Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NECESSIDADES FORMATIVAS E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
Autor:
PIZARRO, MARIANA VAITIEKUNAS
Email:
marianavpz@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. MEGID NETO, JORGE
Drª. GAMA, MARIA ELISA ROSA
Drª. TEIXEIRA, FRANCIMAR MARTINS
Data de Defesa:
03/02/2014
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA, INSPIRADA NOS PRINCÍPIOS HABERMASIANOS CONTIDOS NA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO (TAC), ANALISOU A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NOS SABERES DOCENTES, NAS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA E NAS POSSÍVEIS NECESSIDADES FORMATIVAS GERADAS NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM IDENTIFICAR E DESCREVER AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS E OS SABERES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INVESTIGAR POSSÍVEIS NECESSIDADES FORMATIVAS GERADAS NO CONTEXTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BEM COMO CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E PESQUISADOR QUE, COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS, PUDESSEM FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA. JUSTIFICA-SE TAL OBJETIVO CONSIDERANDO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA CONTEMPLAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS DE QUALIDADE ATRAVÉS DE SUA PRÁTICA MULTIFACETADA, QUE CORRESPONDE AO ENSINO DE DIVERSAS ÁREAS ESPECÍFICAS E, AO MESMO TEMPO, QUE NECESSITA SE AJUSTAR ÀS DEMANDAS SURGIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E CURRÍCULOS VINCULADOS A ELES. O ESTUDO CONTOU COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE APRESENTA DISSERTAÇÕES, TESES E TRABALHOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CONCEITUADOS DA ÁREA, COM O PROPÓSITO DE MAPEAR ESTUDOS QUE TENHAM ABORDADO OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O IMPACTO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. COLABORARAM COM A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, DUAS PROFESSORAS EM EXERCÍCIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO, QUE PARTICIPARAM DE SITUAÇÕES DE DIÁLOGO COM A PESQUISADORA E FORAM CONVIDADAS A FALAR SOBRE SUA PRÁTICA EM CIÊNCIAS, O CURRÍCULO PROPOSTO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO PARA OS ANOS INICIAIS, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SEUS INDICADORES, SUAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AOS EFEITOS QUE SUAS PRÁTICAS GERAM NA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS E AS MUDANÇAS SENTIDAS NA ROTINA ESCOLAR COM O SURGIMENTO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. AS GRAVAÇÕES DAS SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM MINISTRADAS PELAS PROFESSORAS CONSTITUÍRAM-SE COMO ELEMENTOS PARA A DISCUSSÃO MEDIADA PELA PESQUISADORA, COM O INTUITO DE AMBAS INTERPRETAREM OS POSSÍVEIS RESULTADOS DE SUAS PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, BEM COMO AS MANIFESTAÇÕES DE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS APRESENTANDO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ENCONTRADOS PELA PESQUISADORA NAS AULAS FILMADAS SENDO QUE POSTERIORMENTE TORNARAM-SE ELEMENTOS DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSORAS E PESQUISADORA; RECONHECIMENTO E REGISTRO DAS POSSÍVEIS PRETENSÕES DE VALIDADE COLOCADAS EM JOGO DURANTE OS DIÁLOGOS ENTRE PROFESSORAS E PESQUISADORA; ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE OS VÍDEOS, AS FALAS DAS PROFESSORAS E SUAS PRETENSÕES DE VALIDADE BEM COMO OS TIPOS DE CONHECIMENTOS APRESENTADOS POR ELAS. O MODELO DE INTERAÇÃO PROPOSTO, INSPIRADO NAS ORIENTAÇÕES DA TAC, OPORTUNIZOU A LIVRE ARGUMENTAÇÃO POR PARTE DAS PROFESSORAS COLABORADORAS, MOSTRANDO INDÍCIOS DE AUTONOMIA DOCENTE DIANTE DAS POLÍTICAS ÀS QUAIS ESTÃO SUBMETIDAS NO DIA A DIA DA ESCOLA. OS DIÁLOGOS MOSTRARAM AINDA QUE OS PROFESSORES ESTÃO ABERTOS À CONVERSA QUANDO LHES É DADA A OPORTUNIDADE E, QUANDO COLOCADOS DIANTE DA ANÁLISE DE SUA PRÓPRIA PRÁTICA, RECONHECEM A NECESSIDADE DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE CIÊNCIAS E INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, FOI POSSÍVEL NOTAR AINDA DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. CONTUDO, É POSSÍVEL NOTAR NAS FALAS E NAS AÇÕES DAS PROFESSORAS UM GRANDE ESFORÇO NO SENTIDO DE AMPLIAREM SEUS CONHECIMENTOS E SUAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS.
Título (EN):
SCIENTIFIC LITERACY IN PRIMARY SCHOOL: PROFESSIONAL LEARNING NEEDS AND FORMATION OF TEACHING IN THE CONTEXT OF LARGE SCALE ASSESSMENT
Palavras-Chave (EN):
PRIMARY SCHOOL
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHER EDUCATION
THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION
Resumo Original (EN):
THE PRESENT RESEARCH , INSPIRED BY THE PRINCIPLES CONTAINED IN THE HABERMASIAN THEORY OF COMMUNICATIVE ACTION ( TAC ) REVIEWED THE SCIENTIFIC LITERACY IN PRIMARY SCHOOL WITH AN EMPHASIS IN TEACHER KNOWLEDGE, PROFESSIONAL TEACHING AND LEARNING OF THE POSSIBLE TRAINING NEEDS GENERATED IN THE CONTEXT OF LARGE SCALE ASSESSMENT. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO IDENTIFY AND DESCRIBE THE PROFESSIONAL LEARNING AND KNOWLEDGE OF TEACHERS IN THE PRIMARY SCHOOL TO TEACHING SCIENCE AND TO INVESTIGATE POSSIBLE TRAINING NEEDS GENERATED IN THE CONTEXT OF THE LARGE SCALE ASSESSMENT FOR THE PROMOTION OF SCIENTIFIC LITERACY AND CONDITIONS OF THE INTERACTION BETWEEN TEACHER AND RESEARCHER , WITH AN EMPHASIS ON COMMUNICATION SKILLS, COULD FAVOR THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF TEACHING. JUSTIFIED AS CONSIDERING THE CHALLENGES FACED BY TEACHERS IN THE PRIMARY SCHOOL TO CONTEMPLATE A TEACHING OF SCIENCE QUALITY THROUGH ITS MULTIFACETED PRACTICE YEARS, WHICH CORRESPONDS TO THE TEACHING OF SEVERAL SPECIFIC AREAS AND AT THE SAME TIME, IT NEEDS TO ADJUST TO THE DEMANDS ARISING IN THE OBJECTIVE SCHOOL ENVIRONMENT FROM THE DEPLOYMENT OF LARGE SCALE ASSESSMENT AND CURRICULA TIED TO THEM. THE STUDY INCLUDED A LITERATURE THAT PRESENTS DISSERTATIONS, THESES AND PUBLISHED PAPERS IN RESPECTED JOURNALS IN THE FIELD WITH THE PURPOSE OF MAPPING STUDIES THAT HAVE ADDRESSED THE INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY AND THE IMPACT OF LARGE SCALE ASSESSMENTS IN SCIENCE TEACHING. COLLABORATED WITH THE RESEARCH, A QUALITATIVE ONE, TWO TEACHERS IN THE PRIMARY AND PUBLIC SCHOOL IN SÃO PAULO, WHO PARTICIPATED IN SITUATIONS OF DIALOGUE WITH THE RESEARCHER AND WERE INVITED TO TALK ABOUT THEIR PRACTICE IN SCIENCE, THE CURRICULUM PROPOSED BY THE EDUCATION DEPARTMENT OF THE STATE FOR THE PRIMARY SCHOOL, THE SCIENTIFIC LITERACY AND ITS INDICATORS , EXPECTATIONS REGARDING THE EFFECTS THAT THEIR PRACTICES GENERATE THE LEARNING OF THEIR STUDENTS AND THE CHANGES EXPERIENCED IN THE SCHOOL ROUTINE WITH THE EMERGENCE OF LARGE SCALE ASSESSMENTS . THE RECORDINGS OF THE SITUATIONS OF TEACHING AND LEARNING TAUGHT BY TEACHERS CONSTITUTED THEMSELVES AS ELEMENTS MEDIATED BY THE RESEARCHER , IN ORDER TO BOTH INTERPRET THE POSSIBLE OUTCOMES OF THEIR PRACTICES ON STUDENT LEARNING , AS WELL AS THE MANIFESTATIONS OF INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY DISCUSSION . DATA WERE ANALYZED AND DISCUSSED, PROVIDING: INDICATORS OF SCIENTIFIC LITERACY CLASSES FOUND BY THE RESEARCHER BEING FILMED WHICH SUBSEQUENTLY BECAME ELEMENTS OF DIALOGUE BETWEEN TEACHERS AND RESEARCHER; RECOGNITION AND REGISTRATION OF THE POSSIBLE VALIDITY CLAIMS PUT INTO PLAY DURING THE DIALOGUES BETWEEN TEACHERS AND RESEARCHER, ESTABLISHMENT OF RELATIONS BETWEEN THE VIDEOS, THE TESTIMONIES OF THE TEACHERS AND THEIR VALIDITY CLAIMS AND THE TYPES OF KNOWLEDGE THEY BROUGHT . THE PROPOSED INTERACTION MODEL , INSPIRED BY THE GUIDANCE OF THE TAC , PROVIDED AN OPPORTUNITY TO FREE ARGUMENTS ON THE PART OF TEACHERS COLLABORATING, SHOWING EVIDENCE OF TEACHING AUTONOMY ON THE POLICIES TO WHICH THEY ARE SUBJECTED ON A DAILY SCHOOL . THE DIALOGUES ALSO SHOWED THAT TEACHERS ARE OPEN TO DISCUSSION WHEN GIVEN THE OPPORTUNITY, AND WHEN FACED WITH THE ANALYSIS OF THEIR OWN PRACTICE, RECOGNIZE THE NEED TO EXPAND THEIR KNOWLEDGE ABOUT SCIENCE AND SCIENTIFIC LITERACY INDICATORS. ON THE TEACHING OF SCIENCE, WE COULD ALSO NOTE CHALLENGES TO BE OVERCOME BY TEACHERS IN THE PRIMARY SCHOOL. HOWEVER , IT IS POSSIBLE TO NOTE THE SPEECHES AND ACTIONS OF THE TEACHERS A GREAT EFFORT TO BROADEN THEIR KNOWLEDGE AND PRACTICES IN TEACHING SCIENCE IN THE PRIMARY SCHOOL.
Arquivo:
TES_DOUT20140203_PIZARRO MARIANA VAITIEKUNAS.pdf
Tamanho:
28781 Kb (28781497 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
9 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2014 ÀS 16:14:18
Atualizado:
21/05/2014 ÀS 16:14:18
Visitas:
2027
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 06:18:44
Downloads:
179
Último Download em :
17/04/2024 ÀS 00:37:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por