DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL ABERTA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
Autor: |
GALBIATTI, DOUGLAS AUGUSTO |
Email: |
galbiattid@yahoo.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2014 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE ♠ Drª. ASSIS, ALICE ♠ Dr. LEODORO, MARCOS PIRES
|
Data de Defesa: |
07/02/2014 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ABORDAGEM DE ENSINO ♠ ATIVIDADES DIDÁTICAS ♠ CALOR E TEMPERATURA ♠ DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL ♠ INTERAÇÃO SOCIAL
|
Resumo Original (PT): |
|
NESTE TRABALHO, ESTUDAMOS OS RESULTADOS RELATIVOS À APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM DE ENSINO FUNDAMENTADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO
DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, A RESPEITO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA, DE
FORMA A RESPONDER À SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS SÃO OS RESULTADOS RELATIVOS À ARGUMENTAÇÃO EMERGENTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DOS ALUNOS, ACERCA DOS CONCEITOS DE CALOR E
TEMPERATURA, DECORRENTES DA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, MEDIADOS POR ATIVIDADES DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL ABERTA? COM A CONSTITUIÇÃO DE DADOS REALIZADA ATRAVÉS DE GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO DOS ENCONTROS COM OS SUJEITOS DE PESQUISA E SE FUNDAMENTANDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, JUNTAMENTE COM A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, ELABORAMOS TRÊS
CATEGORIAS DE ANÁLISE DOS ARGUMENTOS EXPRESSOS POR ELES: COMPLEXOS, PSEUDOCONCEITOS E CONCEITOS. E, A PARTIR DELAS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, COM O DECORRER DA REALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES, OS ESTUDANTES SE APROXIMARAM GRADUALMENTE DO PENSAMENTO POR CONCEITOS SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA. AS CARACTERÍSTICAS DA ABORDAGEM DE ENSINO DESENVOLVIDA E OS
RESULTADOS OBTIDOS EMBASAM A AFIRMAÇÃO DE QUE ATIVIDADES PAUTADAS SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SUJEITOS CONTRIBUEM PARA A MODIFICAÇÃO NA ARGUMENTAÇÃO E CONSTITUEM UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DE TRANSMISSÃO/RECEPÇÃO DE CONHECIMENTO. |
|
Título (EN): |
N/C |
Palavras-Chave (EN): |
♠ DIDACTIC ACTIVITIES ♠ EXPERIMENTAL DEMONSTRATION ♠ HEAT AND TEMPERATURE ♠ SOCIAL INTERACTION ♠ TEACHING APPROACH
|
Resumo Original (EN): |
|
IN THIS WORK WE STUDY THE RESULTS FOR THE IMPLEMENTATION OF A TEACHING APPROACH BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY ABOUT STUDENTS ARGUMENTATION OF THE FIRST YEAR OF A DEGREE COURSE IN PHYSICS ABOUT THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE, IN ORDER TO ANSWER DE NEXT QUESTION: WHAT
ARE THE RESULTS CONCERNING THE EMERGING ARGUMENTATION PROCESS OF FORMING CONCEPTS OF STUDENTS ABOUT THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE, RESULTING FROM THE INTERACTION BETWEEN THE STUDENTS MEDIATED BY OPEN EXPERIMENTAL DEMONSTRATION ACTIVITIES? WITH THE ESTABLISHMENT
OF DATA HELD BY AUDIO AND VIDEO RECORDINGS OF MEETINGS WITH THE STUDENTS AND GROUNDING IN CULTURAL-HISTORICAL THEORY ALONG WITH DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS, DEFINE THREE CATEGORIES OF
ANALYSIS OF THE ARGUMENTS EXPRESSED BY THEM: COMPLEX, PSEUDO-CONCEPTS AND CONCEPTS. AND
FROM THEM, IT WAS OBSERVED THAT OVER THE COURSE OF CARRYING OUT THE ACTIVITIES, STUDENTS GRADUALLY BROUGHT TOGETHER BY CONCEPTS OF THOUGHT ABOUT THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE.
THE CHARACTERISTICS OF THE EDUCATIONAL APPROACH DEVELOPED AND THE RESULTS OBTAINED UNDERLIE THE CLAIM THAT ACTIVITIES BASED ON THE INTERACTION BETWEEN THE DIFFERENT INDIVIDUALS CONTRIBUTING TO THE CHANGE IN ARGUMENT AND CONSTITUTE A DIDACTIC ABILITY COMPARED TO THE TRADITIONAL APPROACH. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20140207_GALBIATTI DOUGLAS AUGUSTO.pdf
|
Tamanho: |
1808 Kb (1808712 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
21/05/2014 ÀS 15:25:40 |
Atualizado: |
21/05/2014 ÀS 15:25:40 |
Visitas: |
726 |
Última Visita em : |
10/07/2024 ÀS 11:15:17 |
Downloads: |
45 |
Último Download em : |
17/08/2021 ÀS 17:31:53 |