Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NO CONTEXTO DO SARESP
Autor:
BARROS, REGINA CÉLIA DOS SANTOS NUNES
Email:
barros.celia@terra.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. GAMA, MARIA ELISA ROSA
Data de Defesa:
07/02/2014
Palavras-Chave (PT):
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - SARESP
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA ANALISOU AS POSSÍVEIS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS SABERES MOBILIZADOS E DECLARADOS PELOS PROFESSORES, BEM COMO AS SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS RELATIVAS A ESSES SABERES, COM AS DEMANDAS FORMATIVAS PRESCRITAS NA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO EMAI ? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS - NO CONTEXTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA SARESP - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE SÃO PAULO. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM INVESTIGAR POSSÍVEIS AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS DEMANDAS DO PROJETO EMAI COM OS SABERES E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO SARESP. PARA TANTO, A PESQUISA FOI REALIZADA EM QUATRO ETAPAS, SENDO QUE, INICIALMENTE, PROCURAMOS CONHECER DADOS BIOGRÁFICOS DAS PARTICIPANTES E A SUA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA. NA SEGUNDA ETAPA INVESTIGAMOS COMO AS REFERIDAS PROFESSORAS TRABALHARAM TRÊS ATIVIDADES PRESENTES NA 1ª SEQUÊNCIA DO PROJETO EMAI PARA O 3º ANO; A TERCEIRA ETAPA CONSISTIU EM INVESTIGAR A RELAÇÃO QUE AS PROFESSORAS FAZEM ENTRE AS ATIVIDADES TRABALHADAS DO EMAI COM QUESTÕES PROPOSTAS NA PROVA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DO SARESP DO ENSINO FUNDAMENTAL, REALIZADA EM 2012. FINALMENTE, NA ÚLTIMA ETAPA, PROCURAMOS FAZER UMA AVALIAÇÃO A RESPEITO DAS REFLEXÕES REALIZADAS NAS ETAPAS ANTERIORES. O ESTUDO CONTOU COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS DOCUMENTOS DA SEE/SP E OUTRAS PESQUISAS PUBLICADAS EM PERIÓDICOS CONCEITUADOS COM A INTENÇÃO DE MAPEAR ESTUDOS QUE TENHAM ABORDADOS ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, BEM COMO CARACTERIZAR O PROJETO EMAI E A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA PROPOSTA ANUALMENTE PARA OS ALUNOS PERTENCENTES À EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SARESP. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, DUAS PROFESSORAS EM EXERCÍCIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS 3ºS ANOS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO, QUE EM SITUAÇÕES DE DIÁLOGO COM A PESQUISADORA, FORAM CONVIDADAS A FALAR SOBRE A SUA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM MATEMÁTICA, SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA A RESPEITO DO CURRÍCULO PROPOSTO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO PARA OS ANOS INICIAIS EM MATEMÁTICA ? PROJETO EMAI - E AINDA, SOBRE A RELAÇÃO QUE FAZEM ENTRE O REFERIDO PROJETO E A PENÚLTIMA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PROPOSTA NO SARESP AOS 3ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM 2012. OS DADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE AS PROFESSORAS ESTÃO ABERTAS AO DIÁLOGO QUANDO LHES É DADA A OPORTUNIDADE DE FALAR, E QUE, QUANDO COLOCADAS DIANTE DA ANÁLISE DA SUA PRÓPRIA PRÁTICA, RECONHECEM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA MAIS PRÓXIMA DE SUA REALIDADE DE SALA DE AULA COM O INTUITO DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A MATEMÁTICA E SOBRE INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. O MODELO DE INTERAÇÃO PROPOSTO DEU OPORTUNIDADE ÀS PROFESSORES DE EXPRESSAR O QUE PENSAM A RESPEITO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA IMPLANTADA PELA SEE/SP AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DO PROJETO EMAI, DAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA REALIZADA AOS 3ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2012, PELO SARESP E DE PROPOR SUGESTÕES EM RAZÃO DE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Título (EN):
MATHEMATICS EDUCATION IN THE EARLY YEARS: ANALYSIS OF NEEDS TRAINING OF TEACHERS IN THE CONTEXT OF SARESP
Palavras-Chave (EN):
ASSESSMENT SYSTEM PERFORMANCE SCHOOLS IN THE STATE OF SÃO PAULO - SARESP
TEACHER TRAINING IN MATHEMATICS
YEARS OF PRIMARY EDUCATION
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH EXAMINED THE POSSIBLE RELATIONSHIP BETWEEN THE MOBILIZED AND DECLARED BY THE TEACHERS KNOWLEDGE AND THEIR TRAINING NEEDS RELATING TO THIS KNOWLEDGE WITH THE PRESCRIBED TRAINING REQUIREMENTS IN THE PROPOSED DEPLOYMENT EMAI PROJECT - MATHEMATICS EDUCATION FOR THE EARLY YEARS - IN THE CONTEXT OF EVALUATION SYSTEM IN LARGE SCALE SARESP - EVALUATION OF EDUCATIONAL ACHIEVEMENT SYSTEM OF SÃO PAULO . IN THIS SENSE, THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO INVESTIGATE THE POSSIBLE RELATIONSHIP BETWEEN THE DEMANDS OF EMAI DESIGN WITH THE KNOWLEDGE AND TRAINING NEEDS OF TEACHERS WORKING IN EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN THE CONTEXT OF SARESP . THEREFORE, THE SURVEY WAS CONDUCTED IN FOUR STAGES , WITH INITIALLY SEEK TO KNOW BIODATA OF PARTICIPANTS AND THEIR TRAINING COURSE IN MATHEMATICS . IN THE SECOND STEP WE INVESTIGATE HOW THESE TEACHERS WORKED THREE ACTIVITIES PRESENT IN THE SEQUENCE OF THE 1ST EMAI PROJECT FOR 3RD YEAR ; THE THIRD STEP WAS TO INVESTIGATE THE RELATIONSHIP THAT TEACHERS ARE AMONG THE ACTIVITIES EMAI WORKED WITH THE QUESTIONS PROPOSED IN THE MATH TEST SARESP 3RD YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL , HELD IN 2012 . FINALLY , IN THE LAST STEP , WE MAKE A REVIEW ABOUT THE CONSIDERATIONS MADE IN THE PREVIOUS STEPS . THE STUDY INCLUDED A LITERATURE DOCUMENTS IN THE ESS / SP AND OTHER STUDIES PUBLISHED IN REPUTABLE JOURNALS WITH THE INTENTION OF MAPPING STUDIES THAT HAVE ADDRESSED ASPECTS OF INITIAL AND CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN THE DISCIPLINE OF MATHEMATICS AS WELL AS EMAI CHARACTERIZE THE DESIGN AND EVALUATION ON A LARGE SCALE PROPOSAL ANNUALLY TO STUDENTS BELONGING TO BASIC EDUCATION IN THE STATE OF SÃO PAULO , SARESP . PARTICIPATED IN THIS RESEARCH , A QUALITATIVE ONE , TWO TEACHERS ACTING IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY OF 3 S YEARS TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL IN SÃO PAULO , THAT IN SITUATIONS OF DIALOGUE WITH THE RESEARCHER , WERE INVITED TO TALK ABOUT THEIR INITIAL TRAINING AND CONTINUING IN MATHEMATICS , THEIR PRACTICE IN THE CLASSROOM ON THE PROPOSED BY THE EDUCATION DEPARTMENT OF THE STATE TO THE EARLY YEARS CURRICULUM IN MATHEMATICS - PROJECT EMAI - AND ALSO ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN THAT MAKE THIS PROJECT AND PENULTIMATE MATHEMATICS ASSESSMENT PROPOSAL SARESP IN THE S 3RD YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL IN 2012 . THE DATA DEMONSTRATE THAT TEACHERS ARE OPEN TO DIALOGUE WHEN THEY ARE GIVEN THE OPPORTUNITY TO SPEAK, AND WHEN PLACED ON THE ANALYSIS OF THEIR OWN PRACTICE, RECOGNIZE THE NEED FOR CONTINUOUS TRAINING CLOSER TO THEIR REALITY OF THE CLASSROOM WITH ORDER TO EXPAND THEIR KNOWLEDGE OF MATHEMATICS AND MATHEMATICAL LITERACY ON INDICATORS . THE MODEL PROPOSED INTERACTION GAVE OPPORTUNITY FOR TEACHERS TO EXPRESS WHAT THEY THINK ABOUT CONTINUING EDUCATION IN MATHEMATICS POLICY IMPLEMENTED BY ESS / SP TO THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL , THROUGH EMAI DESIGN , ASSESSMENTS IN MATHEMATICS HELD AT 3 S YEARS OF EDUCATION FUNDAMENTAL IN 2012 , BY SARESP AND PROPOSE SUGGESTIONS BECAUSE OF THEIR VOCATIONAL TRAINING .
Arquivo:
DIS_MEST20140207_BARROS REGINA CELIA DOS SANTOS NUNES.pdf
Tamanho:
3799 Kb (3799241 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2014 ÀS 15:36:33
Atualizado:
21/05/2014 ÀS 15:36:33
Visitas:
1356
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 07:53:50
Downloads:
120
Último Download em :
22/04/2024 ÀS 17:43:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por