Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CORPO, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DO CORPO JUNTO A JOVENS ESTUDANTES E SEUS PROFESSORES
Autor:
TALAMONI, ANA CAROLINA BISCALQUINI
Email:
anacbt@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Banca Examinadora:
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. BUENO, SONIA MARIA VILELA
Data de Defesa:
26/07/2007
Palavras-Chave (PT):
CIÊNCIAS
CORPO
EDUCAÇÃO
FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY
REPRESENTAÇÕES
Resumo Original (PT):
COM O OBJETIVO DE DISCUTIR A POSIÇÃO DE CENTRALIDADE DO CORPO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA BEM COMO ATENTAR PARA AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DESTE FATO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES DE CORPO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAIS ESPECIFICAMENTE AQUELES QUE INTEGRAM O QUADRO DOCENTE, E DISCENTE, DA 7ª SÉRIE. DENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA PRESENTE PESQUISA, ATENTA-SE PARA A RELEVÂNCIA DE AVERIGUAR, ATRAVÉS DOS DISCURSOS POR ESTES ARTICULADOS, POSSÍVEIS NECESSIDADES OU LIMITAÇÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS ATUAIS, EM QUE O FOCO SEJA O CORPO - TEMA DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR, CUJAS NECESSIDADES SOCIAIS, A ELE RELACIONADAS, FAZEM CLAMAR POR UMA ABORDAGEM QUE ULTRAPASSE SUAS DIMENSÕES ANATÔMICO-FISIOLÓGICAS, COMO VEM CORROBORAR OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ? DAÍ DERIVANDO A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER AS DIFERENTES CONCEPÇÕES QUE NORTEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E INFLUENCIAM O APRENDIZADO. TAMBÉM SE PROCUROU CONSIDERAR, E INVESTIGAR, AS REPRESENTAÇÕES (EXPLÍCITAS OU IMPLÍCITAS) DE CORPO HUMANO DOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS POR ESTA MESMA POPULAÇÃO - JÁ QUE ESTES CARACTERIZAM UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO SISTEMATIZADO DISPONÍVEL AOS EDUCANDOS - BEM COMO AS CONCEPÇÕES VEICULADAS PELOS MAIS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE DE CERTA FORMA PRATICAM UM TIPO DE PEDAGOGIA QUE ENSINA, OU AO MENOS, INFLUENCIA NA CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO DE CERTAS REPRESENTAÇÕES DE CORPO AMPLAMENTE DIVULGADAS E DISSEMINADAS. DE MANEIRA GERAL, CONSTATOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS, E EM MENOR ESCALA, CIENTÍFICAS ACERCA DO CORPO. NESTAS REPRESENTAÇÕES, MUITAS VEZES ENCONTRAM-SE IMPLÍCITAS VISÕES CARTESIANAS ? PARA AS QUAIS ESTE SE LIMITA A UM APARATO/INSTRUMENTO PURAMENTE BIOLÓGICO DO HOMEM ? E VISÕES METAFÍSICAS, A PARTIR DAS QUAIS O CORPO É ENTENDIDO COMO UM INSTRUMENTO DE VIDA, QUE NECESSITA SER CUIDADO, PRESERVADO E SOBRETUDO DISCIPLINADO. ESTAS REPRESENTAÇÕES CORRESPONDEM A CONCEPÇÕES PREDOMINANTES EM DIFERENTES PERÍODOS DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO E DO PROCESSO CIVILIZACIONAL OCIDENTAL.
Título (EN):
BODY, SCIENCE AND EDUCATION: BODY REPRESENTATIONS WITH YOUNG STUDENTS AND THEIR TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
BODY
EDUCATION
MERLEAU-PONTY PHENOMENOLOGY
REPRESENTATIONS
SCIENCES
Resumo Original (EN):
WITH THE OBJECTIVE TO DISCUSS THE POSITION OF CENTRALITY OF THE BODY IN THE CONTEMPORARY CULTURE AS WELL AS PAYING ATTENTION TO THE POSSIBLE IMPLICATIONS OF THIS FACT IN THE SCIENCE TEACHING, THE PRESENT RESEARCH HAD AS OBJECTIVE TO INVESTIGATE THE BODY REPRESENTATIONS OF STUDENTS AND TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL, MORE SPECIFICALLY TO THOSE WHO INTEGRATE THE TEACHING STAFF, AND DISSENT, FROM SEVENTH GRADE. FROM AMONG THE MAIN OBJECTIVES OF THE PRESENT RESEARCH, IT TAKES INTO CONSIDERATION TO THE IMPORTANCE OF VERIFYING, THROUGH THE SPEECHES FOR THESE JOINED, POSSIBLE NECESSITIES OR LIMITATIONS RELATED TO THE CURRENT EDUCATIONAL PRACTICES, IN WHICH THE FOCUS BE THE BODY ? THEME OF INTERDISCIPLINARY NATURE, WHOSE SOCIAL NECESSITIES, RELATED TO IT, COMPLAIN FOR AN APPROACH THAT EXCEED THEIR ANATOMIC-PHYSIOLOGIC DIMENSIONS, WHICH COME TO CONFIRM THE BRAZILIAN CURRICULUM PARAMETERS ? HENCE DERIVING THE IMPORTANCE OF KNOWING THE DIFFERENT CONCEPTIONS WHICH GUIDE THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND INFLUENCE THE LEARNING. ALSO IT TRIED TO CONSIDER AND INVESTIGATE THE HUMAN BODY REPRESENTATIONS (EXPLICIT AND IMPLICIT) FROM THE EDUCATIONAL BOOKS ADOPTED BY THIS SAME POPULATION ? SINCE THESE CHARACTERIZE ONE OF THE MAIN SOURCES OF INFORMATION AND SYSTEMATIZED KNOWLEDGE AVAILABLE TO THE EDUCATING ? AS WELL AS THE CONCEPTIONS PASSED BY THE MOST VARIOUS MEDIUM, WHICH IN SOME WAYS PLAY A KIND OF EDUCATION THAT IT TEACHES, OR AT LEAST, INFLUENCES IN THE CONSTRUCTION OR MAINTENANCE OF CERTAIN BODY REPRESENTATIONS WIDELY SPREAD AND PUBLISHED. FROM GENERAL MANNER, IT VERIFIED THE PREDOMINANCE OF SOCIAL, CULTURAL, AND IN SMALL SCALE, SCIENTIFIC REPRESENTATIONS ABOUT THE BODY. IN THESE REPRESENTATIONS, MANY TIMES IT CAN FIND IMPLICIT CARTESIAN VIEWS ? THAT THIS LIMITS TO AN APPARATUS/INSTRUMENT PURELY BIOLOGIC FROM THE HUMAN BEING ? AND METAPHYSIC VIEWS, FROM WHICH THE BODY IS UNDERSTOOD AS AN INSTRUMENT OF LIFE, THAT NEEDS TO BE TAKEN CARE, PRESERVED AND ESPECIALLY DISCIPLINED. THESE REPRESENTATIONS CORRESPOND TO PREDOMINANT CONCEPTIONS IN DIFFERENT PERIODS OF HISTORY OF THE THOUGHT AND CIVILIZATION OCCIDENTAL PROCESS.
Arquivo:
DIS_MEST20070726_TALAMONI ANA CAROLINA BISCALQUINI.pdf
Tamanho:
21622 Kb (21622126 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
7 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/10/2007 ÀS 12:53:11
Atualizado:
11/10/2007 ÀS 12:53:11
Visitas:
1489
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 01:27:20
Downloads:
124
Último Download em :
19/01/2019 ÀS 13:24:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por