Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
NARRATIVAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REGIÃO DE BLUMENAU (SC): SOBRE AS FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Autor:
SILVA, VIVIANE CLOTILDE DA
Email:
vcs@furb.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CIÊNCIAS
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Banca Examinadora:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Drª. BARALDI, IVETE MARIA
Drª. SALANDIM, MARIA EDNEIA MARTINS
Dr. OLIVEIRA, FÁBIO DONIZETI DE
Drª. GAERTNER, ROSINETE
Data de Defesa:
14/04/2014
Palavras-Chave (PT):
ANOS INICIAIS DA ESCOLA N FORMAL
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
HISTÓRIA ORAL
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO APRESENTAR E ANALISAR NARRATIVAS QUE, EM SEU CONJUNTO, PERMITIRAM ATRIBUIR SIGNIFICADO A CONCEPÇÕES E PRÁTICAS ATUALMENTE VIGENTES, RELACIONADAS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, EM ESCOLAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. RESSALTA-SE, NESSE PANORAMA, AS FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA. VALENDO-SE DA METODOLOGIA CONHECIDA COMO HISTÓRIA ORAL, FORAM COLETADOS, EDITADOS E ESTUDADOS DEPOIMENTOS DE QUINZE PROFESSORAS ATUANTES NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL QUE TÊM OU TIVERAM ENVOLVIMENTO COM AS FEIRAS DE MATEMÁTICA AO LONGO DOS VINTE E CINCO ANOS DE DESENVOLVIMENTO DESSE EVENTO E (B) DE UM DOS CRIADORES E ATUAL COORDENADOR DAS FEIRAS, ALÉM DE DOCUMENTOS (RELATÓRIOS, ATAS, ANAIS E LIVROS) ESPECÍFICOS SOBRE ELAS. COM ESSE ENFOQUE, PUDEMOS COMPREENDER ? AINDA QUE PARCIALMENTE, COMO OCORRE NECESSARIAMENTE NOS ESTUDOS QUE TÊM ?CONCEPÇÕES? COMO TEMA CENTRAL ? ASPECTOS DAS CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E COMO SE DESENVOLVE SEU ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS E, AO MESMO TEMPO, TRAÇAR UMA HISTORIOGRAFIA DAS FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA. AMPLIANDO A NOÇÃO DE HISTORIOGRAFIA, ESSA NARRATIVA SOBRE AS FEIRAS NÃO APENAS ENUMERA E REEDITA INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS EM FONTES ESCRITAS, MAS INCORPORA AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS PELAS DEPOENTES, FUNDAMENTAIS NÃO APENAS PARA COMPREENDER O EVENTO, MAS COMO POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA SUA AVALIAÇÃO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONCEPTIONS AND PRACTICES
INITIAL YEARS OF FORMAL SCHOOLING
MATHEMATICS EDUCATION
MATHEMATICS FAIRS OF SANTA CATARINA
ORAL HISTORY
TEACHERS FORMATION
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH AIMS TO PRESENT AND ANALYZE NARRATIVES THAT, AS A WHOLE, ALLOWED ASSIGNING MEANING TO CONCEPTIONS AND PRACTICES RELATED TO THE TEACHING AND LEARNING OF MATHEMATICS IN THE ELEMENTARY SCHOOLING SYSTEM IN THE STATE OF SANTA CATARINA. IN THIS SCENARIO, THE MATHEMATICS FAIRS OF SANTA CATARINA ARE NOTEWORTHY. DRAWING ON THE METHODOLOGY KNOWN AS ORAL HISTORY, WERE COLLECTED, EDITED AND STUDIED DEPOSITIONS OF (A) FIFTEEN ACTIVE TEACHERS AT THE BEGINNING OF FORMAL SCHOOLING, ALL OF THEM INVOLVED WITH MATHEMATICS FAIRS AND (B) ONE OF THE CREATORS AND CURRENT COORDINATOR OF THE FAIRS. IT WAS ALSO USED AS SOURCES TO OUR STUDY SPECIFIC DOCUMENTS (REPORTS, MINUTES, PROCEEDINGS AND BOOKS) ABOUT THE FAIRS. WITH THIS APPROACH, WE CAN UNDERSTAND - EVEN IF ONLY PARTIALLY, AS NECESSARILY OCCURS IN STUDIES THAT HAVE "CONCEPTIONS" AS THEIR CENTRAL THEME - ASPECTS OF CONCEPTIONS OF MATHEMATICS AND HOW TEACHING AND LEARNING OF MATHEMATICS IS EFFECTIVELY OCCURRING IN SCHOOLS, HOW THESE CONCEPTIONS MATERIALIZE IN PRACTICES AND HOW PRACTICE WORKS TO CREATE CONCEPTIONS. WE ALSO DRAW A HISTORIOGRAPHY OF MATHEMATICS FAIRS OF SANTA CATARINA, TAKING SUCH HISTORIOGRAPHY AS A NARRATIVE. EXTENDING THE NOTION OF HISTORIOGRAPHY, THIS NARRATIVE NOT ONLY LISTS AND REISSUE INFORMATION AVAILABLE IN WRITTEN SOURCES, BUT INCORPORATES THE EXPERIENCES REPORTED BY OUR RESPONDENTS, IMPORTANT NOT ONLY TO UNDERSTAND THE EVENT, BUT AS A POSSIBLE CONTRIBUTION TO ITS REVIEW.
Arquivo:
TES_DOUT20140414_SILVA VIVIANE CLOTILDE DA.pdf
Tamanho:
4604 Kb (4604534 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/07/2014 ÀS 10:57:34
Atualizado:
18/07/2014 ÀS 10:57:34
Visitas:
466
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 03:32:24
Downloads:
22
Último Download em :
21/11/2019 ÀS 18:53:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por