DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
O DIREITO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS |
Autor: |
FARIAS, CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA |
Email: |
crfarias@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2003 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE ♠ Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI
|
Data de Defesa: |
18/12/2003 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DIREITO AMBIENTAL ♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL ♠ ENSINO MÉDIO
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PERSPECTIVAS EDUCATIVAS PARA A INSERÇÃO DO DIREITO
AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUE ENFATIZA A VIVÊNCIA E O
ENVOLVIMENTO DE ALUNOS(AS) COM CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS REAIS. A PESQUISA CONSISTIU NO
ESTUDO DE UM CASO JUDICIAL RELATIVO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA FORMAÇÃO DO
RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA TRÊS IRMÃOS (RIO TIETÊ, SP). O CASO JUDICIAL ESTUDADO
ENCONTRA-SE CONCLUÍDO DESDE 1998 E TRAMITOU NO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO,
NA COMARCA DE PEREIRA BARRETO, CUJO MUNICÍPIO FOI O MAIS ATINGIDO PELA CONSTRUÇÃO DA
REFERIDA BARRAGEM. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR AS POTENCIALIDADES DESSE CASO
JUDICIAL PARA SUBSIDIAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO
BASEOU-SE NA INTERPRETAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO, POR REVELAR AS FORMAS E CONTEÚDOS DOS
DISCURSOS JURÍDICOS PRESENTES NO PROCESSO JUDICIAL. O CASO JUDICIAL FOI TRANSFORMADO EM UM
MATERIAL EDUCATIVO COM VISTAS A TRANSPOR PARA O ESPAÇO ESCOLAR, ATRAVÉS DO MÉTODO DE CASO,
AS PECULIARIDADES DESSE CONFLITO JUDICIAL. AS ATIVIDADES EDUCATIVAS ACONTECERAM ATRAVÉS DE
UM MINI-CURSO PARA ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO
ESTADO DE SÃO PAULO, COM A COLABORAÇÃO DE UMA PROFESSORA DA PRÓPRIA ESCOLA. OS ENCONTROS
DO MINI-CURSO INCLUÍRAM DIÁLOGOS, TRABALHOS EM GRUPO E DRAMATIZAÇÕES, COM O OBJETIVO DE
PROPORCIONAR UMA VIVÊNCIA DO DEBATE JURÍDICO-AMBIENTAL. OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS
PELOS(AS) ALUNOS(AS) AO EVENTO EDUCATIVO FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE FENOMENOLÓGICA,
OBTENDO-SE PERSPECTIVAS EDUCATIVAS PARA O TRATAMENTO DESSE TEMA NO ÂMBITO ESCOLAR. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ENVIRONMENTAL EDUCATION ♠ ENVIRONMENTAL LAW ♠ HIGH SCHOOL
|
Resumo Original (EN): |
|
THROUGH AN APPROACH THAT EMPHASIZES THE ENGAGEMENT OF STUDENTS IN THE STUDY
OF SOCIAL-ENVIRONMENTAL CONFLICTS, THIS INVESTIGATION PRESENTS EDUCATIONAL PERSPECTIVES FOR
THE INTRODUCTION OF ENVIRONMENTAL LAW IN THE HIGH SCHOOL STUDIES. THE RESEARCH INVOLVED
THE STUDY OF A JUDICIAL CASE RELATED TO THE ENVIRONMENTAL IMPACTS CAUSED BY THE FORMATION OF
THE ARTIFICIAL LAKE OF THE TRÊS IRMÃOS POWER PLANT, LOCATED IN THE TIETÊ RIVER, IN THE STATE OF
SÃO PAULO, IN BRAZIL. THE JUDICIAL CASE WAS CONCLUDED IN 1998, AND IT HAD BEEN DEVELOPED
UNDER THE RESPONSIBILITY OF THE JUDICIAL POWER OF THE STATE OF SÃO PAULO, SPECIFICALLY IN THE
COUNTY OF PEREIRA BARRETO THAT IT WAS THE MOST IMPACTED CITY BY THE CONSTRUCTION OF THE
POWER PLANT. THE GENERAL OBJECTIVE OF THE RESEARCH WAS TO ANALYZE THE POTENTIALITIES OF THAT
REAL CASE AS A SUPPORT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIVITIES. THE METHODOLOGY OF THE
INVESTIGATION WAS BASED ON THE INTERPRETATION OF THE ARGUMENTS PRESENTED IN THE JUDICIAL
PROCESS, DUE TO THE FACT THAT FORMS AND CONTENT COULD BE UNVEILED IN THE DISCOURSES. THEN,
THROUGH A CASE METHOD, THE JUDICIAL CASE WAS TRANSFORMED INTO AN EDUCATIONAL MATERIAL THAT
AIMED AT TAKING TO THE SCHOOL THE PECULIARITIES OF THAT JUDICIAL CONFLICT. THE EDUCATIONAL
ACTIVITIES TOOK PLACE IN A SHORT-TERM COURSE ADDRESSED TO A GROUP OF PUBLIC HIGH SCHOOL
STUDENTS, AND THEIR OWN TEACHER PARTICIPATED IN THE PROCESS. THE SHORT-TERM COURSE CLASSES
INCLUDED DIALOGUES, GROUP WORKING AND DRAMATIZATIONS, AND AIMED AT OFFERING TO THE
STUDENTS AN EXPERIENCE IN A JURIDICAL-ENVIRONMENTAL DEBATE. THE MEANINGS OF SUCH
EXPERIENCE WERE EXPRESSED BY THE STUDENTS IN INTERVIEWS THAT WERE ANALYZED UNDER A
PHENOMENOLOGICAL APPROACH. THE CATEGORIES OF MEANINGS OFFERED SOME EDUCATIONAL
PERSPECTIVES FOR THE RELEVANCE OF EXPLORING ENVIRONMENTAL LAW IN SCHOOLS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20031218_FARIAS CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA.pdf
|
Tamanho: |
1688 Kb (1688757 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
01/11/2007 ÀS 16:32:24 |
Atualizado: |
01/11/2007 ÀS 16:32:24 |
Visitas: |
1785 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 09:21:41 |
Downloads: |
148 |
Último Download em : |
28/05/2024 ÀS 17:47:41 |