Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS E VARIÁVEIS DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO COM MÃES DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS INTERNALIZANTES
Autor:
ORTI, NATÁLIA PINHEIRO
Email:
nataliaorti@iacbauru.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Drª. ALVARENGA, PATRÍCIA
Drª. ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS
Data de Defesa:
14/02/2014
Palavras-Chave (PT):
INTERVENÇÃO COM PAIS
PRÁTICAS PARENTAIS
PROBLEMAS INTERNALIZANTES
Resumo Original (PT):
PROBLEMAS INTERNALIZANTES, COMO ANSIEDADE E DEPRESSÃO, TEM SUA ORIGEM E MANUTENÇÃO RELACIONADOS A DIFERENTES TIPOS DE VARIÁVEIS, DENTRE ELAS AS PRÁTICAS PARENTAIS. ENTRETANTO, RARAMENTE SÃO PESQUISADAS INTERVENÇÕES PARENTAIS PARA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE PROBLEMAS INTERNALIZANTES. A PRESENTE PESQUISA CONSISTE EM TRÊS ESTUDOS COMPLEMENTARES SOBRE ESSA TEMÁTICA. FOI FEITA UMA REVISÃO DE LITERATURA PELA QUAL FORAM MAPEADOS PREDITORES RELACIONADOS A MANUTENÇÃO E PREVENÇÃO DE PROBLEMAS INTERNALIZANTES COM RELAÇÃO À VARIÁVEIS RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL DOS PAIS E SUAS PRÁTICAS PARENTAIS, BEM COMO FORAM AVALIADAS INTERVENÇÕES QUE INCLUÍSSEM OS PAIS NA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS INTERNALIZANTES. O SEGUNDO ESTUDO CORRESPONDE À AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO SEMI-ESTRUTURADA CONDUZIDA EXCLUSIVAMENTE COM MÃES. TRÊS CASOS CLÍNICOS FORAM CONDUZIDOS E ANALISADOS COMO SUJEITOS ÚNICOS, A PARTIR DO CONSENTIMENTO DAS PARTICIPANTES. A INTERVENÇÃO VISAVA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PARENTAIS INDICADAS COMO POSITIVAS PELA LITERATURA SOBRE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, MAS DE MODO CONTINGENTE ÀS DIFICULDADES E DEMANDAS DE CADA CASO. FORAM USADOS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE RELATO VALIDADOS NAS AVALIAÇÕES DE LINHA DE BASE, PRÉ-TESTE, PÓS-TESTE E SEGUIMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO PROCEDIMENTO. OS PRINCIPAIS EFEITOS DA INTERVENÇÃO INCLUEM A REMISSÃO DE PROBLEMAS INTERNALIZANTES, AUMENTO NA FREQÜÊNCIA DE HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS, AUMENTO NA FREQÜÊNCIA DE PRÁTICAS PARENTAIS POSITIVAS E REDUÇÃO NA VARIABILIDADE DE PRÁTICAS PARENTAIS NEGATIVAS. O TERCEIRO ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR VARIÁVEIS DO PROCESSO CLÍNICO QUE CARACTERIZARAM OS CASOS, A PARTIR DA CATEGORIZAÇÃO DE QUEIXAS, CONTEÚDO DESENVOLVIDO E COMPORTAMENTOS DE INTERAÇÃO TERAPEUTACLIENTE. AS QUEIXAS MAIS FREQUENTES FORAM PRÁTICAS PARENTAIS NEGATIVAS E OS TEMAS MAIS FREQUENTEMENTE DESENVOLVIDOS COM RELAÇÃO AOS FILHOS FORAM SOBRE A EXPRESSÃO HABILIDOSA DE SENTIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. ENCONTROU-SE QUE AS MÃES SE QUEIXAVAM DE PROBLEMAS EXTERNALIZANTES NÃO DIAGNOSTICADOS E HABILIDADES SOCIAIS DE ENFRENTAMENTO DOS FILHOS. OS COMPORTAMENTOS MAIS FREQUENTES DA TERAPEUTA FORAM SOLICITAÇÃO DE REFLEXÃO, EMPATIA E INTERPRETAÇÃO. AS CLIENTES APRESENTARAM ALTA FREQUENCIA DE ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES E EXPRESSIVA FREQUENCIA DE DIFERENTES TIPOS DE RELATO DE MELHORA. AS CORRELAÇÕES ENTRE COMPORTAMENTOS DA TERAPEUTA E DAS CLIENTES FORAM ENCONTRADAS E DISCUTIDAS ENQUANTO EXPLICITAÇÃO DE PRESSUPOSTOS PREVISTOS PELO PROCEDIMENTO ADOTADO E VARIAÇÕES DECORRENTES DA APLICAÇÃO FLEXÍVEL E INDIVIDUALIZADA PARA CADA CLIENTE. SÃO DISCUTIDAS IMPLICAÇÕES DOS TRÊS ESTUDOS PARA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS INTERNALIZANTES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
INTERNALIZING PROBLEMS
PARENT INTERVENTION
PARENTING PRACTICES
Resumo Original (EN):
INTERNALIZING PROBLEMS SUCH AS ANXIETY AND DEPRESSION ARE RELATED AND MAINTAINED TO DIFFERENT TYPES OF VARIABLES, INCLUDING PARENTING PRACTICES. HOWEVER, RARELY PARENT INTERVENTIONS TO PREVENT AND TREAT INTERNALIZING PROBLEMS ARE STUDIED. THIS RESEARCH CONSISTS OF THREE COMPLEMENTARY STUDIES ON THIS TOPIC. A LITERATURE REVIEW WAS CONDUCTED, IN WHICH THERE WERE IDENTIFIED PREDICTORS RELATED TO THE MAINTENANCE AND PREVENTION OF INTERNALIZING PROBLEMS CONCERNING PARENTING PRACTICES AND PARENTS PSYCHOPATHOLOGY. INTERVENTIONS WHICH INCLUDED PARENTS IN THE PREVENTION OF INTERNALIZING PROBLEMS WERE ALSO ASSESSED E DISCUSSED. THE SECOND STUDY REFERS TO THE EVALUATION OF THE EFFECTS OF A SEMI - STRUCTURED INTERVENTION CONDUCTED EXCLUSIVELY WITH MOTHERS OF INTERNALIZING CHILDREN. THREE CLINICAL CASES WERE STUDIED FROM THE CONSENT OF THE PARTICIPANTS. THE INTERVENTION AIMED TO PROMOTE THE DEVELOPMENT OF POSITIVE PARENTING PRACTICES AS INDICATED BY THE LITERATURE ON BEHAVIORAL PROBLEMS, BUT CONTINGENTLY TO THE DIFFICULTIES AND DEMANDS OF EACH CASE. DIFFERENT REPORTING INSTRUMENTS WERE USED AT BASELINE, PRETEST, POSTTEST AND FOLLOW-UP TO ASSESS THE EFFECTS OF THE INTERVENTION PROCEDURE. THE MAIN RESULTS INCLUDE THE REMISSION OF INTERNALIZING PROBLEMS TO NON-CLINICAL LEVEL, INCREASED FREQUENCY OF CHILDREN'S SOCIAL SKILLS, INCREASED FREQUENCY OF POSITIVE PARENTING PRACTICES AND REDUCED VARIABILITY OF NEGATIVE PARENTING PRACTICES. THE THIRD STUDY AIMED TO INVESTIGATE VARIABLES IN THE CLINICAL PROCESS THAT COULD CHARACTERIZE THE CASES THROUGH THE CATEGORIZATION OF COMPLAINTS, DEVELOPED CONTENT AND THERAPIST-CLIENT INTERACTION BEHAVIORS. THE MOST FREQUENT COMPLAINTS OF MOTHERS WERE THEIR OWN NEGATIVE PARENTING PRACTICES AND THE CONTENTS MOST OFTEN DEVELOPED IN CONCERN TO THE CHILDREN WERE THE SKILLFUL EXPRESSION OF POSITIVE AND NEGATIVE EMOTIONS BY THE MOTHERS. IT WAS FOUND THAT MOTHERS COMPLAINED OF UNDIAGNOSED EXTERNALIZING PROBLEMS AND CHILDREN SOCIAL SKILLS. THE MOST COMMON THERAPIST BEHAVIORS WERE REQUEST OF REFLECTION, EMPATHY AND INTERPRETATION. MOTHERS PRESENTED HIGH FREQUENCY OF ESTABLISHING EXPLICATIVE RELATIONS AND EXPRESSIVE FREQUENCY OF IMPROVEMENTS REPORT. CORRELATIONS BETWEEN THE BEHAVIORS OF THE THERAPIST AND THE MOTHERS WERE FOUND AND DISCUSSED AS PREDICTED PRINCIPLES ESTABLISHED BY THE INTERVENTION MODEL ADOPTED AS WELL AS VARIATIONS DUE TO FLEXIBLE AND INDIVIDUALIZED APPLICATION TO EACH CASE. IMPLICATIONS OF THE THREE STUDIES FOR THE PREVENTION OF INTERNALIZING PROBLEMS WERE DISCUSSED.
Arquivo:
DIS_MEST20140214_ORTI NATALIA PINHEIRO2.pdf
Tamanho:
558 Kb (558109 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/03/2014 ÀS 09:01:20
Atualizado:
28/03/2014 ÀS 09:01:20
Visitas:
931
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 06:05:29
Downloads:
139
Último Download em :
21/01/2024 ÀS 15:57:59
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por