DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO ESCOLAR: O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS A PARTIR DA TEMÁTICA DE AGROTÓXICOS E AS IMPLICAÇÕES/POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Autor: |
ARENGHI, LUIS EDUARDO BIRELLO |
Email: |
luisbirello@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2013 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. LOPES JUNIOR, JAIR ♠ Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE ♠ Drª. RECENA, MARIA CELINA PIAZZA RECENA
|
Data de Defesa: |
25/02/2013 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ♠ EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA ♠ ENSINO DE FÍSICA ♠ JORNALISMO CIENTÍFICO ♠ SEQUÊNCIA DIDÁTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MODELOS ATÔMICOS QUE FOI BALIZADA PELA DISCUSSÃO DO TEMA ?AGROTÓXICOS?, NO QUE SE REFERE AO RECONHECIMENTO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE IDEOLOGIAS QUE SUBJAZEM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. EMBORA ESTA ÚLTIMA SEJA CARACTERIZADA FORA DO ENSINO FORMAL, INVESTIGAMOS SUAS POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA, TENDO EM VISTA O REFERENCIAL DA TEORIA CRÍTICA, CONSIDERANDO EM ESPECIAL A INDÚSTRIA CULTURAL E A PEDAGOGIA FREIREANA. A INVESTIGAÇÃO FOI BALIZADA METODOLOGICAMENTE PELA ABORDAGEM DA PESQUISA QUALITATIVA, PELOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PESQUISA PARTICIPANTE E PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO. A NATUREZA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO JORNALISMO CIENTÍFICO E DOS PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS DE PAULO FREIRE PERMITIRAM-NOS IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DADA PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO À REALIDADE LOCAL REPRESENTADA NA TEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS. ALÉM DISSO, À MEDIDA QUE AS PRETENSÕES IDEOLÓGICAS DE OPRESSÃO E DOMINAÇÃO DAS MASSAS IAM SENDO DESVELADAS, A POLEMIZAÇÃO DO TEMA NÃO POLEMIZADO PELA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CRIOU SITUAÇÕES DE CONTROVÉRSIA EM QUE PARTICIPANTES DA DISCUSSÃO PUDERAM SE APROPRIAR DE PRETENSÕES DE FORMAÇÃO COMO SUJEITOS PARTICIPANTES E ATUANTES NO MUNDO. NESSE SENTIDO, A NECESSIDADE DE DESVELAMENTO DOS PROBLEMAS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ESTEVE ATRELADA AO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO E À CONSTRUÇÃO DE SUA FORMAÇÃO. EMBORA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA TENHA SIDO FUNDAMENTAL NESTA PROPOSTA, PUDEMOS COMPREENDER QUE ELA NÃO É, E NÃO DEVE SER O ÚNICO PILAR CONSTITUINTE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, POIS AS ARTICULAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E AS PRETENSÕES DE CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DEVE-SE TAMBÉM À PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FIGURA DO DOCENTE PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ÀS TENSÕES DA CONTROVÉRSIA ESTABELECIDA E DO CONTEÚDO ENSINADO. |
|
Título (EN): |
THE SCIENCE COMMUNICATION IN THE SCHOOL CONTEXT: THE TEACHING OF ATOMIC MODELS FROM THE THEME OF PESTICIDES AND IMPLICATIONS / POSSIBILITIES FOR THE FORMATION OF HIGH SCHOOL STUDENTS. |
Palavras-Chave (EN): |
♠ DIDACTIC SEQUENCE ♠ PROBLEMATIZING EDUCATION ♠ SCIENCE COMMUNICATION ♠ SCIENCE TEACHING ♠ SCIENTIFIC JOURNALISM
|
Resumo Original (EN): |
|
THE OBJECTIVE OF THE CURRENT STUDY IS TO INVESTIGATE THE CONTRIBUTIONS OF A DIDACTIC SEQUENCE ABOUT ATOMIC MODELS WHICH WAS BEACONED BY THE DISCUSSION OF THE THEME ?PESTICIDES?, REGARDING THE RECOGNITION BY HIGH SCHOOL STUDENTS OF IDEOLOGIES WHICH UNDERLIE TEXTS OF SCIENCE COMMUNICATION. ALTHOUGH THIS LAST BE CHARACTERIZED OUT OF THE FORMAL TEACHING, WE INVESTIGATED ITS POSSIBILITIES TO THE CLASSROOMS, IN VIEW OF THE CRITICAL THEORY, CONSIDERING IN SPECIAL THE CULTURAL INDUSTRY AND FREIRE?S PEDAGOGY. THE INVESTIGATION WAS BEACONED METHODOLOGICALLY BY THE APPROACHING OF QUALITATIVE RESEARCH, BY THE THEORETICAL ASSUMPTIONS OF THE PARTICIPATIVE RESEARCH AND THE CONTENT ANALYSIS. THE NATURE OF THE SCIENCE COMMUNICATION BY THE SCIENTIFIC JOURNALISM AND PAULO FREIRE?S EDUCATIONAL ASSUMPTIONS ALLOWED US IDENTIFY THE GIVEN IMPORTANCE BY THE HIGH SCHOOL STUDENTS TO THE LOCAL REALITY REPRESENTED IN THE THEME PESTICIDES. FURTHERMORE, AS THE IDEOLOGICAL PRETENSIONS OF OPPRESSION AND DOMINATION OF THE MASSES HAVE BEEN UNVEILED, POLEMICIZING A THEME WHICH WAS NOT POLEMICIZED BY THE SCIENCE COMMUNICATION CREATED SITUATIONS OF CONTROVERSY IN WHICH THE PARTICIPANTS OF THE DISCUSSION COULD APPROACH OF THE PRETENSIONS OF DEVELOPMENT AS PARTICIPANT AND ACTIVE SUBJECTS IN THE WORLD. IN THAT SENSE, THE NECESSITY OF UNVEILING OF THE SCIENCE COMMUNICATION PROBLEMS WAS LINKED TO THE DEVELOPMENT OF THE SUBJECT AND THE CONSTRUCTION OF HIS/HER EDUCATION. ALTHOUGH SCIENCE COMMUNICATION HAS BEEN FUNDAMENTAL IN THIS PROPOSAL, WE COULD COMPREHEND THAT IT IS NOT, AND SHOULD NOT BE THE ONLY CONSTITUENT PILLAR OF A DIDACTIC SEQUENCE, BECAUSE THE ARTICULATIONS BETWEEN SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND THE CONSTRUCTION CLAIMS OF THE STUDENTS EDUCATION IS ALSO DUE TO THE EFFECTIVE PARTICIPATION OF THE TEACHER MAINLY REGARDING TO THE CONTROVERSY TENSIONS ESTABLISHED AND THE CONTENT TAUGHT. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20130225_ARENGHI LUIS EDUARDO BIRELLO.pdf
|
Tamanho: |
3405 Kb (3405555 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
02/04/2014 ÀS 10:39:54 |
Atualizado: |
02/04/2014 ÀS 10:39:54 |
Visitas: |
1141 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 20:39:04 |
Downloads: |
104 |
Último Download em : |
27/10/2023 ÀS 10:41:40 |