Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE BIOLOGIA E CIDADANIA: O TÉCNICO E O POLÍTICO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor:
TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
Email:
paulommt@zipmail.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2000
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. FORESTÍ, MIRIAM CELÍ PIMENTEL PORTO
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Dr. ZONTA, CELSO
Drª. BUENO, SONIA MARIA VILELA
Data de Defesa:
12/01/2000
Palavras-Chave (PT):
CIDADANIA
CIÊNCIAS
CORPO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE BIOLOGIA
ENSINO DE CIÊNCIAS
FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY
REPRESENTAÇÕES
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, ENVOLVENDO O ENSINO DE BIOLOGIA E A QUESTÃO DA INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA A CIDADANIA. FORAM ENTREVISTADOS PROFESSORES DE BIOLOGIA, BUSCANDO-SE COMPREENDER COMO OS REFERIDOS DOCENTES INTERPRETAM A RESPONSABILIDADE QUE LHES CABE, COMO AGENTES DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. A ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS REALIZADAS REVELOU PROBLEMAS QUE PRECISAM SER ELIMINADOS, SE REALMENTE PRETENDEMOS CAMINHAR NA DIREÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA CIDADÃ.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY TEACHING
BODY
CITIZENSHIP
EDUCATION
EDUCATION
MERLEAU-PONTY PHENOMENOLOGY
REPRESENTATIONS
SCIENCE TEACHING
SCIENCES
Resumo Original (EN):
THE CURRENT WORK PRESENTS RESULTS OBTAINED FROM THE QUALITATIVE RESEARCH, INVOLVING THE BIOLOGY TEACHING AND THE ISSUE OF THE EDUCATION FOR THE CITIZENSHIP. BIOLOGY TEACHER WERE INTERVIEWED, WITH THE PURPOSE OF UNDERSTANDING HOW THE OWN TEACHERS INTERPRET THE RESPONSIBILITY THAT THEY HAVE, AS AGENTS OF EDUCATION FOR THE CITIZENSHIP. THE ANALYSIS OF CONTENT OF THE INTERVIEWS FULFILLED, SHOWED PROBLEMS THAT NEED TO BE SOLVED, IF WE REALLY DESIRE TO IMPLANT THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20000112_TEIXEIRA PAULO MARCELO MARINI.pdf
Tamanho:
1439 Kb (1439421 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
15/10/2007 ÀS 14:18:34
Atualizado:
15/10/2007 ÀS 14:18:34
Visitas:
1311
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 05:19:17
Downloads:
91
Último Download em :
17/01/2024 ÀS 00:53:34
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por