Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS DOCENTES E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO CONTEXTO DE MUDANÇAS CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: UTOPIAS E DESAFIOS
Autor:
BURANELLO, LUCIANA VANESSA DE ALMEIDA
Email:
lucianaburanello@ig.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. KOCHHANN, MARIA ELIZABETE RAMBO
Drª. PRADO, ESTHER PACHECO DE ALMEIDA
Drª. BROCARDO, JOANA MARIA LEITÃO
Data de Defesa:
26/03/2014
Palavras-Chave (PT):
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
CURRÍCULO COMO PRÁXIS
ENSINO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PRÁTICA DO PROFESSOR
REFORMA CURRICULAR
Resumo Original (PT):
A PRESENTE TESE INVESTIGA, NO CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR INICIADA NO ANO DE 2008 PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, QUAIS SÃO OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES POSTAS AOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA QUE REESTRUTUREM, AO ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS, VERSANDO SOBRE A REFORMA CURRICULAR, O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DA SALA DE AULA, RELATOS DESCRITIVOS DO CONTEÚDO GRAVADO EM ÁUDIO E OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DAS PROFESSORAS PESQUISADAS. OS PARTICIPANTES, VINCULADOS A UMA DAS 91 DIRETORIAS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO, FORAM ORGANIZADOS EM TRÊS GRUPOS: EQUIPE GESTORA, DOCENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, E DUAS PROFESSORAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL. POR MEIO DE UMA INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE NO CONTEXTO DE CONFIGURAÇÃO CURRICULAR, À LUZ DA IDEIA DE CURRÍCULO COMO PRÁXIS, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS É UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA POUCO PRESENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA DEVIDO À INFLUÊNCIA DE SUBSISTEMAS POLÍTICO-ADMINISTRATIVOS, PRÁTICO-PEDAGÓGICOS E DE CONTROLE, OS QUAIS, REGULARMENTE, EXPÕEM OS PROFESSORES A UM CENÁRIO DE INTENSO ESFORÇO INTELECTUAL E PSICOLÓGICO. LIDAR COM QUESTÕES COMPLEXAS COMO A PADRONIZAÇÃO DE ENSINO, A DEFASAGEM CONCEITUAL ACENTUADA DOS APRENDIZES, O CURRÍCULO ESTRUTURADO SOB A IDEIA DE REDE E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, HISTORICAMENTE PRESENTES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE QUANDO MANIFESTADAS DURANTE O PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO CURRICULAR, TORNA-SE UM ENTRAVE PARA QUE O ENSINO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SE EFETIVE. EM OUTRAS PALAVRAS: A PARTIR DOS ESTUDOS FUNDAMENTADOS EM HARGREAVES (2002), SACRISTÁN (2000), STERNBERG (2010), POZO (1998), ENTRE OUTROS, SINALIZAMOS PARA O EMPREGO CONTROVERSO QUE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VEM ASSUMINDO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, CONSIDERANDO O CENÁRIO POUCO PROMISSOR PARA QUE ELA SE CONCRETIZE. ASSIM, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PASSA A SER VISTA COMO MAIS UM MECANISMO DE CONTROLE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
Título (EN):
TEACHING PRACTICE AND THE RESOLUTION OF MATH PROBLEMS IN THE CURRICULAR REFORM IN SÃO PAULO STATE: UTOPIES AND CHALLENGES
Palavras-Chave (EN):
CURRICULAR REFORM
CURRICULUM AS PRACTICE
PHENOMENOLOGICAL APPROACH
PROBLEMS RESOLUTION TEACHING
TEACHING PRACTICE
Resumo Original (EN):
IN THE CONTEXT OF CURRICULAR REFORM STARTED IN 2008 BY SÃO PAULO BOARD OF EDUCATION, THE PRESENT THESIS INVESTIGATES THE LIMITS AND POSSIBILITIES OFFERED TO MATH TEACHERS, IN ORDER TO RE-STRUCTURE THEIR TEACHING PRACTICE WHEN DEALING WITH PROBLEMS RESOLUTIONS. QUESTIONNAIRES HAVE BEEN USED TO COLLECT DATA, DISCUSSING THE CURRICULAR REFORM, MATH CURRICULUM AND PROBLEMS RESOLUTION; CLASSROOM FOLLOW-UP FORMS, DESCRIPTIVE ACCOUNTS OF CONTENTS RECORDED IN AUDIO AND NOTES TAKEN IN CLASS DURING RESEARCHED TEACHERS? PRESENTATIONS. THE PARTICIPANTS, LINKED TO ONE OF THE 91 TEACHING COUNCILS IN SÃO PAULO STATE, HAVE BEEN ORGANIZED IN THREE GROUPS: MANAGEMENT TEAM, MATH TEACHERS, AND TWO OTHER TEACHERS FROM THE 9TH GRADE BASIC STATE SCHOOL. THROUGH AN HERMENEUTICAL INTERPRETATION AND PHENOMENOLOGICAL APPROACH, IT HAS BEEN POSSIBLE TO VERIFY THAT IN THE CONTEXT OF CURRICULAR CONFIGURATION, AND BEARING IN MIND THE IDEA OF A CURRICULUM AS PRACTICE, PROBLEMS RESOLUTIONS IS A METHODOLOGICAL PERSPECTIVE THAT IS HARDLY EVER FOUND IN MATH CLASSES, DUE TO THE INFLUENCE OF SUB-SYSTEMS, POLITICAL-ADMINISTRATIVE AND PEDAGOGICAL, WHICH FREQUENTLY EXPOSE TEACHERS TO INTENSE INTELLECTUAL AND PSYCHOLOGICAL EFFORT. DEALING WITH COMPLEX ISSUES SUCH AS TEACHING STANDARDIZATION, LACK OF CONCEPT FROM STUDENTS, A CURRICULUM STRUCTURE BASED ON THE IDEA OF A NETWORK, AND THE CONTROL OF PEDAGOGICAL PRACTICE, HISTORICALLY PRESENT AT PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES, MAINLY DURING THE PROCESS OF CURRICULAR CONFIGURATION, BECOMES AN OBSTACLE FOR THE TEACHING OF PROBLEM RESOLUTION TO COME TRUE. IN OTHER WORDS, FROM STUDIES BASED ON HARGREAVES (2002), SACRISTÁN (2000), STERNBERG (2010), POZO (1998), AMONG OTHERS, WE POINT OUT THE CONTROVERSIAL EMPLOYMENT OF PROBLEMS RESOLUTIONS IN MATH CLASSES, CONSIDERING HOW LITTLE PROMISING THE SCENERY IS FOR IT TO BECOME A REALITY. THUS, PROBLEMS RESOLUTION STARTS BEING SEEN AS AN ADDITIONAL MECHANISM IN THE CONTROL OF PEDAGOGICAL PRACTICE FOR MATH TEACHERS.
Arquivo:
TES_DOUT20140326_BURANELLO LUCIANA VANESSA DE ALMEIDA.pdf
Tamanho:
5319 Kb (5319451 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/09/2014 ÀS 15:58:49
Atualizado:
11/09/2014 ÀS 15:58:49
Visitas:
1095
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 07:53:50
Downloads:
25
Último Download em :
10/07/2023 ÀS 02:07:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por