Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
VALORIZAÇÃO DOS SABERES ASTRONÔMICOS DE UMA ALDEIA INDÍGENA TERENA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor:
ORTIZ, MARISA SERRANO
Email:
marisaortiz@outlook.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Drª. SCALVI, ROSA MARIA FERNANDES
Dr. AFONSO, GERMANO BRUNO
Data de Defesa:
14/02/2014
Palavras-Chave (PT):
ASTRONOMIA
CULTURA
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Resumo Original (PT):
ATUALMENTE, COM O PROCESSO DE ACULTURAÇÃO E A CRESCENTE URBANIZAÇÃO DA POPULAÇÃO INDÍGENA NO PAÍS, VISTO QUE HÁ MUITOS VIVENDO FORA DOS ALDEAMENTOS, OU EM ALDEAMENTOS MUITO PRÓXIMOS AOS CENTROS URBANOS, EVIDENCIA-SE A LEGÍTIMA PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DESTES POVOS. ASSIM, A EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA CONFIGURA-SE COMO UM DOS ASPECTOS MAIS RELEVANTES PARA INTERVIR NESSE PROCESSO. NO CENÁRIO EM PAUTA, ESTA PESQUISA OBJETIVA A REAPROXIMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA TERENA COM O CONHECIMENTO DA ASTRONOMIA, CUJA PERSPECTIVA CONSISTE EM FAVORECER E VALORIZAR OS SABERES E A VISÃO DO CÉU POR MEIO DA MEDIAÇÃO DA PESQUISADORA, QUE REGISTROU ESSA EXPERIÊNCIA, ELABORANDO UM CADERNO INSTRUCIONAL COM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ENVOLVIDA. NA HIPÓTESE DE FAZER EMERGIR CONHECIMENTOS E APREENDER CONCEITOS, RELACIONANDO-OS AO UNIVERSO DE EXPECTATIVAS E AO USO NO COTIDIANO, CONSTRUIU-SE UM MARCADOR DE TEMPO DO SOL, COMO TAMBÉM SE DESENVOLVERAM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS DE OBSERVAÇÃO DO CÉU. A METODOLOGIA QUALITATIVA EMPREGADA PAUTOU-SE POR EMBASAMENTOS TEÓRICOS DE AUTORES DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ASTRONOMIA INDÍGENA. ESPERA-SE COM ESSE ESTUDO, QUE O ENSINO DA ASTRONOMIA INDÍGENA TENHA COMO FUNÇÃO CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO E POSTERIORES APLICAÇÕES DE SITUAÇÕES DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE POSSAM REAFIRMAR AS IDENTIDADES ÉTNICAS, VALORIZANDO AS LÍNGUAS E A CIÊNCIA, COMO TAMBÉM GARANTINDO À COMUNIDADE O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E AOS CONHECIMENTOS ASTRONÔMICOS NECESSÁRIOS COM O ENTENDIMENTO DE QUE ESSAS AQUISIÇÕES TORNEM-SE APROPRIAÇÕES CONDIZENTES COM OS VALORES INDÍGENAS. SOMENTE COM O RESPEITO A ESSES G
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
ASTRONOMY
CULTURE
EDUCATION
PHYSICS
Resumo Original (EN):
CURRENTLY, WITH THE PROCESS OF ACCULTURATION AND THE INCREASING URBANIZATION OF THE INDIGENOUS POPULATION IN THE COUNTRY, AS THERE IS A NUMBER OF THIS POPULATION LIVING OUTSIDE THE VILLAGES OR IN VILLAGES VERY CLOSE TO URBAN CENTERS, THERE IS EVIDENCE OF A LEGITIMATE CONCERN FOR THE PRESERVATION OF THE CULTURAL IDENTITY OF THESE PEOPLE. THUS, THE EDUCATION FOR SCIENCE APPEARS AS ONE OF THE MOST IMPORTANT ASPECTS TO INTERVENE IN THIS PROCESS. IN THIS SCENARIO THIS RESEARCH AIMS AT A RE-APPROCHMENT OF TERENA INDIGENOUS COMMUNITY TO THE KNOWLEDGE OF ASTRONOMY. THE PERSPECTIVE IS TO PROMOTE AND ENHANCE THE KNOWLEDGE AND VIEW OF THE SKY USING A RESEARCHER AS A MEDIATOR WHO RECORDED THE EXPERIENCE BY DEVELOPING AN INSTRUCTIONAL NOTEBOOK WITH THE PARTICIPATION OF THE COMMUNITY. WITH THE PURPOSE OF UNLOCKING THE CURIOSITY AND GRASP CONCEPTS RELATING THEM TO THE UNIVERSE OF EXPECTATIONS AND USE IN EVERYDAY LIFE, WE CONSTRUCTED A TIMER FROM THE SUN, AND ALSO WE DEVELOPED DIVERSIFIED ACTIVITIES OF SKYWATCHING. A QUALITATIVE METHODOLOGY WAS GUIDED BY THEORETICAL SUBSTANTIATION OF AUTHORS FROM THE FIELDS OF EDUCATION, CULTURE AND INDIGENOUS ASTRONOMY. BASED ON THIS STUDY IT IS EXPECTED THAT THE TEACHING OF INDIGENOUS ASTRONOMY HAS THE ROLE TO CONTRIBUTE TO THE REFLECTION AND SUBSEQUENT APPLICATIONS OF SITUATIONS OF TEACHING / LEARNING THAT CAN REAFFIRM ETHNIC IDENTITIES, VALUING THE LANGUAGES AND SCIENCE AS WELL AS ENSURING ACCESS OF THE COMMUNITY TO INFORMATION AND ASTRONOMICAL KNOWLEDGE WITH THE UNDERSTANDING THAT THESE ACQUISITIONS BECOME APPROPRIATIONS CONSISTENT WITH INDIGENOUS VALUES. ONLY WITH RESPECT TO THESE DIFFERENT ETHNIC GROUPS THE CULTURE, BELIEFS AND RIGHTS WILL BE PRESERVED.
Arquivo:
DIS_MEST20140214_ORTIZ MARISA SERRANO.pdf
Tamanho:
3611 Kb (3611356 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2014 ÀS 15:51:30
Atualizado:
21/05/2014 ÀS 15:51:30
Visitas:
733
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 18:58:17
Downloads:
34
Último Download em :
03/05/2024 ÀS 18:58:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por