Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE CONHECIMENTOS SOBRE RESÍDUOS NO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA DA UNESP-BAURU: REFLEXÕES E AÇÕES
Autor:
DEL MÔNACO, GRAZIELA
Email:
gramonaco@yahoo.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2005
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SAMPAIO, ALOISIO COSTA
Banca Examinadora:
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. SAMPAIO, ALOISIO COSTA
Dr. LOGAREZZI, AMADEU JOSE MONTAGNINI
Data de Defesa:
24/02/2005
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PESQUISA-AÇÃO
RESÍDUOS SÓLIDOS
UNIVERSIDADE
Resumo Original (PT):
NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE BUSCA A TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS COM O AMBIENTE POR MEIO DA ORGANIZAÇÃO COLETIVA E DA EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DESENVOLVEMOS ESTE ESTUDO. TENDO COMO TEMA CENTRAL A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS, FORMAMOS UM GRUPO DE PESQUISADORES, COMPOSTO POR ALUNOS DA UNESP-BAURU, COM O OBJETIVO DE PESQUISAR E DE DISCUTIR A PROBLEMÁTICA NO CAMPUS, BUSCAR AÇÕES A PARTIR DO CONHECIMENTO GERADO, TENDO EM VISTA A TRANSFORMAÇÃO DESTA REALIDADE AMBIENTAL. PARA REALIZAR ESTA INVESTIGAÇÃO, OPTAMOS PELA PESQUISA-AÇÃO POR CONSIDERÁ-LA UMA METODOLOGIA QUE POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SABER AMBIENTAL POR MEIO DO DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES CONHECIMENTOS SOBRE UMA DETERMINADA REALIDADE AFIM DE SUPERÁ-LA, CONVERGINDO COM OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PARA TANTO, A PARTIR DA FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS, DETERMINAMOS COMO TEMA GERADOR DE PESQUISA E DE AÇÃO O PROGRAMA DE COLETA SELETIVA; ELABORAMOS UM PLANO PARA DIAGNOSTICAR OS RESÍDUOS; ESTUDAMOS AS DIMENSÕES DA PROBLEMÁTICA; CONSTRUÍMOS ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE A TEMÁTICA, TENDO COMO EMBASAMENTO O CONHECIMENTO GERADO PELO GRUPO; E AVALIAMOS O PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO E EDUCATIVO PELO QUAL PASSAMOS. ALÉM DE CONSTRUIRMOS CONHECIMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS RESÍDUOS NO CAMPUS E ELABORARMOS AÇÕES, O ENVOLVIMENTO NA PESQUISA-AÇÃO MEDIOU A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTA COMPLEXA PROBLEMÁTICA E, PRIMORDIALMENTE, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA NA BUSCA DE REAIS SOLUÇÕES PARA AS DEGRADAÇÕES DO AMBIENTE, ESTE QUE COMPREENDE O SER HUMANO E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, CULTURAIS E ECONÔMICAS BEM COMO A DIMENSÃO ECOLÓGICA.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
ACTION-RESEARCH
ENVIRONMENTAL EDUCATION
SOLID WASTE
UNIVERSITY
Resumo Original (EN):
IN THE PERSPECTIVE OF AN ENVIRONMENTAL EDUCATION THAT AIMS THE TRANSFORMATION OF HUMAN RELATIONS WITH THE ENVIRONMENT THROUGH THE COLLECTIVE ORGANIZATION AND EMANCIPATION OF THE INDIVIDUAL, I HAVE DEVELOPED THE MASTERS? DISSERTATION THAT WILL BE PRESENTED IN THIS ARTICLE. TO DO SO, WE HAVE CHOSEN THE ACTION-RESEARCH METHOD BECAUSE OF THE POSSIBILITY OF THE GENERATION OF A NEW ENVIRONMENTAL KNOWLEDGE WITHIN IT AS A RESULT OF THE DIALOG BETWEEN DIFFERENT COGNIZANCES ABOUT A CERTAIN REALITY. A DIALOG ESTABLISHED IN ORDER TO OVERCOME THIS PARTICULAR REALITY AND IN DOING SO, MARCHING TOWARDS THE OBJECTIVES OF ENVIRONMENTAL EDUCATION. AS CENTRAL POINT WE HAVE PLACED THE RESIDUES PROBLEM AND HAVING IT IN MIND ME AND MY SUPERVISORS FORMED A GROUP OF STUDENTS-RESEARCHERS (FROM THE UNESP-BAURU CAMPUS). THE OBJECTIVE OF THIS GROUP WAS TO GENERATE DIAGNOSTICS AND TO DISCUSS THE RESIDUES PROBLEM AND FROM THESE ACTIONS TO SEARCH FOR ACTION IN ORDER TO CHANGE THE OBSERVED REALITY. TO ACCOMPLISH THAT WE STARTED FROM THE FORMATION OF THE GROUP FOR THE STUDIES ABOUT RESIDUES (GERE) AND ELECTED COLLECTIVELY AS RESEARCH GENERATOR THEME THE SELECTIVE LITTER COLLECTION (FOR RECYCLING). BEGINNING WITH THE IMPLEMENTATION AND PUBLIC EXPOSURE OF THE RECYCLING PROGRAM WE ELABORATED A PLAN OF ACTION IN ORDER TO FIND OUT WHICH WERE THE RESIDUES FOUND IN THE PARTICULAR CAMPUS AND THE CONNECTED CONCEPTIONS OF THE STUDENTS ABOUT THE CONSUMPTION OF PLASTIC CUPS AND A4 PAPER. WITH THE OBJECTIVE OF ENHANCING OUR KNOWLEDGE ABOUT THE SUBJECT IN STUDY WE STUDIED THE AMPLITUDE OF THE PROBLEM THROUGH DISCUSSION GENERATED BY ARTICLES, PICTURES AND FILMS. WE ALSO BUILT EDUCATIVE ACTIVITIES ON THE THEME, HAVING AS GROUND THE STRUCTURAL DIFFICULTIES FACED BY THE RECYCLING PROGRAM THAT AFFECTED ITS PERFORMANCE. THEN WE EVALUATED THE EDUCATIVE AND ACTION-RESEARCH PROCESSES WHICH WE HAVE BEEN THROUGH. BEYOND THE GENESIS OF KNOWLEDGE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION THE RESIDUES? PROBLEM IN THE CAMPUS AND THE ELABORATION OF ACTIONS, THE PARTICIPATION IN THE ACTION-RESEARCH HAS ALLOWED THE STUDENTS TO DEVELOP KNOWLEDGE ON THE IMPORTANCE OF THE PARTICIPATION OF COLLECTIVES IN THE SEARCH FOR SOLUTIONS. MOREOVER, THAT THESE INVOLVE THE HUMAN, POLITICAL, ECONOMIC AND CULTURAL RELATIONS AND ALSO THE ECOLOGICAL REFERENTIAL
Arquivo:
DIS_MEST20050224_DEL MONACO GRAZIELA.pdf
Tamanho:
4055 Kb (4055870 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/10/2007 ÀS 15:24:48
Atualizado:
15/10/2007 ÀS 15:24:48
Visitas:
2039
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 00:16:20
Downloads:
75
Último Download em :
23/04/2019 ÀS 11:26:12
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por