Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Autor:
LABARCE, ELIANE CERDAS
Email:
licerdas@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CIÊNCIAS
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. CICILLINI, GRAÇA APARECIDA
Dr. MIANUTTI, JOÃO
Data de Defesa:
31/03/2014
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES PRÁTICAS
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO CONTINUADA
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
A INVESTIGAÇÃO REALIZADA ACOMPANHOU UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, POR MEIO DE UM PROJETO COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, INTITULADO PROJETO DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. O OBJETIVO DESSA INVESTIGAÇÃO FOI GERAR SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA AREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA, A PARTIR DA QUAL SABERES DOCENTES DE DIVERSAS NATUREZAS FOSSEM MOBILIZADOS. OS DADOS QUE FORAM COLETADOS EM NOTAS DE CAMPO E A ANÁLISE REALIZADA DA DESCRIÇÃO DE DOZE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS APRESENTADAS E DISCUTIDAS EM REUNIÕES QUINZENAIS COM OS PROFESSORES, NOS PERMITEM AFIRMAR QUE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ORGANIZADO POR MEIO DA DISCUSSÃO E DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, PODE CONTRIBUIR PARA QUE OS PROFESSORES APERFEIÇOEM SABERES DOCENTES DE DIVERSAS NATUREZAS, ENTRE ELES, SABERES DE NATUREZA DISCIPLINAR (COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS TRABALHADOS NAS ATIVIDADES PRÁTICAS), SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL (O PAPEL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A LIMITAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA EM ALGUMAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA DE PLANEJAMENTO E TESTES PRÉVIOS), SABERES CURRICULARES (CONTATO COM DIVERSAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS EXISTENTES EM LIVROS DIDÁTICOS, SITES DA WEB E OUTROS MATERIAIS SIMILARES) E SABERES EXPERIENCIAIS (A PARTIR DA VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS ENTRE OS PARES, DE PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, DE ORGANIZAÇÃO E TESTE DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS A SEREM USADOS EM SALA DE AULA, DE REALIZAÇÃO DE ALGUMAS PRÁTICAS COM OS ALUNOS, PERMITINDO COMPREENDER DE QUE FORMA ELES INTERAGEM COM AS MESMAS). CONSIDERAMOS, NO ENTANTO QUE A MOBILIZAÇÃO DESSES SABERES NÃO DEPENDEU DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS, POR SI SÓ, MAS DE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO EMPREGADAS PELOS COLABORADORES EXTERNOS QUANDO DA DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS.
Título (EN):
PRACTICAL ACTIVITIES IN SCIENCE EDUCATION: TEACHER KNOWLEDGE AND TEACHER EDUCATION.
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS
PRACTICAL ACTIVITIES
SCIENCE EDUCATION
TEACHING KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH ACCOMPANIED AN EXPERIENCE OF CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS FROM A COLLABORATIVE PROJECT BETWEEN UNIVERSITY AND SCHOOL, TITLED DIALOGUES PROJECT ON THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES. THE OBJECTIVE OF THIS INVESTIGATION WAS TO GENERATE SUPPORT FOR REFLECTION ON THE PROCESSES OF TEACHER EDUCATION IN THE AREA OF TEACHING NATURAL SCIENCE, ESPECIALLY WITH REGARD TO THE PRESENTATION AND DISCUSSION OF PRACTICAL ACTIVITIES AS FORMATIVE STRATEGY, FROM WHICH KNOWLEDGE TEACHERS OF VARIOUS KINDS WERE MOBILIZED. DATA WERE COLLECTED IN FIELD NOTES AND ANALYSIS FROM THE DESCRIPTION OF TWELVE OF PRACTICAL ACTIVITIES PRESENTED AND DISCUSSED AT FORTNIGHTLY MEETINGS WITH TEACHERS, WE CAN STATE THAT A PROCESS OF CONTINUOUS EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS, ORGANIZED FROM THE DISCUSSION AND EXECUTION OF PRACTICAL ACTIVITIES CAN CONTRIBUTE TO REFINE KNOWLEDGE THAT TEACHERS OF VARIOUS NATURES, AMONG THEM, DISCIPLINARY KNOWLEDGE (WITH RESPECT TO THE CONCEPTS USED IN PRACTICAL ACTIVITIES), KNOWLEDGE OF VOCATIONAL TRAINING (THE ROLE OF PRACTICAL ACTIVITIES IN THE PROCESSES OF TEACHING AND LEARNING, THE LIMITATION OF PRACTICAL ACTIVITY IN SOME LEARNING SITUATIONS, IMPORTANCE OF PLANNING AND PREVIOUS TESTS), CURRICULAR KNOWLEDGE (CONTACT WITH VARIOUS PROPOSALS FOR PRACTICAL ACTIVITIES IN TEXTBOOKS, WEB SITES, AND OTHER SIMILAR MATERIALS) AND EXPERIENTIAL KNOWLEDGE (FROM THE EXPERIENCE OF SITUATIONS TO CONDUCT PRACTICAL ACTIVITIES AMONG PEERS, PLANNING AND PREPARATION PRACTICAL CLASSES, ORGANIZING AND TESTING OF MATERIALS AND EQUIPMENT TO BE USED IN THE CLASSROOM TO CONDUCT SOME EXERCISES WITH THE STUDENTS, ALLOWING US TO UNDERSTAND HOW THEY INTERACT WITH THE VARIOUS). WE BELIEVE, HOWEVER, THAT THE MOBILIZATION OF THIS KNOWLEDGE WAS NOT DEPENDENT ON THE COMPLETION OF PRACTICAL ACTIVITIES PER SE, BUT A SET OF TRAINING STRATEGIES EMPLOYED BY EXTERNAL REVIEWERS WHEN DISCUSSING THE PRACTICAL ACTIVITIES.
Arquivo:
TES_DOUT20140331_LABARCE ELIANE CERDAS.pdf
Tamanho:
2729 Kb (2729164 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
18/07/2014 ÀS 10:27:12
Atualizado:
18/07/2014 ÀS 10:27:12
Visitas:
613
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 16:17:29
Downloads:
48
Último Download em :
10/01/2020 ÀS 13:09:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por