Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor:
FIGUEIREDO,, PÂMELA BUZANELLO
Email:
pamyy355@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Banca Examinadora:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. MAIA, JORGE SOBRAL DA SILVA
Drª. DORNFELD, CAROLINA BUSO
Data de Defesa:
10/02/2014
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESCOLA PÚBLICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÁTICAS EDUCATIVAS
Resumo Original (PT):
PARTINDO DA NECESSIDADE DE COMPREENDER A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTE ESTUDO DEFINIU PARA INVESTIGAÇÃO A FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DOS PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS. FORAM DEFINIDOS COMO SUJEITOS DO ESTUDO OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE CRAVINHOS/SP, E OS DADOS COLETADOS POR ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FORAM ANALISADOS SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ASSIM, AS REFLEXÕES SOBRE COMO A FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DOS PROFESSORES POSSIBILITAM OU DIFICULTAM A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS CRÍTICAS SÃO O RESULTADO MAIS SIGNIFICATIVO DO ESTUDO. PARA COMPREENDER OS DESAFIOS DESSES PROFESSORES, OS LIMITES E CONQUISTAS, COLETAMOS E OLHAMOS PARA OS DADOS, A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA E DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE, E, SOB A LUZ DA PERSPECTIVA CRÍTICA, TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. OS DADOS EVIDENCIAM QUE, EMBORA OS PROFESSORES DEMONSTREM ESTAR SENSÍVEIS À DIMENSÃO AMBIENTAL, POSSUEM UMA COMPREENSÃO LIMITADA DESTA PROBLEMÁTICA, O QUE É REFLETIDO EM SUAS PRÁTICAS PONTUAIS, DESCONTÍNUAS E DESCONEXAS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXISTENTE NAS ESCOLAS PARTICIPANTES DA PESQUISA ENCONTRA-SE, PORTANTO, FRAGILIZADA. NO ENTANTO, HÁ DE SE CONSIDERAR AS CONDIÇÕES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E NO PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO DOCENTE, QUE INVIABILIZAM AÇÕES EDUCATIVAS MAIS CONSISTENTES E COERENTES. À VISTA DISSO, LEVANTAMOS A QUESTÃO DA NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS POR MEIO DE SUA PRESENÇA EFETIVA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CONTUDO, CONSIDERAMOS SUBSTANCIAL QUE SE LANCEM MAIORES ESFORÇOS PARA A MELHORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DOS PROFESSORES, DANDO A ELES CONDIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DO PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO DE SEU TRABALHO, A FIM DE COLOCÁ-LOS COMO SUJEITOS DO CONHECIMENTO E AGENTES DA TRANSFORMAÇÃO.
Título (EN):
TRAINING AND PRATICES TEACHERS IN ENVIROMENTAL EDUCATION.
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL PRATICES
ENVIRONMENTAL EDUCATION
PUBLIC SCHOOL
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
STARTING FROM THE NEED TO UNDERSTAND THE INCLUSION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN BASIC SCHOOLS, THIS STUDY SET TO INVESTIGATE THE INITIAL AND ONGOING TRAINING OF TEACHERS AND THEIR PRACTICES IN ENVIRONMENTAL EDUCATION. THE SUBJECTS OF THE STUDY WERE THE TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL I AND II OF THE MUNICIPAL AND STATE SCHOOLS IN CRAVINHOS-SP, AND THE DATA WERE COLLECTED USING SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS. WE ANALYZED THE DATA FROM THE PERSPECTIVE OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION. THEREFORE, REFLECTIONS ON HOW THE INITIAL AND PERMANENT TRAINING OF TEACHERS ENABLE OR HINDER THE ACHIEVEMENT OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION PRACTICES ARE THE MOST SIGNIFICANT RESULT OF THIS STUDY. TO UNDERSTAND THE CHALLENGES OF THESE TEACHERS, THEIR LIMITS AND ACHIEVEMENTS, WE COLLECTED AND LOOKED AT THE DATA FROM A QUALITATIVE APPROACH, A DIALECTICAL AND HISTORICAL MATERIALISM METHOD FOR AN INTERPRETATION OF REALITY, AND, CONSIDERING THE CRITICAL PERSPECTIVE, THE TRANSFORMATIVE AND EMANCIPATORY ENVIRONMENTAL EDUCATION. THE DATA REVEAL THAT WHILE THE TEACHERS DEMONSTRATE TO BE SENSITIVE TO THE ENVIRONMENTAL DIMENSION, THEY HAVE A LIMITED UNDERSTANDING OF THE PROBLEM, WHICH IS REFLECTED IN THEIR OCCASIONAL, DISCONTINUOUS AND DISJOINTED PRACTICES. SO, THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AT THE RESEARCH PARTICIPATING SCHOOLS IS WEAKENED. HOWEVER, WE MUST CONSIDER THE CONDITIONS FACED BY TEACHERS IN SCHOOL ORGANIZATION AND THE PROLETARIANIZATION OF THEIR WORK THAT PREVENT MORE CONSISTENT AND COHERENT EDUCATIONAL ACTIVITIES. IN VIEW OF THIS, WE RAISE THE QUESTION OF THE NEED FOR INCLUSION OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOLS THROUGH ITS EFFECTIVE PRESENCE IN THE CURRICULA OF BASIC EDUCATION AND IN THE TRAINING COURSES FOR TEACHERS. HOWEVER, WE HARD BELIEVE IN THE IMPROVEMENT OF THE INITIAL AND ONGOING TRAINING OF TEACHERS, GIVING THEM CONDITIONS FOR CONFRONTING THE PROLETARIANIZATION PROCESS OF THEIR WORK, IN ORDER TO MAKE THEM THE SUBJECTS OF THEIR KNOWLEDGE AND TRANSFORMATION AGENTS.
Arquivo:
DIS_MEST20140210_FIGUEIREDO, PAMELA BUZANELLO.pdf
Tamanho:
1805 Kb (1805413 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/09/2014 ÀS 15:08:02
Atualizado:
11/09/2014 ÀS 15:08:02
Visitas:
747
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 09:22:11
Downloads:
31
Último Download em :
06/01/2021 ÀS 11:04:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por