Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
PAPEL DA ?MATEMATIZAÇÃO? NAS EXPLICAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS EM DISCIPLINAS DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Autor:
AREVALO, DIEGO FABIAN VIZCAINO
Email:
d_vizcaino@yahoo.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CIÊNCIAS
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Dr. KARAM, RICARDO AVELAR SOTOMAIOR
Drª. TEIXEIRA, SONIA KRAPAS
Data de Defesa:
22/11/2013
Palavras-Chave (PT):
A MATEMÁTICA NA FÍSICA
A MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA
ENSINO DE FÍSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA EM FÍSICA
MATEMATIZAÇÃO
Resumo Original (PT):
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ESTABELECER PARÂMETROS PARA A UTILIZAÇÃO DA ?MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA? COMO COMPONENTE EFETIVA NA CONSTRUÇÃO DE EXPLICAÇÕES, DE MODO A CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. DESSA FORMA, FOI FORMULADO O PROBLEMA DE PESQUISA: ?QUE POSSÍVEIS RELAÇÕES OPERAM NA UTILIZAÇÃO DA MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE EXPLICAÇÕES, EM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA, REALIZADOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA?. ESTE PROBLEMA FOI DESDOBRADO EM TRÊS QUESTÕES INVESTIGATIVAS QUE INDAGARAM PELOS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ?MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA? EM: ATIVIDADES DIDÁTICAS DE PROFESSORES, NOS LIVROS TEXTO NESTAS ATIVIDADES E, EXPLICAÇÕES DE LICENCIANDOS. PARA TAL PROPÓSITO, ESTUDAMOS UM REFERENCIAL TEÓRICO, QUE NOS PERMITIU INDAGAR EM RESULTADOS DE PESQUISA DURANTE A ÚLTIMA DÉCADA, ALUSIVAS AO ENSINO DE FÍSICA, ESPECIFICAMENTE NO RELACIONADO COM ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA. COM BASE NESTE ESTUDO, OBTIVEMOS TRÊS CATEGORIAS SOBRE A ?MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA? EM PROCESSOS DE ENSINO. ELAS SÃO: (1)MATEMATIZAÇÃO A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA; (2) MATEMATIZAÇÃO A PARTIR DE PROCESSOS FÍSICO-MATEMÁTICOS; (3) MATEMATIZAÇÃO COMO COMPLEMENTO DO ESTUDO FENOMENOLÓGICO. ASSIM, UTILIZAMOS ESTAS TRÊS COMO CATEGORIAS DE ANÁLISE DOS DADOS QUE FORAM CONSTITUÍDOS. A PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E UTILIZOU METODOLOGIAS DE OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE TEXTUAL DE LIVROS DE TEXTO DIDÁTICO, NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. DE MANEIRA RESUMIDA PODEMOS CONCLUIR QUE AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES, SE APROXIMAM EM ALGUNS ASPECTOS DA MATEMATIZAÇÃO A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA E, EM OUTROS CASOS, DA MATEMATIZAÇÃO COMO COMPLEMENTO DO ESTUDO FENOMENOLÓGICO; MAS, SE AFASTAM DELAS EM RELAÇÃO AO TIPO DE PROBLEMAS QUE SE RESOLVEM NO PROCESSO DE ENSINO, UMA VEZ QUE EM GERAL, TODOS CONCORDAM EM TRABALHAR PROBLEMAS SUGERIDOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS. O CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS SE APROXIMA-SE DA CATEGORIA DE MATEMATIZAÇÃO A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA, UMA VEZ QUE ORGANIZAM AS EXPLICAÇÕES COM BASE EM SEQUÊNCIAS QUE APRESENTAM ESQUEMAS, ALGORITMOS, SÍMBOLOS E FORMALIZAÇÕES DA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS, MAS SE DISTANCIA NA MEDIDA EM QUE NÃO SE EVIDENCIA A ORIENTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE HABILIDADES DE PENSAMENTO. COM RELAÇÃO AOS LICENCIANDOS, OS SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS SÃO CONSEQUENTES COM A ANALISE DE SEUS PROFESSORES E DOS LIVROS DIDÁTICOS, UMA VEZ QUE NELES DETECTAMOS, TAMBÉM, A PERCEPÇÃO DE QUE A MATEMÁTICA É A LINGUAGEM DA FÍSICA, COM ALGUNS ASPECTOS PRÓXIMOS DA CATEGORIA DE MATEMATIZAÇÃO A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA, MAS, TAMBÉM, SE DISTANCIANDO AO NÃO EVIDENCIAR A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PENSAMENTO, QUE LHES PERMITAM COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE DIVERSOS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO DE UM FENÔMENO FÍSICO. ESSE RESULTADO EVIDENCIOU UMA LACUNA ENTRE O QUE OS FÍSICOS CONSIDERAM COMO MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA, O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS APRESENTAM COMO MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA, O QUE OS PROFESSORES CONSIDERAM COMO PROCESSO DE MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA EM SALA DE AULA, E, O QUE, FINALMENTE, OS ALUNOS ENTENDEM COMO IMPORTANTE EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESPERAMOS OFERECER À COMUNIDADE ACADÊMICA UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE ESTE TÓPICO COM BASE NO QUAL SE PODEM DESENVOLVER REFLEXÕES FUNDAMENTADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
MATHEMATICS IN PHYSICS
MATHEMATICS IN PHYSICS TEACHING
MATHEMATIZATION
PHYSICS TEACHER EDUCATION
PHYSICS TEACHING
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE MAIN OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS TO ESTABLISH PARAMETERS FOR USING OF "MATHEMATIZATION OF PHYSICS" AS AN EFFECTIVE COMPONENT IN THE CONSTRUCTION OF EXPLANATIONS, IN ORDER TO CONTRIBUTE TO THE IMPROVEMENT OF TEACHING AND LEARNING OF PHYSICS ON INITIAL EDUCATION OF TEACHERS. THUS, WE FORMULATED THE RESEARCH PROBLEM: " "WHAT POSSIBLE RELATIONS OPERATE IN THE USE OF MATHEMATIZATION OF PHYSICS IN THE CONSTRUCTION OF EXPLANATIONS IN EDUCATIONAL ACTIVITIES FOR TEACHING PHYSICS, HELD IN AN UNDERGRADUATE COURSE OF TEACHERS PHYSICS?". THIS PROBLEM WAS SPLIT INTO THREE INVESTIGATIVE QUESTIONS THAT INQUIRED ABOUT MEANINGS ATTRIBUTED TO "MATHEMATIZATION OF PHYSICS" IN: TEACHING ACTIVITIES OF TEACHERS, TEXTBOOKS USED IN THESE ACTIVITIES, AND EXPLANATIONS OF UNDERGRADUATE STUDENTS. FOR THIS PURPOSE, WE STUDY A THEORETICAL FRAMEWORK THAT ALLOWED US TO INVESTIGATE IN SEARCH RESULTS OVER THE LAST DECADE FOR THE TEACHING OF PHYSICS SPECIFICALLY RELATED STUDIES ON THE USE OF MATHEMATICS. BASED ON THIS STUDY, WE OBTAINED THREE CATEGORIES ON THE "MATHEMATIZATION OF PHYSICS" IN THE PROCESS OF TEACHING IMPROVEMENT. THEY ARE: (1) MATHEMATIZATION FROM MATHEMATICAL MODELING, (2) MATHEMATIZATION FROM PHYSICAL-MATHEMATICAL PROCESS, (3) MATHEMATIZATION TO COMPLEMENT THE PHENOMENOLOGICAL STUDY. THUS, WE USE THESE THREE AS ANALYSIS CATEGORIES OF THE DATA. THE NATURE OF THIS RESEARCH WAS QUALITATIVE AND WE USED METHODOLOGIES SUCH AS, NON-PARTICIPANT OBSERVATION, QUESTIONNAIRES AND TEXTUAL ANALYSIS OF TEXTBOOKS TEACHING, ON AN UNDERGRADUATE COURSE FROM A PUBLIC UNIVERSITY IN THE STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL. BRIEFLY WE CAN CONCLUDE THAT THE PERSPECTIVES OF TEACHERS COINCIDE IN SOME ASPECTS OF MATHEMATIZATION THROUGH MATHEMATICAL MODELING, AND IN THE SECOND, THEY COINCIDE WITH MATHEMATIZATION AS A COMPLEMENT OF PHENOMENOLOGICAL STUDY, BUT TURN AWAY THEM IN RELATION TO THE TYPE OF PROBLEMS THAT ARE SOLVED IN THE TEACHING PROCESS, SINCE IN GENERAL, ALL AGREE TO WORK PROBLEMS SUGGESTED BY TEXTBOOKS. THE CONTENT OF TEXTBOOKS APPROACHED THE CATEGORY MATHEMATIZATION FROM MATHEMATICAL MODELING, SINCE ORGANIZED EXPLANATIONS ARE BASED ON SEQUENCES WITH SCHEMES, ALGORITHMS, SYMBOLS AND FORMALIZATION OF THE DESCRIPTION OF PHYSICAL PHENOMENA, BUT WITH A DISTANCE IN THAT DIRECTION WHEN THERE WAS NO EVIDENCE ABOUT FORMATION OF THINKING SKILLS. WITH RESPECT TO UNDERGRADUATE STUDENTS, MEANINGS CONSTRUCTED WITH THE CONSEQUENT ANALYSIS OF THEIR TEACHERS AND TEXTBOOKS USED AS SUPPORT, SINCE WE DETECTED IN THEM, THE PERCEPTION THAT MATHEMATICS IS THE LANGUAGE OF PHYSICS, WITH SOME ASPECTS OF THE CATEGORY ABOUT MATHEMATIZATION FROM MATHEMATICAL MODELING, BUT ALSO MOVING AWAY, BY NOT UNDERSTANDING THE NEED TO CONSTRUCT THINKING SKILLS THAT ALLOW THEM TO COMPREHEND THE RELATIONSHIP BETWEEN VARIOUS TYPES OF REPRESENTATION OF A PHYSICAL PHENOMENON. THIS RESULT SHOWED A GAP BETWEEN WHAT PHYSICISTS CONSIDER AS MATHEMATIZATION OF PHYSICS, WHAT TEACHERS CONSIDER AS A PROCESS OF MATHEMATIZATION OF PHYSICS IN THE CLASSROOM AND, FINALLY, WHAT STUDENTS BELIEVE IS IMPORTANT IN THEIR LEARNING PROCESS. THEREFORE, WE HOPE TO PROVIDE TO THE ACADEMIC COMMUNITY A BETTER UNDERSTANDING OF THIS TOPIC, FROM WHICH IT IS POSSIBLE DEVELOP FOUNDED REFLECTIONS IN INITIAL EDUCATION OF PHYSICS TEACHER.
Arquivo:
TES_DOUT20131122_AREVALO DIEGO FABIAN VIZCAINO.pdf
Tamanho:
3568 Kb (3568835 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/07/2014 ÀS 10:37:34
Atualizado:
18/07/2014 ÀS 10:37:34
Visitas:
2203
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 14:31:37
Downloads:
110
Último Download em :
05/01/2024 ÀS 08:01:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por