Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: BUSCANDO SENTIDOS
Autor:
COELHO, LEANDRO JORGE
Email:
leandrojc@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Drª. MAIO, ELIANE ROSE
Data de Defesa:
26/02/2014
Palavras-Chave (PT):
DIVERSIDADE SEXUAL
EDUCAÇÃO SEXUAL
ENSINO DE CIÊNCIAS
SENTIDO E SIGNIFICADO
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI ANALISAR OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E ALUNOS À DIVERSIDADE SEXUAL. PARA ISSO, UTILIZAMOS AS CATEGORIAS SENTIDO E SIGNIFICADO, ADOTANDO O REFERENCIAL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. COM RELAÇÃO À SEXUALIDADE, MUITOS SIGNIFICADOS ESTABELECIDOS SÓCIO HISTORICAMENTE REMETEM À EXCLUSÃO, ESTIGMATIZAÇÃO E MARGINALIZAÇÃO DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS, POR SUAS ORIENTAÇÕES SEXUAIS E IDENTIDADES DE GÊNERO QUE FOGEM AO PADRÃO HETEROSSEXISTA SOCIALMENTE DIFUNDIDO E ACEITO COMO NATURAL. DE MANEIRA INTENCIONAL OU NÃO, A ESCOLA É UM DOS LUGARES EM QUE OCORRE A (RE)CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS COM RELAÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL. OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SÃO RECONHECIDOS POR PAIS, ALUNOS E DEMAIS COLEGAS COMO PROFISSIONAIS APTOS E PREPARADOS PARA TRATAR DE QUESTÕES RELACIONADAS À SEXUALIDADE, ASSUMINDO UM PAPEL IMPORTANTE QUANDO SE DISCUTE AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E DIVERSIDADE SEXUAL. ESSE FOI UM ESTUDO QUALITATIVO EM QUE FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS, PRODUÇÃO DE TEXTOS, ANÁLISE DOCUMENTAL E A TÉCNICA DE GRUPO FOCAL PARA A COLETA DE DADOS. DOIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS FORAM ENTREVISTADOS E 106 ALUNOS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO, 115 PARTICIPARAM DA PRODUÇÃO DE UM TEXTO E DE VINTE E SETE DOS GRUPOS FOCAIS. DE MODO GERAL, OS ALUNOS POSSUEM SENTIDOS QUE ASSUMEM LGBT COMO ?ESTRANHOS?, MESMO MUITOS ACREDITANDO TEREM O DEVER DE RESPEITAR AS ESCOLHAS DE CADA UM. AS TRAVESTIS FORAM DECLARADAMENTE APRESENTADAS COM REPÚDIO POR ELES, SENDO A HOMOSSEXUALIDADE E BISSEXUALIDADE APARENTEMENTE MAIS ACEITAS, MESMO SENDO CONSIDERADAS ESTRANHAS. OS PROFESSORES RECONHECEM AS IDENTIDADES LGBT E O PRECONCEITO EXISTENTE CONTRA ESSES INDIVÍDUOS. SIGNIFICADOS RELIGIOSOS E OUTROS VEICULADOS PELA MÍDIA PARECEM INFLUENCIAR A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DOS ALUNOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL, COMO MOSTRAM SEUS RELATOS E AS FALAS DOS PROFESSORES. SIGNIFICADOS HETERONORMATIVOS SE EXPRESSAM NAS FALAS DOS ALUNOS, PORÉM ALGUNS SENTIDOS INDICAM O RESPEITO E RECONHECIMENTO DAS IDENTIDADES LGBT. POR SE TRATAREM DE UMA CONSTRUÇÃO PESSOAL, MAS AO MESMO TEMPO SOCIAL E HISTÓRICA, OS SENTIDOS PODEM PROPOR NOVOS ENTENDIMENTOS SOBRE SIGNIFICADOS SOCIALMENTE ACEITOS, COMO VEMOS NOS RELATOS DE ALGUNS ALUNOS E NOS SENTIDOS DOS PROFESSORES. ESTES PARECEM MANTER AULAS QUE NÃO ABORDAM ESTAS QUESTÕES, MESMO O ENSINO DE CIÊNCIAS SENDO UM MOMENTO PRIVILEGIADO PARA PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO. É NECESSÁRIO INVESTIR EM DISCUSSÕES SOBRE ESSES TEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS E PRÁTICAS QUE SE PREOCUPEM COM O DESVELAMENTO DE SIGNIFICADOS PRECONCEITUOSOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
MEANING AND SIGNIFICANCE
SCIENCE TEACHING
SEXUAL DIVERSITY
SEXUAL EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE AIM OF THIS STUDY WAS TO ANALYZE THE MEANINGS ATTRIBUTED BY SCIENCE TEACHERS AND STUDENTS TO SEXUAL DIVERSITY. WE USED THE CATEGORIES SIGNIFICANCE AND MEANING, ADOPTING THE CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY. MANY MEANINGS ESTABLISHED SOCIO HISTORICALLY ABOUT SEXUALITY REFER TO THE EXCLUSION, MARGINALIZATION AND STIGMATIZATION OF LESBIAN, GAY, BISEXUAL AND TRANSGENDER PEOPLE BECAUSE OF THEIR SEXUAL ORIENTATIONS AND GENDER IDENTITIES THAT ARE SOMEHOW AGAINST THE HETEROSEXIST STANDARD SOCIALLY ACCEPTED AS NATURAL. INTENTIONALLY OR NOT, SCHOOL IS ONE OF THE PLACES WHERE THE (RE) AFFIRMATION OF THESE SIGNIFICANCES AND MEANINGS ABOUT SEXUAL DIVERSITY OCCURS. SCIENCE TEACHERS ARE RECOGNIZED BY PARENTS, STUDENTS AND OTHER COLLEAGUES AS ABLE AND PREPARED TO DEAL WITH ISSUES RELATED TO SEXUALITY, BECOMING CENTRAL ACTORS TO THE DISCUSSION OF THE RELATIONSHIP BETWEEN SCHOOL AND SEXUAL DIVERSITY. THIS WAS A QUALITATIVE STUDY AND WE USED QUESTIONNAIRES, INTERVIEWS, TEXT PRODUCTION, DOCUMENTARY ANALYSIS AND THE FOCUS GROUP TECHNIQUE. TWO SCIENCE TEACHERS WERE INTERVIEWED, 106 STUDENTS RESPONDED TO A QUESTIONNAIRE, 115 PARTICIPATED IN THE PRODUCTION OF A TEXT AND 27 WENT TO THE FOCUS GROUPS. GENERALLY, STUDENTS CONSIDER LGBT PEOPLE AS WEIRD, EVEN THOUGH MANY OF THEN BELIEVE THEY HAVE A DUTY TO RESPECT EVERYONE?S CHOICES. TRANSVESTITES WERE REPORTEDLY PRESENTED WITH DISAPPROVAL BY SOME STUDENTS, AND HOMOSEXUALITY AND BISEXUALITY APPARENTLY ARE MORE ACCEPTED, BUT STILL CONSIDERED WEIRD. TEACHERS RECOGNIZE LGBT IDENTITIES AND THE EXISTANCE OF PREJUDICE AGAINST THESE INDIVIDUALS. THEY INDICATE TO BELIEVE THEIR STUDENTS ARE PREJUDICED WHEN IT COMES TO SEXUAL DIVERSITY. MEANINGS OF THE MEDIA AND RELIGION SEEM TO INFLUENCE THE CONSTRUCTION OF MEANING FROM STUDENTS ABOUT SEXUAL DIVERSITY, AS SHOWN BY THEIR REPORTS AND THE STATEMENTS OF THEIR TEACHERS. HETERONORMATIVE MEANINGS ARE EXPRESSED BY MANY STUDENTS REGARDING SEXUAL DIVERSITY, BUT SOME OF THEM INDICATE RESPECT AND RECOGNITION OF LGBT IDENTITIES. SINCE THEY ARE PERSONAL CONSTRUCTIONS, BUT AT THE SAME TIME SOCIAL AND HISTORICAL, THE MEANINGS CAN PROPOSE NEW UNDERSTANDINGS TO SOCIALLY ACCEPTED MEANINGS, AS WE SAW IN REPORTS OF SOME STUDENTS AND TEACHERS. THE TEACHERS SEEM TO KEEP THEIR LESSONS WITHOUT THE DISCUSSION OF THESE ISSUES, THOUGH IT IS IMPORTANT TO HIGHLIGHT THAT SCIENCE TEACHING IS A PRIVILEGED MOMENT TO THE PROBLEMATIZATION ABOUT SEXUAL DIVERSITY AND GENDER. IT IS NECESSARY TO INVEST IN DISCUSSIONS ABOUT SEXUAL DIVERSITY AND GENDER IN INITIAL AND CONTINUING TEACHER TRAINING, SEEKING THE CONSTRUCTION OF NEW MEANINGS AND PRACTICES THAT WORRY ABOUT UNVEILING PREJUDICED MEANINGS ABOUT THESE THEMES.
Arquivo:
DIS_MEST20140226_COELHO LEANDRO JORGE.pdf
Tamanho:
1644 Kb (1644222 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/05/2014 ÀS 15:06:43
Atualizado:
21/05/2014 ÀS 15:06:43
Visitas:
918
Última Visita em :
30/04/2024 ÀS 02:59:45
Downloads:
104
Último Download em :
30/10/2023 ÀS 22:04:19
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por