DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU (BAURU - SP): A BUSCA POR UMA IDENTIDADE |
Autor: |
CARDOSO, VINICIUS SEMENTILI |
Email: |
redvex3000@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2013 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CAVASSAN, OSMAR |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI ♠ Dr. CAVASSAN, OSMAR ♠ Drª. RECENA, MARIA CELINA PIAZZA RECENA
|
Data de Defesa: |
07/06/2013 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANÁLISE DE CONTEÚDO ♠ ANÁLISE DOCUMENTAL ♠ EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
|
Resumo Original (PT): |
|
OS JARDINS BOTÂNICOS TÊM SIDO RECONHECIDOS COMO LOCAIS PROPÍCIOS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. TAIS ATIVIDADES, OFERECIDAS PELAS EQUIPES DE EDUCAÇÃO, COMUMENTE SÃO RELACIONADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA). CONTUDO, O CAMPO DA EA TEM SE APRESENTADO COMO UM MOSAICO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, GERANDO DIFICULDADES NA DETERMINAÇÃO DA NATUREZA E DOS PROPÓSITOS DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS PRATICADAS NOS JARDINS BOTÂNICOS. INSERIDO NESTE CONTEXTO, ESTÁ O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU (JBMB), QUE CONSTANTEMENTE RECEBE QUESTIONAMENTOS (AUTÓCTONES E ALÓCTONES) SOBRE SE SUAS ATIVIDADES EDUCATIVAS SE CONSTITUEM OU NÃO EM PRÁTICAS DE EA. TAL CARACTERÍSTICA TROUXE A NECESSIDADE DE UMA BUSCA POR UMA IDENTIDADE QUE PERMITA O POSICIONAMENTO DO PROGRAMA NO TERRITÓRIO DA EA, DESPERTANDO A NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA REALIDADE DO JBMB E DE SEU PROGRAMA EDUCATIVO. ESTA FOI REALIZADA POR MEIO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE: A HISTÓRIA DOS JARDINS BOTÂNICOS, O PANORAMA DA EA E AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROGRAMA DE EA DO JBMB. A DETERMINAÇÃO DA IDENTIDADE NECESSITOU, TAMBÉM, DA COMPREENSÃO DO MODO COMO OS USUÁRIOS DO PROGRAMA O IDENTIFICAM, E PARA TANTO, HOUVE A NECESSIDADE DE CONHECER O PERFIL DESTES USUÁRIOS E DE SUAS EXPECTATIVAS QUANDO PROCURAM AS ATIVIDADES OFERECIDAS PELA EQUIPE DE EA, O QUE FOI REALIZADO POR MEIO DA ANÁLISE DAS FICHAS DE VISITAÇÃO, QUE CONTÊM INFORMAÇÕES SOBRE OS GRUPOS QUE VISITAM O JBMB. A DETERMINAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROGRAMA EDUCATIVO DO JBMB APRESENTA-SE COMO PONTO DE PARTIDA PARA OS PLANEJAMENTOS E DIRECIONAMENTOS FUTUROS DAS ATIVIDADES DE EA, BEM COMO ORIENTAÇÃO PARA OUTROS EDUCADORES NO SENTIDO DE BUSCAREM A IDENTIDADE DE SEUS PROGRAMAS EDUCACIONAIS. |
|
Título (EN): |
THE ENVIRONMENTAL EDUCATION PROGRAM OF THE MUNICIPAL BOTANICAL GARDEN OF BAURU (BAURU-SP): THE SEARCH FOR IDENTITY |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONTENT ANALYSIS ♠ DOCUMENT ANALYSIS ♠ EDUCATION IN NON-SCHOOL SPACES
|
Resumo Original (EN): |
|
THE BOTANICAL GARDENS HAVE BEEN RECOGNIZED AS POTENTIAL SITES FOR THE PRACTICE OF EDUCATIONAL ACTIVITIES IN NON-SCHOOL SPACES. SUCH ACTIVITIES OFFERED BY EDUCATION TEAMS, ARE COMMONLY RELATED TO ENVIRONMENTAL EDUCATION (EE). HOWEVER, THE FIELD OF EE HAS BEEN PRESENTED AS A MOSAIC OF CONCEPTS AND PRACTICES, CREATING DIFFICULTIES IN DETERMINING THE NATURE AND PURPOSES OF EDUCATIONAL ACTIVITIES PRACTICED BY BOTANICAL GARDENS. WITHIN THIS CONTEXT, IS THE ENVIRONMENTAL EDUCATION PROGRAM OF THE MUNICIPAL BOTANICAL GARDEN OF BAURU (JBMB), WHICH CONSTANTLY RECEIVES INQUIRIES (AUTOCHTHONOUS AND ALLOCHTHONOUS) IF ITS EDUCATIONAL ACTIVITIES ARE OR ARE NOT EE PRACTICES. SUCH CHARACTERISTIC HAS BROUGHT THE NEED FOR A SEARCH FOR AN IDENTITY THAT WOULD ALLOW POSITIONING ITS EE PROGRAM WITHIN THE TERRITORY OF EE PROGRAMS, RAISING THE NEED TO CONTEXTUALIZE THE REALITY OF JBMB AND ITS EDUCATIONAL PROGRAM. THIS WAS ACCOMPLISHED THROUGH RESEARCH ON: THE HISTORY OF BOTANICAL GARDENS, THE OUTLOOK OF EE AND THE ACTIVITIES UNDERTAKEN BY THE EE PROGRAM AT THE JBMB. THE DETERMINATION OF IDENTITY ALSO NEEDED UNDERSTANDING OF HOW USERS IDENTIFY THE PROGRAM, AND FOR THAT, THE UNVEILING OF THE PROFILE OF THESE USERS AND THEIR EXPECTATIONS WHEN SEEKING ACTIVITIES OFFERED BY THE EE TEAM WAS NECESSARY. THIS WAS DONE BY ANALYZING THE RECORDS OF VISITATION THAT CONTAIN INFORMATION ABOUT THE GROUPS THAT VISIT THE JBMB. THE DETERMINATION OF THE IDENTITY OF THE EDUCATIONAL PROGRAM AT THE JBMB PRESENTS ITSELF AS A STARTING POINT FOR PLANNING AND FUTURE DIRECTIONS OF EE ACTIVITIES, AS WELL AS GUIDANCE FOR OTHER EDUCATORS TO SEEK FOR THE IDENTITY OF THEIR OWN EDUCATIONAL PROGRAMS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20130607_CARDOSO VINICIUS SEMENTILI.pdf
|
Tamanho: |
2430 Kb (2430787 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
28/03/2014 ÀS 11:21:04 |
Atualizado: |
28/03/2014 ÀS 11:21:04 |
Visitas: |
845 |
Última Visita em : |
29/04/2024 ÀS 06:23:31 |
Downloads: |
24 |
Último Download em : |
25/09/2019 ÀS 22:25:10 |