Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PESSOAL
Autor:
GAZOLA, RODRIGO JOSÉ CRISTIANO GAZOLA
Email:
rjgazola@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. FERREIRA, LUIZ HENRIQUE
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. ASSIS, ALICE
Data de Defesa:
22/02/2013
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS
EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA
FORMAÇÃO INICIAL
MODELO PESSOAL DE ENSINO
PROPOSTA INVESTIGATIVA
Resumo Original (PT):
NESTA DISSERTAÇÃO, ATRAVÉS DA PESQUISA COLABORATIVA, PRETENDEU-SE A PARTIR DA OPORTUNIDADE DE CONTATO COM UMA PROPOSTA DIFERENCIADA DE FORMAÇÃO, VERIFICAR SE LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, ASSUMEM UMA POSTURA DIFERENTE DA CONVENCIONAL, OU SEJA, PRODUZ A RESPONSABILIDADE DO SUJEITO PELA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PESSOAL. PARA TANTO, O TRABALHO COM OS SUJEITOS DE PESQUISA FOI CONSTRUÍDO DE FORMA COLETIVA, ONDE O INDIVÍDUO SE TORNA SUJEITO DA APRENDIZAGEM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PROPOSTA INVESTIGATIVA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA EXPERIMENTAÇÃO E DO VIÉS EPISTEMOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DESTA PERSPECTIVA, TRABALHOU-SE COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO, QUE SERVIRAM DE ALVO PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE. A ATUAÇÃO DO PESQUISADOR VISOU INTEGRAR NOVOS PRINCÍPIOS DIDÁTICOS NO MODELO DE ENSINO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, OU SEJA, SUBSÍDIOS PARA QUE ESTES SUJEITOS PUDESSEM REFORMULAR ESTE MODELO DE ACORDO COM UMA PERSPECTIVA INTEGRADA AOS RESULTADOS DA PESQUISA. A ANÁLISE DO MATERIAL GERADO PERMITIU PERCEBER QUE A PARTICIPAÇÃO NESTE TIPO DE ATIVIDADE, DESPERTOU A ATENÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, PARA UMA PERSPECTIVA DIDÁTICA MAIS DINÂMICA E ELABORADA DO QUE A PERSPECTIVA PRESENCIADA DURANTE A SUA FORMAÇÃO. ESTA NOVA PERSPECTIVA PROPICIOU AOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO A CAPACIDADE DE VISÃO CRÍTICA SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO E MOSTROU-LHES CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE CONSTANTE REFORMULAÇÃO E EVOLUÇÃO DE SUA PRÁTICA DE ENSINO. PERCEBE-SE TAMBÉM QUE NEM TODOS OS LICENCIANDOS, APESAR DE TEREM IDO SUBMETIDOS À MESMA PROPOSTA FORMATIVA, REAGEM DA MESMA FORMA A ELA. ASSIM, OS RESULTADOS DA PESQUISA SUGEREM QUE SEJA NECESSÁRIO UM INVESTIMENTO EM PROPOSTAS FORMATIVAS QUE POSSIBILITEM AO SUJEITO EM FORMAÇÃO, INICIAL OU CONTINUADA, OPORTUNIDADES DE REFLEXÃO SOBRE SUA ATUAÇÃO, NÃO APENAS EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OU CURSOS PONTUAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Título (EN):
THE PROBLEM BASED LEARNING PROPOSAL AND THE PROCESS OF INITIAL TRAINING OF SCIENCE TEACHERS: REFLECTIONS ON BUILDING A PERSONAL DIDACTIC STYLE.
Palavras-Chave (EN):
EPISTEMOLOGY OF SCIENCE
INITIAL TEACHER EDUCATION
INQUIRY BASED PROPOSAL
PERSONAL MODEL OF TEACHING
SCIENCE EDUCATION
Resumo Original (EN):
IN THIS DISSERTATION, THROUGH COLLABORATIVE RESEARCH, WAS INTENDED FROM THE OPPORTUNITY TO CONNECT WITH A DIFFERENT FORMATIVE PROPOSAL, VERIFY IF UNDERGRADUATES, FROM A DEGREE COURSE IN CHEMISTRY, TAKE A DIFFERENT POSTURE FROM THE CONVENTIONAL, IN OTHER WORDS, PRODUCES RESPONSIBILITY THE SUBJECT BY BUILDING A EDUCATIONAL PERSONNEL MODEL. THEREFORE, WORKING WITH RESEARCH SUBJECTS WAS CONSTRUCTED COLLECTIVELY, WHERE THE INDIVIDUAL BECOMES SUBJECT OF LEARNING, TAKING INTO ACCOUNT THE INQUIRY BASED PROPOSAL AS ARTICULATING PRINCIPLE OF EXPERIMENTAL AND EPISTEMOLOGICAL BIASED IN SCIENCE EDUCATION. FROM THIS PERSPECTIVE, WORKED WITH GRADUATE STUDENTS IN CHEMISTRY IN DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF EDUCATIONAL ACTIVITIES, WHICH SERVED AS MAIN TARGET FOR THE DEVELOPMENT AND ANALYSIS. THE ACTING OF THE RESEARCHER SOUGHT TO INTEGRATE NEW TEACHING PRINCIPLES IN THE TEACHING MODEL OF TEACHERS IN TRAINING, IN OTHER WORDS, SUBSIDIES SO THAT THESE SUBJECTS COULD REFORMULATE THIS MODEL IN AGREEMENT WITH AN INTEGRATED PERSPECTIVE TO SEARCH RESULTS. THE ANALYSIS OF GENERATED MATERIAL HAS ALLOWED THE PERCEIVE THAT PARTICIPATION IN THIS KIND OF ACTIVITY, ATTRACTED THE ATTENTION OF PROSPECTIVE TEACHERS FOR A MORE DYNAMIC TEACHING PERSPECTIVE AND ELABORATE THAN THE PROSPECT ATTENDED DURING THEIR FORMATION. THIS NEW PERSPECTIVE LED TO THE TEACHERS IN FORMATION THE CRITICAL VIEW ABILITY ABOUT THEIR OWN FORMATION AND SHOWED THEM WAYS TO RESHAPING A PROCESS OF CONTINUOUS EVOLUTION AND OF THEIR TEACHING IT IS ALSO EVIDENT THAT NOT ALL LICENSEES, DESPITE HAVING BEEN SUBMITTED TO THE SAME FORMATIVE PROPOSAL RESPOND THE SAME WAY TO IT. THUS, THE RESULTS OF THE RESEARCH SUGGEST THAT INVESTMENT IN FORMATIVE PROPOSALS THAT ALLOW THE SUBJECT IN FORMATION INITIAL OR CONTINUING OPPORTUNITIES TO REFLECT ON THEIR ACTIONS IS NEEDED IN, NOT ONLY IN SPECIFIC DISCIPLINES OR SPECIFIC COURSES OF CONTINUING FORMATION.
Arquivo:
DIS_MEST20130222_GAZOLA RODRIGO JOSE CRISTIANO GAZOLA.pdf
Tamanho:
2217 Kb (2217224 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/04/2014 ÀS 16:53:02
Atualizado:
16/04/2014 ÀS 16:53:02
Visitas:
768
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 05:23:30
Downloads:
46
Último Download em :
18/09/2020 ÀS 17:17:13
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por