Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL ABERTA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor:
GALBIATTI, DOUGLAS AUGUSTO
Email:
galbiattid@yahoo.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Banca Examinadora:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Drª. ASSIS, ALICE
Dr. LEODORO, MARCOS PIRES
Data de Defesa:
07/02/2014
Palavras-Chave (PT):
ABORDAGEM DE ENSINO
ATIVIDADES DIDÁTICAS
CALOR E TEMPERATURA
DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL
INTERAÇÃO SOCIAL
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, ESTUDAMOS OS RESULTADOS RELATIVOS À APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM DE ENSINO FUNDAMENTADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, A RESPEITO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA, DE FORMA A RESPONDER À SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS SÃO OS RESULTADOS RELATIVOS À ARGUMENTAÇÃO EMERGENTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DOS ALUNOS, ACERCA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA, DECORRENTES DA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, MEDIADOS POR ATIVIDADES DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL ABERTA? COM A CONSTITUIÇÃO DE DADOS REALIZADA ATRAVÉS DE GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO DOS ENCONTROS COM OS SUJEITOS DE PESQUISA E SE FUNDAMENTANDO NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, JUNTAMENTE COM A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, ELABORAMOS TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE DOS ARGUMENTOS EXPRESSOS POR ELES: COMPLEXOS, PSEUDOCONCEITOS E CONCEITOS. E, A PARTIR DELAS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, COM O DECORRER DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES SE APROXIMARAM GRADUALMENTE DO PENSAMENTO POR CONCEITOS SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA. AS CARACTERÍSTICAS DA ABORDAGEM DE ENSINO DESENVOLVIDA E OS RESULTADOS OBTIDOS EMBASAM A AFIRMAÇÃO DE QUE ATIVIDADES PAUTADAS SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SUJEITOS CONTRIBUEM PARA A MODIFICAÇÃO NA ARGUMENTAÇÃO E CONSTITUEM UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DE TRANSMISSÃO/RECEPÇÃO DE CONHECIMENTO.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
DIDACTIC ACTIVITIES
EXPERIMENTAL DEMONSTRATION
HEAT AND TEMPERATURE
SOCIAL INTERACTION
TEACHING APPROACH
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK WE STUDY THE RESULTS FOR THE IMPLEMENTATION OF A TEACHING APPROACH BASED ON CULTURAL-HISTORICAL THEORY ABOUT STUDENTS ARGUMENTATION OF THE FIRST YEAR OF A DEGREE COURSE IN PHYSICS ABOUT THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE, IN ORDER TO ANSWER DE NEXT QUESTION: WHAT ARE THE RESULTS CONCERNING THE EMERGING ARGUMENTATION PROCESS OF FORMING CONCEPTS OF STUDENTS ABOUT THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE, RESULTING FROM THE INTERACTION BETWEEN THE STUDENTS MEDIATED BY OPEN EXPERIMENTAL DEMONSTRATION ACTIVITIES? WITH THE ESTABLISHMENT OF DATA HELD BY AUDIO AND VIDEO RECORDINGS OF MEETINGS WITH THE STUDENTS AND GROUNDING IN CULTURAL-HISTORICAL THEORY ALONG WITH DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS, DEFINE THREE CATEGORIES OF ANALYSIS OF THE ARGUMENTS EXPRESSED BY THEM: COMPLEX, PSEUDO-CONCEPTS AND CONCEPTS. AND FROM THEM, IT WAS OBSERVED THAT OVER THE COURSE OF CARRYING OUT THE ACTIVITIES, STUDENTS GRADUALLY BROUGHT TOGETHER BY CONCEPTS OF THOUGHT ABOUT THE CONCEPTS OF HEAT AND TEMPERATURE. THE CHARACTERISTICS OF THE EDUCATIONAL APPROACH DEVELOPED AND THE RESULTS OBTAINED UNDERLIE THE CLAIM THAT ACTIVITIES BASED ON THE INTERACTION BETWEEN THE DIFFERENT INDIVIDUALS CONTRIBUTING TO THE CHANGE IN ARGUMENT AND CONSTITUTE A DIDACTIC ABILITY COMPARED TO THE TRADITIONAL APPROACH.
Arquivo:
DIS_MEST20140207_GALBIATTI DOUGLAS AUGUSTO.pdf
Tamanho:
1808 Kb (1808712 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2014 ÀS 15:25:40
Atualizado:
21/05/2014 ÀS 15:25:40
Visitas:
706
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 08:30:42
Downloads:
45
Último Download em :
17/08/2021 ÀS 17:31:53
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por