Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O DIREITO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS
Autor:
FARIAS, CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA
Email:
crfarias@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2003
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Dr. NEVES, MARCOS CÉSAR DANHONI
Data de Defesa:
18/12/2003
Palavras-Chave (PT):
DIREITO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO MÉDIO
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PERSPECTIVAS EDUCATIVAS PARA A INSERÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUE ENFATIZA A VIVÊNCIA E O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS(AS) COM CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS REAIS. A PESQUISA CONSISTIU NO ESTUDO DE UM CASO JUDICIAL RELATIVO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA FORMAÇÃO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA TRÊS IRMÃOS (RIO TIETÊ, SP). O CASO JUDICIAL ESTUDADO ENCONTRA-SE CONCLUÍDO DESDE 1998 E TRAMITOU NO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA COMARCA DE PEREIRA BARRETO, CUJO MUNICÍPIO FOI O MAIS ATINGIDO PELA CONSTRUÇÃO DA REFERIDA BARRAGEM. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR AS POTENCIALIDADES DESSE CASO JUDICIAL PARA SUBSIDIAR ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO BASEOU-SE NA INTERPRETAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO, POR REVELAR AS FORMAS E CONTEÚDOS DOS DISCURSOS JURÍDICOS PRESENTES NO PROCESSO JUDICIAL. O CASO JUDICIAL FOI TRANSFORMADO EM UM MATERIAL EDUCATIVO COM VISTAS A TRANSPOR PARA O ESPAÇO ESCOLAR, ATRAVÉS DO MÉTODO DE CASO, AS PECULIARIDADES DESSE CONFLITO JUDICIAL. AS ATIVIDADES EDUCATIVAS ACONTECERAM ATRAVÉS DE UM MINI-CURSO PARA ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, COM A COLABORAÇÃO DE UMA PROFESSORA DA PRÓPRIA ESCOLA. OS ENCONTROS DO MINI-CURSO INCLUÍRAM DIÁLOGOS, TRABALHOS EM GRUPO E DRAMATIZAÇÕES, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UMA VIVÊNCIA DO DEBATE JURÍDICO-AMBIENTAL. OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS(AS) ALUNOS(AS) AO EVENTO EDUCATIVO FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE FENOMENOLÓGICA, OBTENDO-SE PERSPECTIVAS EDUCATIVAS PARA O TRATAMENTO DESSE TEMA NO ÂMBITO ESCOLAR.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ENVIRONMENTAL LAW
HIGH SCHOOL
Resumo Original (EN):
THROUGH AN APPROACH THAT EMPHASIZES THE ENGAGEMENT OF STUDENTS IN THE STUDY OF SOCIAL-ENVIRONMENTAL CONFLICTS, THIS INVESTIGATION PRESENTS EDUCATIONAL PERSPECTIVES FOR THE INTRODUCTION OF ENVIRONMENTAL LAW IN THE HIGH SCHOOL STUDIES. THE RESEARCH INVOLVED THE STUDY OF A JUDICIAL CASE RELATED TO THE ENVIRONMENTAL IMPACTS CAUSED BY THE FORMATION OF THE ARTIFICIAL LAKE OF THE TRÊS IRMÃOS POWER PLANT, LOCATED IN THE TIETÊ RIVER, IN THE STATE OF SÃO PAULO, IN BRAZIL. THE JUDICIAL CASE WAS CONCLUDED IN 1998, AND IT HAD BEEN DEVELOPED UNDER THE RESPONSIBILITY OF THE JUDICIAL POWER OF THE STATE OF SÃO PAULO, SPECIFICALLY IN THE COUNTY OF PEREIRA BARRETO THAT IT WAS THE MOST IMPACTED CITY BY THE CONSTRUCTION OF THE POWER PLANT. THE GENERAL OBJECTIVE OF THE RESEARCH WAS TO ANALYZE THE POTENTIALITIES OF THAT REAL CASE AS A SUPPORT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIVITIES. THE METHODOLOGY OF THE INVESTIGATION WAS BASED ON THE INTERPRETATION OF THE ARGUMENTS PRESENTED IN THE JUDICIAL PROCESS, DUE TO THE FACT THAT FORMS AND CONTENT COULD BE UNVEILED IN THE DISCOURSES. THEN, THROUGH A CASE METHOD, THE JUDICIAL CASE WAS TRANSFORMED INTO AN EDUCATIONAL MATERIAL THAT AIMED AT TAKING TO THE SCHOOL THE PECULIARITIES OF THAT JUDICIAL CONFLICT. THE EDUCATIONAL ACTIVITIES TOOK PLACE IN A SHORT-TERM COURSE ADDRESSED TO A GROUP OF PUBLIC HIGH SCHOOL STUDENTS, AND THEIR OWN TEACHER PARTICIPATED IN THE PROCESS. THE SHORT-TERM COURSE CLASSES INCLUDED DIALOGUES, GROUP WORKING AND DRAMATIZATIONS, AND AIMED AT OFFERING TO THE STUDENTS AN EXPERIENCE IN A JURIDICAL-ENVIRONMENTAL DEBATE. THE MEANINGS OF SUCH EXPERIENCE WERE EXPRESSED BY THE STUDENTS IN INTERVIEWS THAT WERE ANALYZED UNDER A PHENOMENOLOGICAL APPROACH. THE CATEGORIES OF MEANINGS OFFERED SOME EDUCATIONAL PERSPECTIVES FOR THE RELEVANCE OF EXPLORING ENVIRONMENTAL LAW IN SCHOOLS.
Arquivo:
DIS_MEST20031218_FARIAS CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA.pdf
Tamanho:
1688 Kb (1688757 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/11/2007 ÀS 16:32:24
Atualizado:
01/11/2007 ÀS 16:32:24
Visitas:
1765
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 07:18:27
Downloads:
146
Último Download em :
09/05/2021 ÀS 19:53:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por