DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ? O DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE AO APOIO DIAGNÓSTICO DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS |
Autor: |
MAZIVIERO, HELIO FERNANDO GOMES |
Email: |
heliomaziviero@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2014 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. BREGA, JOSÉ REMO FERREIRA ♠ Dr. KOSCIANSKI, ANDRÉ
|
Data de Defesa: |
16/05/2014 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO DE MATEMÁTICA ♠ ENSINO INDIVIDUALIZADO ♠ GAME DESIGN ♠ JOGOS DIGITAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
A BAIXA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA O APOIO INDIVIDUALIZADO AOS ALUNOS, E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS FORAM OS FATORES MOTIVADORES DA PESQUISA. FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE GAME DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL COM CARACTERÍSTICAS DE MOTIVAÇÃO, IMERSÃO E CONHECIMENTO. ESTE JOGO É BASEADO NAS TEORIAS DO GAME DESIGN, COM TECNOLOGIAS HTML5 E JAVASCRIPT, PARA QUE O JOGO FOSSE MULTIPLATAFORMA. O JOGO CONTEMPLA TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS: A INTERFACE DO ALUNO, COMPOSTA POR ELEMENTOS JOGÁVEIS; A INTERFACE DO PROFESSOR, COMPOSTA POR ELEMENTOS DE ANÁLISE EM TEMPO REAL; E O SERVIDOR DE TRANSMISSÃO E ARMAZENAMENTO DOS DADOS. O JOGO FOI APLICADO PARA SEIS ALUNOS DE UMA TURMA DE NONO ANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL. OPTOU-SE PELA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS POR MEIO DE ABORDAGENS QUALITATIVAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE O JOGO DIGITAL PROPOSTO GERA INFORMAÇÕES SUFICIENTES PARA QUE O PROFESSOR IDENTIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS DE SEUS ALUNOS EM RELAÇÃO A CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA, MELHORANDO SEU PROCESSO DE ENSINO. |
|
Título (EN): |
DIGITAL GAMES IN THE MATHEMATICS TEACHING ? THE DEVELOPMENT OF AN INSTRUMENT OF SUPPORT TO THE DIAGNOSIS OF THE STUDENTS? CONCEPTIONS ABOUT DIFFERENT REPRESENTATIONS OF NUMBERS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ DIGITAL GAMES ♠ GAME DESIGN ♠ INDIVIDUALIZED TEACHING ♠ MATHEMATICS TEACHING
|
Resumo Original (EN): |
|
THE LOW USE OF TECHNOLOGY FOR THE INDIVIDUAL SUPPORT TO STUDENTS AND THE DIFFICULTIES FACED BY TEACHERS IN TEACHING AND LEARNING OF RATIONAL NUMBERS WERE THE FACTORS WHICH MOTIVATED THIS RESEARCH. IT WAS PERFORMED A REVIEW OF THE LITERATURE ABOUT GAME DESIGN TO THE DEVELOPMENT OF A DIGITAL GAME WITH CHARACTERISTICS OF MOTIVATION, IMMERSION AND KNOWLEDGE, THIS GAME IS BASED ON THEORIES OF GAME DESIGN, WITH TECHNOLOGY HTML5 AND JAVASCRIPT SO THAT THE GAME WAS MULTIPLATFORM. THE GAME CONTEMPLATES THREE BASIC ELEMENTS: THE STUDENT?S INTERFACE, COMPOSED BY PLAYABLE ELEMENTS; THE TEACHER?S INTERFACE COMPOSED BY ELEMENTS OF REAL TIME ANALYSIS; AND THE SERVER OF TRANSMISSION AND STORING OF DATA. THE GAME WAS APPLIED TO SIX STUDENTS OF A GROUP OF NINTH YEAR OF A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF JABOTICABAL. WE OPTED BY INTERPRETATION OF DATA THROUGH QUALITATIVE APPROACHES. THE RESULTS INDICATE THAT THE PROPOSED DIGITAL GAME GENERATES ENOUGH INFORMATION IN ORDER THE TEACHER CAN IDENTIFY THE CHARACTERISTICS OF HIS/HER STUDENTS RELATED TO CONTENTS OF MATHEMATICS, IMPROVING HIS/HER TEACHING PROCESS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20140516_MAZIVIERO HELIO FERNANDO GOMES.pdf
|
Tamanho: |
2785 Kb (2785652 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
11/08/2014 ÀS 16:27:21 |
Atualizado: |
11/08/2014 ÀS 16:27:21 |
Visitas: |
717 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 18:23:07 |
Downloads: |
78 |
Último Download em : |
11/03/2024 ÀS 03:16:31 |