Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
RETRATOS DE UMA SALA DE AULA ? PROJETOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
Autor:
MINATEL, MARIA ÂNGELA DIAS DOS SANTOS
Email:
maria.maangela@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. BARALDI, IVETE MARIA
Banca Examinadora:
Drª. BARALDI, IVETE MARIA
Drª. ALLEVATO, NORMA SUELY GOMES
Drª. JAVARONI, SUELI LIBERATTI
Data de Defesa:
26/02/2014
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL I
SALA MULTISSERIADA
Resumo Original (PT):
NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO FOI O DE INVESTIGAR E DE RETRATAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (RP) COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO QUESTÃO NORTEADORA, TIVEMOS: ?COMO OCORRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA BASEADA EM PROJETOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS??. ESSA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO DE UMA SALA MULTISSERIADA DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE BAURU (SP, BRASIL). UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, DIÁRIO DE CAMPO, REGISTROS DOS ALUNOS, PRÉ E PÓS-TESTES PARA A PRODUÇÃO DE DADOS DURANTE UM TRIMESTRE LETIVO. OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ABORDADOS FORAM: SISTEMA DE NUMERAÇÃO, TABELAS E GRÁFICOS, UNIDADES DE MEDIDAS LINEARES, E ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. PROPUSEMOS UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO CONJUNTO DE DADOS PRODUZIDOS, IDENTIFICANDO E ANALISANDO COMO FORAM UTILIZADAS AS METODOLOGIAS DE ENSINO POR PROJETO E RP PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. CONCLUÍMOS QUE NOSSO TRABALHO COM A METODOLOGIA DE PROJETOS SE VOLTOU MAIS PARA A INTEGRAÇÃO DA MATEMÁTICA COM TEMAS E OUTRAS DISCIPLINAS, ENQUANTO A METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TINHA COMO FOCO PROBLEMATIZAR POR MEIO DE PERGUNTAS E SITUAÇÕES PROBLEMAS O CONTEÚDO MATEMÁTICO A SER ENSINADO. COM NOSSOS RESULTADOS TAMBÉM CONCLUÍMOS QUE EM ALGUMAS ATIVIDADES AS DUAS METODOLOGIAS COEXISTIRAM, COMPONDO UM EMARANHADO FORMADO POR CARACTERÍSTICAS DE AMBAS AS TEORIAS; EM OUTROS MOMENTOS ORA O QUE PREDOMINOU FOI A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ORA O ENSINO POR PROJETOS. ALIADO AO ENSINO POR MEIO DESSAS DUAS METODOLOGIAS, TIVEMOS OUTROS RECURSOS COMO LISTAS DE EXERCÍCIO, REGISTROS NO CADERNO E EM DIÁRIOS DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS, AVALIAÇÕES E DIÁLOGOS MARCADOS PELO USO DAS ENTREVISTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ESSA PESQUISA ESPERA COLABORAR COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E COM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GERANDO POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO E DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM BUSCA DE MELHORES PRÁTICAS.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
ELEMENTARY EDUCATION
MATH EDUCATION
MATH TEACHING AND LEARNING
MULTIGRADE CLASSROOM
Resumo Original (EN):
OUR MAIN OBJECTIVE WAS TO INVESTIGATE AND REPORT THE MATH LEARNING PROCESS THROUGH PROBLEMS AND PROJECTS WITH STUDENTS FROM PRIMARY YEARS. OUR QUESTION PROBLEM WAS: HOW DOES MATH LEARNING HAPPEN BASED ON PROJECTS AND PROBLEM-SOLVING? THIS IS A QUALITATIVE RESEARCH CHARACTERIZED AS A CASE STUDY OF A MULTI-GRADE CLASSROOM FROM A BILINGUAL, PRIVATE SCHOOL LOCATED IN BAURU (SP, BRAZIL). WE USED AS RESEARCH TOOLS: PARTICIPANT OBSERVATION, INTERVIEWS, DIARIES, STUDENTS? NOTES, PRE AND POST-TESTS FOR PRODUCING DATA DURING ONE SCHOOL TRIMESTER. THE MATH CONTENTS WERE: NUMBER SYSTEM, TABLES AND GRAPHS, LINEAR MEASUREMENT, ADDITION AND SUBTRACTION. WE PROPOSED A DESCRIPTIVE ANALYSIS IDENTIFYING HOW PROJECTS AND PROBLEM SOLVING METHODS WERE USED. WE CONCLUDED PROJECT BASED LEARNING WAS MORE FOCUSED ON INTEGRATING MATH WITH THEMES AND OTHER SUBJECT MATTERS WHILE THE PROBLEM BASED LEARNING WAS FOCUSED ON QUESTIONS AND PROBLEMS THAT WERE POSED TO STUDENTS ABOUT THE MATH CONTENT. WITH OUR RESULTS, WE ALSO CONCLUDED THAT IN SOME ACTIVITIES PROBLEM AND PROJECT BASED LEARNING HAPPENED TOGETHER AS A MIX, WITH CHARACTERISTICS OF BOTH THEORIES; IN OTHER MOMENTS PROBLEM SOLVING AND PROJECTS HAPPENED SEPARATELY, IN VERY DISTINCT MOMENTS. BESIDES PROBLEMS AND PROJECTS, WE HAD OTHER RESOURCES THAT CONTRIBUTED WITH MATH LEARNING, SUCH AS WORKSHEETS, WRITING ON STUDENTS? MATH NOTEBOOKS AND MATH DIARIES, CONVERSATIONS ABOUT MATH WITH THE INTERVIEWS AND ASSESSMENTS. THE RESULTS AIM TO COLABORATE WITH TEACHERS FROM PRIMARY YEARS AND WITH RESEARCHES IN MATH EDUCATION, OFFERING POSSIBILITIES FOR REFLECTIONS AND DISCUSSIONS ON TEACHING AND LEANING MATH SEEKING BEST PRACTICES.
Arquivo:
DIS_MEST20140226_MINATEL MARIA ANGELA DIAS DOS SANTOS.pdf
Tamanho:
3681 Kb (3681421 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2014 ÀS 16:01:35
Atualizado:
21/05/2014 ÀS 16:01:35
Visitas:
584
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 08:08:55
Downloads:
23
Último Download em :
09/09/2022 ÀS 21:34:00
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por