Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: UM ESTUDO SOBRE CONHECIMENTOS DECLARATIVOS, DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL, GÊNERO E ATRIBUIÇÃO DE SUCESSO E FRACASSO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
TORTORA, EVANDRO
Email:
evandro_tta@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CIÊNCIAS
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. VIANA, ODALEA APARECIDA
Drª. MENEGHETTI, RENATA CRISTINA GEROMEL
Data de Defesa:
24/03/2014
Palavras-Chave (PT):
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
ATRIBUIÇÃO DE SUCESSO E FRACASSO
CONCEITOS
CONHECIMENTOS DECLARATIVOS
GEOMETRIA
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS DECLARATIVOS, DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL, GÊNERO E ATRIBUIÇÃO DE SUCESSO E FRACASSO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS. ESTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO À LUZ DA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO DA CAUSALIDADE DE WEINER (1985), DOS ESTUDOS DOS VAN HIELE SOBRE O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICOS, DA TEORIA DAS HABILIDADES GEOMÉTRICAS DE HOFFER (1981), DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE KLAUSMEIER E GOODWIN (1977) E DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVOS DA TEORIA DE ANDERSON (1983). PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 30 CRIANÇAS DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (3 MENINOS E 3 MENINAS DE CADA ANO). OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM: 1) UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA SOBRE APRENDIZAGEM E ENSINO DE GEOMETRIA 2) UMA AVALIAÇÃO COMPOSTA POR 10 PROBLEMAS GEOMÉTRICOS 3) UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA SOBRE ATRIBUIÇÃO DE SUCESSO E FRACASSO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DOS SEUS RESULTADOS OBTIDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE GRAVAÇÕES EM VÍDEO. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE: 1) AS CRIANÇAS APRESENTAM POUCOS CONHECIMENTOS DECLARATIVOS SOBRE FIGURAS PLANAS, O QUE PODE TER ACARRETADO UM PREJUÍZO NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL SOBRE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS, ENCONTRANDO-SE, EM SUA MAIORIA, NO NÍVEL CONCRETO DO DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL 2) OS PARTICIPANTES TIVERAM DIFICULDADES COM RELAÇÃO À HABILIDADE VERBAL, APRESENTANDO VOCABULÁRIO LIMITADO PARA EXPOR SUAS ARGUMENTAÇÕES, OS QUAIS SE ENCONTRAVAM, EM SUA MAIORIA, NO NÍVEL 0 (VISUALIZAÇÃO) QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO 3) AS CAUSAS DE ATRIBUIÇÃO SUCESSO E FRACASSO DOS ESTUDANTES TIVERAM RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS OU APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS, PRESTAR ATENÇÃO, MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, CRENÇA NA PRÓPRIA CAPACIDADE E SORTE. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES TENDEM A ATRIBUIR AS CAUSAS DE SUCESSO E FRACASSO A FATORES INTERNOS, 4) O GÊNERO OU A IDADE DOS ESTUDANTES NÃO TIVERAM RELAÇÃO COM SEU DESEMPENHO OU COM NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DOS ESTUDANTES, O QUE MAIS INFLUENCIOU-OS QUANTO AO DESEMPENHO NOS PROBLEMAS FOI O FATO DE JÁ TEREM ESTUDADO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES.
Título (EN):
PROBLEM SOLVING GEOMETRIC: A STUDY ON DECLARATIVE KNOWLEDGE, CONCEPT DEVELOPMENT, GENDER AND ATTRIBUTION FOR SUCCESS AND FAILURE OF CHILDREN OF EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION.
Palavras-Chave (EN):
ATTRIBUTION FOR SUCCESS AND FAILURE
DECLARATIVE KNOWLEDGE
LEARNING CONCEPTS
LEARNING GEOMETRY
YEAR OF PRIMARY SCHOOL
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH AIMS TO INVESTIGATE THE RELATIONSHIP BETWEEN DECLARATIVE KNOWLEDGE, CONCEPTUAL DEVELOPMENT, GENDER AND ATTRIBUTION FOR SUCCESS AND FAILURE OF STUDENTS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL IN SOLVING GEOMETRICAL PROBLEMS. THIS STUDY WAS DEVELOPED IN ACCORDANCE WITH ATTRIBUTION THEORY OF CAUSALITY (WEINER (1985 )) , STUDIES OF THE VAN HIELE MODEL OF THE DEVELOPMENT OF GEOMETRIC THINKING, THE THEORY OF GEOMETRIC SKILLS HOFFER (1981)) , THE FORMATION OF CONCEPTS (KLAUSMEIER GOODWIN (1977)) AND DECLARATIVE KNOWLEDGE (ANDERSON (1983)).THE PARTICIPANTS WERE 30 CHILDREN FROM FIRST TO FIFTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL (3 BOYS AND 3 GIRLS EACH YEAR). THE INSTRUMENTS USED WERE: 1) A SEMI-STRUCTURED INTERVIEW ABOUT LEARNING AND TEACHING 2) ASSESSMENT CONSISTS OF 10 PROBLEMS INVOLVING GEOMETRY, 3) A SEMI-STRUCTURED INTERVIEW ABOUT ATTRIBUTION FOR SUCCESS AND FAILURE OF STUDENTS ABOUT THEIR RESULTS IN SOLVING PROBLEMS. DATA WERE COLLECTED THROUGH VIDEO RECORDINGS. DATA ANALYSIS SHOWED THAT: 1 ) THE CHILDREN HAVE FEW DECLARATIVE KNOWLEDGE ABOUT THE PLAIN FIGURES, WHICH MAY HAVE CAUSED A LOSS IN THE LEVEL OF CONCEPTUAL DEVELOPMENT ON PLANAR AND SPATIAL FIGURES LYING MOSTLY IN THE CONCRETE LEVEL OF CONCEPTUAL DEVELOPMENT 2) THE PARTICIPANTS HAD DIFFICULTIES WITH RESPECT TO VERBAL SKILLS, WITH LIMITED VOCABULARY TO EXPLAIN THEIR ARGUMENTS , WHICH IS FOUND MOSTLY IN THE VIEW LEVEL WHEN THE DEVELOPMENT OF GEOMETRICAL THINKING 3) THE CAUSES OF SUCCESS AND FAILURE ATTRIBUTION STUDENTS WERE RELATED TO THE ACQUISITION OF KNOWLEDGE OR LEARNING CONTENT, PAY ATTENTION, MEMORY, PERCEPTION , BELIEF IN ONE'S OWN ABILITY AND LUCK . IN ADDITION , STUDENTS TEND TO ATTRIBUTE THE CAUSES OF SUCCESS AND FAILURE TO INTERNAL FACTORS , 4) GENDER OR AGE OF THE STUDENTS WAS NOT RELATED TO PERFORMANCE OR LEVEL OF CONCEPTUAL DEVELOPMENT OF STUDENTS , THE STRONGEST INFLUENCE THEM AS TO THE PERFORMANCE PROBLEMS WAS THE FACT THAT THEY HAVE ALREADY STUDY OF GEOMETRIC FIGURES IN NON-SCHOOL CONTEXTS.
Arquivo:
DIS_MEST20140324_TORTORA EVANDRO.pdf
Tamanho:
4947 Kb (4947187 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/07/2014 ÀS 10:43:57
Atualizado:
18/07/2014 ÀS 10:43:57
Visitas:
814
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 06:24:17
Downloads:
59
Último Download em :
26/09/2023 ÀS 09:32:36
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por