DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO EM GRUPO COM ESCOLARES PARA A PROMOÇÃO DE MELHORES INTERAÇÕES SOCIAIS |
Autor: |
FALCÃO, ALESSANDRA PEREIRA |
Email: |
alepfalcao@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP |
Data de Publicação: |
2014 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
PSICOLOGIA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA |
Orientador: |
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI |
Co-Orientador: |
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI ♠ Drª. ALVARENGA, PATRÍCIA ♠ Drª. ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS
|
Data de Defesa: |
14/02/2014 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ HABILIDADES SOCIAIS ♠ INTERVENÇÃO EM GRUPO ♠ PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
|
Resumo Original (PT): |
|
CRIANÇAS QUE APRESENTAM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO VÊM SENDO A PREOCUPAÇÃO DE PAIS E EQUIPE PEDAGÓGICA QUE PROCURAM POR AJUDA EM CONSULTÓRIOS PSICOLÓGICOS. NESSE TRABALHO PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO SÃO ENTENDIDOS COMO: ?DÉFICITS OU EXCESSOS COMPORTAMENTAIS QUE PREJUDICAM A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM PARES E ADULTOS E QUE DIFICULTAM O ACESSO DA CRIANÇA A NOVAS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO, QUE POR SUA VEZ, FACILITARIAM A AQUISIÇÃO DE REPERTÓRIOS RELEVANTES DE APRENDIZAGEM?. FORAM IDENTIFICADAS E DESCRITAS ATRAVÉS DE PESQUISAS DUAS CATEGORIAS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO OS INTERNALIZANTES E EXTERNALIZANTES. PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO SÃO MULTIDETERMINADOS. DESCREVER A FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO PROBLEMA PODE SER ÚTIL PARA AVALIAR E INTERVIR JUNTO A CRIANÇAS COM TAIS DIFICULDADES. AS HABILIDADES SOCIAIS PODEM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E PREVENIR O APARECIMENTO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS INTERAJAM DE UMA FORMA MAIS POSITIVA AUMENTANDO A CHANCE DE ACESSO AO REFORÇAMENTO SOCIAL. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI AVALIAR EFICÁCIA DE UM GRUPO DE INTERVENÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS COM ESCOLARES COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 7 CRIANÇAS QUE FREQUENTAVAM O SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E FORAM DIAGNOSTICADOS CLÍNICOS PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO POR PAIS E PROFESSORES. FORAM REALIZADAS 8 SESSÕES DE INTERVENÇÃO EM QUE ERAM ENSINADAS AS HABILIDADES SOCIAIS PREVIAMENTE DEFINIDAS POR MEIO DE ANÁLISE FUNCIONAL, ROLE-PLAYING, TEATRO, DESENHO E ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS APRESENTADOS PELA PERSONAGEM PRINCIPAL DE UM FILME INFANTIL. A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES FOI REALIZADA ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO POR INSTRUMENTOS (CBCL, TRF, QRSH, RE-HSE-P) E PELA TABULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS APRESENTADOS DURANTE AS SESSÕES E DURANTE INTERAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS. OS RESULTADOS COMPROVAM QUE O PROCEDIMENTO FOI CAPAZ DE ENSINAR HABILIDADES SOCIAIS E QUE À MEDIDA QUE AS CRIANÇAS PARTICIPAM DE UM AMBIENTE POSITIVO ELAS SÃO CAPAZES DE APRESENTAR OS COMPORTAMENTOS APRENDIDOS DURANTE A INTERVENÇÃO. |
|
Título (EN): |
EVALUATING THE EFFECTIVENESS OF A GROUP INTERVENTION WITH STUDENTS TO PROMOTE BETTER SOCIAL INTERACTIONS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BEHAVIOR PROBLEMS ♠ GROUP INTERVENTION ♠ SOCIAL SKILLS
|
Resumo Original (EN): |
|
CHILDREN WITH BEHAVIOR PROBLEMS HAVE BEEN THE CONCERN OF PARENTS AND TEACHING STAFF LOOKING FOR HELP IN PSYCHOLOGICAL CLINICS. IN THIS RESEARCH BEHAVIOR PROBLEMS ARE UNDERSTOOD AS "BEHAVIORAL EXCESSES OR DEFICITS THAT IMPAIR CHILDREN´S INTERACTION WITH PEERS AND ADULTS AND THAT HINDER CHILDREN'S ACCESS TO NEW CONTINGENCIES OF REINFORCEMENT, WHICH IN TURN WOULD FACILITATE THE ACQUISITION OF RELEVANT LEARNING REPERTOIRES". TWO CATEGORIES OF BEHAVIOR PROBLEMS WERE IDENTIFIED AND DESCRIBED BY RESEARCHERS AS INTERNALIZING OR EXTERNALIZING. BEHAVIOR PROBLEMS ARE MULTIDETERMINED. DESCRIBING THE FUNCTION OF PROBLEM BEHAVIORS CAN BE USEFUL TO ASSESS AND INTERVENE WITH CHILDREN WITH SUCH DIFFICULTIES. SOCIAL SKILLS CAN PROMOTE THE DEVELOPMENT AND PREVENT THE ONSET OF BEHAVIOR PROBLEMS, ENABLING CHILDREN TO INTERACT IN A MORE POSITIVE WAY AND INCREASING THE CHANCE OF ACCESS TO SOCIAL REINFORCEMENT. THE AIM OF THE STUDY WAS TO EVALUATE THE EFFECTIVENESS OF A SOCIAL SKILLS GROUP INTERVENTION WITH CHILDREN WITH BEHAVIOR PROBLEMS. THE STUDY INCLUDED AS PARTICIPANTS SEVEN CHILDREN ATTENDING THE SECOND YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL WHICH WERE DIAGNOSED CLINICAL FOR BEHAVIOR PROBLEMS BY PARENTS AND TEACHERS. EIGHT INTERVENTION SESSIONS WERE CONDUCTED TO TEACH THE SOCIAL SKILLS PREVIOUSLY DEFINED THROUGH FUNCTIONAL ANALYSIS, ROLE-PLAYING, THEATER, DRAWING AND ANALYSIS OF THE BEHAVIORS PRESENTED BY THE MAIN CHARACTER IN A CHILDREN'S FILM. THE PARTICIPANTS WERE ASSESSED BEFORE AND AFTER INTERVENTION BY DIFFERENT INSTRUMENTS (CBCL, TRF, QRSH, RE - HSE - P) AND BY THE CATEGORIZATION OF BEHAVIORS PRESENTED DURING THE SESSIONS AND DURING INTERACTIONS WITH THEIR PARENTS. THE RESULTS DEMONSTRATE THAT THE PROCEDURE WAS ABLE TO TEACH SOCIAL SKILLS AND THAT SINCE CHILDREN HAVE PARTICIPATED IN A POSITIVE ENVIRONMENT THEY WERE ABLE TO PRESENT THE BEHAVIORS LEARNED DURING THE INTERVENTION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20140214_FALCAO ALESSANDRA PEREIRA2.pdf
|
Tamanho: |
1167 Kb (1167338 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
27/03/2014 ÀS 15:03:25 |
Atualizado: |
27/03/2014 ÀS 15:03:25 |
Visitas: |
1359 |
Última Visita em : |
02/05/2024 ÀS 03:54:42 |
Downloads: |
186 |
Último Download em : |
01/05/2024 ÀS 15:11:50 |