Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA RACIONALIDADE COMUNICATIVA: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autor:
FAGUNDES, ANDRÉA VASSALLO
Email:
andrea.63@globo.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. FERREIRA, MARIA ELISA CAPUTO
Drª. GOULART, CECILIA MARIA ALDIGUERI
Data de Defesa:
15/08/2012
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
FORMAÇÃO CONTINUADA
LITERATURA INFANTIL
RACIONALIDADE COMUNICATIVA
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR COMO A AÇÃO COMUNICATIVA É ESTABELECIDA EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE PROCURA RECONHECER AS POSSIBILIDADES DE USO DA LITERATURA INFANTIL EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO, REALIZADO COM PROFESSORAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF, FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA RACIONALIDADE COMUNICATIVA E IDENTIFICOU OS ATOS INTERATIVOS E ATOS DE FALA ESTABELECIDOS, RETRATANDO, COMO SÍNTESE, O PERCURSO DIALÓGICO REALIZADO. A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS SERVIU COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, ATRAVÉS DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ENQUANTO PROCESSO EMANCIPATÓRIO, QUE SE TRADUZ NAS DIVERSAS MARCAS DISCURSIVAS ESTABELECIDAS EM PROCESSOS INTERATIVOS E DIALÓGICOS. OS DADOS FORAM COLETADOS E ANALISADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS (INICIAL E FINAL), REALIZADAS INDIVIDUALMENTE, E A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO, ESPAÇO EM QUE AS PROFESSORAS PROCURARAM, INICIALMENTE, ARTICULAR A BASE TEÓRICA OFERECIDA COM A PRÁTICA DE SALA DE AULA, SOB UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO. POSTERIORMENTE, ELABORARAM, DESENVOLVERAM E ANALISARAM AULAS DE CIÊNCIAS, A PARTIR DO USO DA LITERATURA INFANTIL, TENDO A GRADE CURRICULAR DO COLÉGIO COMO NORTEADORA DO TEMA A SER DESENVOLVIDO. COMO RESULTADO DESTE TRABALHO, PUDEMOS RECONHECER COMO O PROFESSOR, PARA SE POSICIONAR DIANTE DO ASSUNTO, ESTABELECE INTERAÇÕES E FALAS, NUM PERCURSO DIALÓGICO. PERCEBEMOS, TAMBÉM, ATRAVÉS DO DISCURSO DAS PROFESSORAS, A RIQUEZA DE PROPOSTAS DE USO DA LITERATURA INFANTIL EM AULAS DE CIÊNCIAS, DESENVOLVIDAS EM PROCESSOS COLETIVOS. CONCLUÍMOS, AO FINAL DESTA PESQUISA, QUE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESSA NATUREZA PODEM CONTRIBUIR PARA A AUTONOMIA E A EMANCIPAÇÃO DO PROFESSOR, A PARTIR DE ANÁLISE E RECONSTRUÇÃO CRÍTICA DA PRÁTICA DOCENTE.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
CHILDREN LITERATURE
COMMUNICATIVE RATIONALITY
CONTINUING FORMATION
TEACHING OF NATURAL SCIENCES
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH HAS AIMED TO INVESTIGATE HOW THE COMMUNICATIVE ACTION IS ESTABLISHED IN A PROCESS OF CONTINUING FORMATION THAT LOOKS FORWARD TO RECOGNIZE THE POSSIBILITIES OF USING CHILDREN LITERATURE IN NATURAL SCIENCES CLASSES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL. THIS FORMATION PROCESS, REALIZED WITH TEACHERS FROM COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII / UFJF, WAS DEVELOPED FROM THE PERSPECTIVE OF COMMUNICATIVE RATIONALITY AND IDENTIFIED THE INTERACTIVE ACTS AND ESTABLISHED SPEECH ACTS, SHOWING, AS A SYNTHESIS OF THIS PROCESS, THE DIALOGICAL COURSE REALIZED. THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION BY JÜRGEN HABERMAS SERVED AS THEORETICAL BASIS, THROUGH THE CONCEPTION OF LANGUAGE AS AN EMANCIPATORY PROCESS, WHICH IS TRANSLATED IN DIFFERENT DISCURSIVE MARKS ESTABLISHED IN INTERACTIVE AND DIALOGICAL PROCESSES. THE DATA WAS COLLECTED AND ANALYZED THROUGH INTERVIEWS (INITIAL AND FINAL) PERFORMED INDIVIDUALLY AND THE ESTABLISHMENT OF A FORMATION GROUP, A SPACE WHERE TEACHERS SOUGHT, INITIALLY, TO ARTICULATE THE THEORETICAL BASIS OFFERED TO THE PRACTICE IN THE CLASSROOM, UNDER A CRITICAL AND REFLECTIVE EYE, AND SUBSEQUENTLY THEY DEVELOPED, IMPLEMENTED AND ANALYZED SCIENCE LESSONS FROM THE USE OF CHILDREN LITERATURE, HAVING THE CURRICULUM OF THE SCHOOL AS A GUIDE TO THE THEME TO BE DEVELOPED. AS A RESULT OF THIS WORK, WE COULD RECOGNIZE HOW THE TEACHER, TO STAND ON THE SUBJECT MATTER, ESTABLISHES INTERACTIONS AND SPEECHES IN A DIALOGICAL COURSE. WE HAVE ALSO FOUND OUT, THROUGH THE SPEECH OF TEACHERS, THE RICHNESS OF THE PROPOSALS TO USE CHILDREN LITERATURE IN SCIENCE CLASSES, DEVELOPED IN COLLECTIVE PROCESSES. WE HAVE CONCLUDED, BY THE END OF THIS RESEARCH, THAT CONTINUED FORMATION ACTIONS FROM THIS NATURE CAN CONTRIBUTE TO THE TEACHER AUTONOMY AND EMANCIPATION FROM THE ANALYSIS AND CRITICAL RECONSTRUCTION OF THE TEACHING PRACTICE.
Arquivo:
TES_DOUT20120815_FAGUNDES ANDREA VASSALLO.pdf
Tamanho:
5385 Kb (5385668 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/09/2014 ÀS 15:24:33
Atualizado:
11/09/2014 ÀS 15:24:33
Visitas:
824
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 22:42:32
Downloads:
37
Último Download em :
29/02/2024 ÀS 17:27:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por