Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
AZEVEDO, MICHELLE FRANCISCO DE
Email:
michelleazevedo2005@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MENEGHETTI, RENATA CRISTINA GEROMEL
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. SOUSA, MARIA DO CARMO DE
Drª. MENEGHETTI, RENATA CRISTINA GEROMEL
Data de Defesa:
27/05/2014
Palavras-Chave (PT):
ANOS INICIAIS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
APESAR DO GRANDE INCENTIVO EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUANTO AO USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, É POSSÍVEL OBSERVAR UM DÉFICIT NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL1 NO QUE SE REFERE A ESTE QUESITO. OCORRE QUE NA PRÁTICA ISSO TEM REFLEXO NA SALA AULA, UMA VEZ QUE AQUELES PROFESSORES QUE NÃO FORAM FORMADOS PARA ATUAR UTILIZANDO DIFERENTES METODOLOGIAS, MUITAS VEZES NÃO UTILIZARÃO ESSAS DIFERENTES METODOLOGIAS COM SEUS ALUNOS. DESSA FORMA, OS ALUNOS ESTUDAM MUITO POUCO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO, FICANDO MAIS NO ENSINO COM EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS SEGUIDO DE EXERCÍCIOS SOBRE OS CONTEÚDOS EXPOSTOS. NOSSA QUESTÃO DE PESQUISA NESTA INVESTIGAÇÃO FOI: ?DE QUE MANEIRA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA EM MATEMÁTICA, TAL COMO A DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, NA QUAL O ALUNO TEM UM PAPEL MAIS ATIVO, PODERIA SER DESENVOLVIDA DE MODO A FAVORECER O ENSINO E A APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS?? PARA RESPONDÊ-LA, APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CARÁTER MAIS ABERTO, PARA SER TRABALHADA JUNTO A ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; OS QUAIS ESTÃO PAUTADOS EM ALLEVATO E ONUCHIC (2009). TAIS ATIVIDADES FORAM APLICADAS JUNTO A CINCO TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP. TAMBÉM FORAM APLICADOS AOS ALUNOS DESSAS TURMAS UM DIAGNÓSTICO INICIAL E UM FINAL, BEM COMO UM QUESTIONÁRIO FINAL PARA COMPREENSÃO DE SUAS PERCEPÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES E O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL. AS PROFESSORAS DESSAS TURMAS TAMBÉM RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO NO INÍCIO DA PESQUISA, SOBRE SUA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, JORNADA DE TRABALHO, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E ABORDAGENS ALTERNATIVAS DE ENSINAR MATEMÁTICA; E UM QUESTIONÁRIO FINAL SOBRE A ABORDAGEM APLICADA NAS AULAS E O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL. COMO RESULTADO OBSERVAMOS QUE TANTO OS ALUNOS COMO AS PROFESSORAS, EM SUA MAIORIA, GOSTARAM DAS ATIVIDADES QUE FORAM TRABALHADAS EM SALA DE AULA E TAMBÉM DO USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL. O MATERIAL MANIPULÁVEL UTILIZADO PARA TAIS ATIVIDADES FOI A TÁBUA QUADRICULADA GEOPLANAR (TQG). TAL MATERIAL PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS NAS QUAIS OS ALUNOS PUDERAM EXPLORAR E UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS (BARBANTES, LÁPIS DE ESCREVER, LÁPIS DE COR) E AINDA, RESOLVER AS ATIVIDADES POR DIFERENTES MANEIRAS. COM A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS DOS ALUNOS, PERCEBEMOS QUE OS MESMOS ENVOLVERAM-SE COM AS TAREFAS APRESENTADAS E A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL, JUNTAMENTE COM A METODOLOGIA APLICADA E ISSO FAVORECEU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS FOCADOS. ANALISANDO OS QUESTIONÁRIOS DAS PROFESSORAS, VEMOS QUE ELAS GOSTARAM MUITO DO MATERIAL E DA ABORDAGEM UTILIZADA NAS AULAS E QUE, SEGUNDO ELAS, O USO DA TQG FAVORECEU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, MOTIVANDO-OS A ESTUDAREM E A FAZEREM AS ATIVIDADES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DIDACTIC MATERIALS MANIPULATIVES
ELEMENTARY EDUCATION
INITIALS YEARS
MATHEMATICS EDUCATION
PROBLEM SOLVING
Resumo Original (EN):
DESPITE THE GREAT ENCOURAGEMENT IN OFFICIAL DOCUMENTS REGARDING THE USE OF DIFFERENT METHODOLOGIES FOR TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS, IT IS POSSIBLE TO OBSERVE THERE IS A DEFICIT IN THE INITIAL AND CONTINUING TRAINING OF TEACHERS WHO ACT IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL ABOUT THIS QUESTION. IT HAPPENS THAT IN PRACTICE THIS IS REFLECTED IN THE CLASSROOM, SINCE THOSE TEACHERS WHO WERE NOT TRAINED TO OPERATE USING DIFFERENT METHODOLOGIES OFTEN DO NOT USE THESE DIFFERENT METHODS WITH THEIR STUDENTS. THUS, STUDENTS STUDY VERY LITTLE THROUGH ALTERNATIVE TEACHING METHODOLOGIES, GETTING MORE EXPOSURE WITH THE TEACHING OF CONTENT FOLLOWED BY EXERCISES ON THE CONTENTS EXPOSED. OUR RESEARCH QUESTION IN THIS INVESTIGATION WAS: ?HOW AN ALTERNATIVE PEDAGOGICAL PROPOSAL IN MATHEMATICS, SUCH AS PROBLEM SOLVING, IN WHICH THE STUDENT HAS A MORE ACTIVE ROLE, COULD BE DEVELOPED IN A MANNER CONDUCIVE TO TEACHING AND LEARNING THAT DISCIPLINE IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL THROUGH THE USE OF MANIPULATIVE TEACHING MATERIALS?? TO ANSWER THIS QUESTION, WE PROPOSE DIDACTICS ACTIVITIES OF MATHEMATICS WITH THE USE MANIPULATIVES DIDACTIC MATERIALS BY SOLVING PROBLEMS WITH MORE OPEN CHARACTER, TO BE DISCUSSED WITH THE STUDENTS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL; WHICH ARE GUIDED BY ALLEVATO AND ONUCHIC (2009). SUCH ACTIVITIES WERE APPLIED WITH FIVE CLASSROOMS OF THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN TWO PUBLIC SCHOOLS LOCATED IN SÃO CARLOS/SP. STUDENTS IN THESE CLASSROOMS AN INITIAL AND A FINAL DIAGNOSIS WERE ALSO APPLIED , AND A FINAL QUESTIONNAIRE TO UNDERSTAND THEIR PERCEPTIONS ABOUT THE ACTIVITIES AND THE USE OF MANIPULATIVES MATERIALS . THE TEACHERS OF THESE CLASSES ALSO COMPLETED A QUESTIONNAIRE AT THE RESEARCH BEGINNING, ABOUT THEIR CONTINUING TRAINING, WORKLOAD, USE OF MANIPULATIVES LEARNING MATERIALS AND ALTERNATIVE APPROACHES TO TEACHING MATHEMATICS; AND A FINAL QUESTIONNAIRE ON THE APPROACH APPLIED IN THE CLASSROOM AND THE USE OF MANIPULATIVES MATERIALS. AS A RESULT, WE OBSERVE THAT BOTH THE STUDENTS AND THE TEACHERS MOSTLY ENJOYED THE ACTIVITIES THAT WERE WORKED ON IN THE CLASSROOM AND ALSO THE USE OF MANIPULATIVES MATERIALS. THE MANIPULATIVES MATERIALS USED FOR SUCH ACTIVITIES WAS THE CHECKERED BOARD GEOPLANAR (CBG). SUCH MATERIAL ENABLED THE DEVELOPMENT OF DIFFERENT ACTIVITIES IN WHICH STUDENTS COULD EXPLORE AND USE DIFFERENT MATERIALS (STRINGS, PENCILS, COLORED PENCILS) AND ALSO SOLVING ACTIVITIES IN DIFFERENT WAYS. WITH THE ANALYSIS OF QUESTIONNAIRES FROM STUDENTS, WE REALIZED THAT THEY WERE INVOLVED WITH THE TASKS PRESENTED AND THE USE OF THE MATERIAL ALONG WITH THE METHODOLOGY APPLIED AND THIS FAVORED THE LEARNING OF STUDENTS WITH THE CONCEPTS FOCUSED. ANALYZING THE QUESTIONNAIRES OF TEACHERS, WE SEE THAT THEY LOVED THE MATERIAL AND THE APPROACH USED IN THE CLASSROOM AND THAT ACCORDING TO THEM, THE USE OF CBG FAVORED THE LEARNING OF STUDENTS, MOTIVATING THEM TO STUDY AND TO DO THE ACTIVITIES.
Arquivo:
DIS_MEST20140527_AZEVEDO MICHELLE FRANCISCO DE.pdf
Tamanho:
2651 Kb (2651679 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/09/2014 ÀS 09:43:17
Atualizado:
17/09/2014 ÀS 09:43:17
Visitas:
888
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 15:58:56
Downloads:
33
Último Download em :
09/08/2021 ÀS 13:26:56
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por