPACITAÇÃO EM AMBAS AS UNIDADES ESCOLARES. EVIDENCIOU-SE UMA MELHORA NAS AULAS MINISTRADAS PELOS PROFESSORES QUANDO PRECEDIDAS POR UM PLANEJAMENTO ADEQUADO, FRUTO DA REFLEXÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA DESENVOLVIDA AO LONGO DO GESTAR. DIANTE DISSO, NO CASO DOS SUJEITOS INVESTIGADOS O GESTAR CONTRIBUIU PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONTEÚDOS E PRÁTICAS ELENCADAS NO PROJETO.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTUAL, OPERATIONAL, AND POSTURAL CONTENTS
GEOMETRY
MATHEMATICS EDUCATION
TEACHERS CONTINUING FORMATION
Resumo Original (EN):
THIS PAPER AIMS TO INVESTIGATE THE POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF A TEACHER ON DUTY FORMATION PROJECT, THE GESTAR- SCHOOL LEARNING MANAGEMENT TO THE CONTENT DEVELOPMENT IN THESE TEACHERS. THIS WAS THE RESEARCH PROBLEM: IN WHAT EXTENT DOES A TEACHER ON DUTY FORMATION PROGRAM IN THE FIRST YEARS OF FUNDAMENTAL TEACHING GESTAR, CONTRIBUTES: 1- TO THE DEVELOPMENT OF CONCEPTS, MORE SOLID AND POSITIVE ATTITUDES AND PROCEDURES IN RELATION TO GEOMETRY; 2- TO AN ADEQUATE COURSE PRACTICE TO THE PROGRAM PRINCIPLES AND ORIENTATIONS? SO, THE THEORETICAL REFERENTIAL WAS BASED IN STUDIES AND RELATED RESEARCH THE RESOLUTION OF PROBLEMS, CONCEPTUAL FORMATION AND TO THE DEVELOPMENT OF POSTURAL AND PROCEDURAL CONTENTS. THE SURVEY INVOLVED THE USE OF DIFFERENT INSTRUMENTS IN THREE DISTINCT MOMENTS: PRE-TEST; PROPOSAL DEVELOPMENT; AND POST-TEST. THE RESEARCH PARTICIPANTS WERE TWELVE TEACHERS FROM TWO SCHOOLS IN RONDONÓPOLIS-MT. THE RESULTS SHOW THAT AFTER THIS PROGRAM THEIR GRADES WERE SIGNIFICANTLY SUPERIOR TO THE ONES BEFORE THIS PROGRAM, IN BOTH SCHOOLS. THE OBSERVED CLASSES SHOWED, WHEN FOLLOWED BY GOOD PLANNING, POSSIBILITIES OF SIGNIFICANT LEARNING BY THE STUDENTS, IN GENERAL BECAUSE OF THE KINDS OF ACTIVITIES, THE GEOMETRIC PERCEPTION AND THE METHODOLOGICAL ALTERATION WORKED. THIS WAY THE GESTAR CONTRIBUTES TO THE CONTENT DEVELOPMENT IN THE STUDIED ASPECTS AND TO MAKE A TEACHER WHO IS ABLE TO USE THE PROGRAM PRINCIPLES AND ORIENTATIONS.
Arquivo:
TES_DOUT20070928_KOCHHANN MARIA ELIZABETE RAMBO.pdf
Tamanho:
5453 Kb (5453814 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
03/12/2007 ÀS 18:28:07
Atualizado:
03/12/2007 ÀS 18:28:07
Visitas:
1792
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 19:56:12
Downloads:
184
Último Download em :
03/10/2022 ÀS 22:03:17
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por