Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO EM GRUPO COM ESCOLARES PARA A PROMOÇÃO DE MELHORES INTERAÇÕES SOCIAIS
Autor:
FALCÃO, ALESSANDRA PEREIRA
Email:
alepfalcao@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Co-Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Drª. ALVARENGA, PATRÍCIA
Drª. ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS
Data de Defesa:
14/02/2014
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS
INTERVENÇÃO EM GRUPO
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
CRIANÇAS QUE APRESENTAM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO VÊM SENDO A PREOCUPAÇÃO DE PAIS E EQUIPE PEDAGÓGICA QUE PROCURAM POR AJUDA EM CONSULTÓRIOS PSICOLÓGICOS. NESSE TRABALHO PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO SÃO ENTENDIDOS COMO: ?DÉFICITS OU EXCESSOS COMPORTAMENTAIS QUE PREJUDICAM A INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM PARES E ADULTOS E QUE DIFICULTAM O ACESSO DA CRIANÇA A NOVAS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO, QUE POR SUA VEZ, FACILITARIAM A AQUISIÇÃO DE REPERTÓRIOS RELEVANTES DE APRENDIZAGEM?. FORAM IDENTIFICADAS E DESCRITAS ATRAVÉS DE PESQUISAS DUAS CATEGORIAS DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO OS INTERNALIZANTES E EXTERNALIZANTES. PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO SÃO MULTIDETERMINADOS. DESCREVER A FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO PROBLEMA PODE SER ÚTIL PARA AVALIAR E INTERVIR JUNTO A CRIANÇAS COM TAIS DIFICULDADES. AS HABILIDADES SOCIAIS PODEM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E PREVENIR O APARECIMENTO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS INTERAJAM DE UMA FORMA MAIS POSITIVA AUMENTANDO A CHANCE DE ACESSO AO REFORÇAMENTO SOCIAL. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI AVALIAR EFICÁCIA DE UM GRUPO DE INTERVENÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS COM ESCOLARES COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 7 CRIANÇAS QUE FREQUENTAVAM O SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E FORAM DIAGNOSTICADOS CLÍNICOS PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO POR PAIS E PROFESSORES. FORAM REALIZADAS 8 SESSÕES DE INTERVENÇÃO EM QUE ERAM ENSINADAS AS HABILIDADES SOCIAIS PREVIAMENTE DEFINIDAS POR MEIO DE ANÁLISE FUNCIONAL, ROLE-PLAYING, TEATRO, DESENHO E ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS APRESENTADOS PELA PERSONAGEM PRINCIPAL DE UM FILME INFANTIL. A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES FOI REALIZADA ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO POR INSTRUMENTOS (CBCL, TRF, QRSH, RE-HSE-P) E PELA TABULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS APRESENTADOS DURANTE AS SESSÕES E DURANTE INTERAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS. OS RESULTADOS COMPROVAM QUE O PROCEDIMENTO FOI CAPAZ DE ENSINAR HABILIDADES SOCIAIS E QUE À MEDIDA QUE AS CRIANÇAS PARTICIPAM DE UM AMBIENTE POSITIVO ELAS SÃO CAPAZES DE APRESENTAR OS COMPORTAMENTOS APRENDIDOS DURANTE A INTERVENÇÃO.
Título (EN):
EVALUATING THE EFFECTIVENESS OF A GROUP INTERVENTION WITH STUDENTS TO PROMOTE BETTER SOCIAL INTERACTIONS
Palavras-Chave (EN):
BEHAVIOR PROBLEMS
GROUP INTERVENTION
SOCIAL SKILLS
Resumo Original (EN):
CHILDREN WITH BEHAVIOR PROBLEMS HAVE BEEN THE CONCERN OF PARENTS AND TEACHING STAFF LOOKING FOR HELP IN PSYCHOLOGICAL CLINICS. IN THIS RESEARCH BEHAVIOR PROBLEMS ARE UNDERSTOOD AS "BEHAVIORAL EXCESSES OR DEFICITS THAT IMPAIR CHILDREN´S INTERACTION WITH PEERS AND ADULTS AND THAT HINDER CHILDREN'S ACCESS TO NEW CONTINGENCIES OF REINFORCEMENT, WHICH IN TURN WOULD FACILITATE THE ACQUISITION OF RELEVANT LEARNING REPERTOIRES". TWO CATEGORIES OF BEHAVIOR PROBLEMS WERE IDENTIFIED AND DESCRIBED BY RESEARCHERS AS INTERNALIZING OR EXTERNALIZING. BEHAVIOR PROBLEMS ARE MULTIDETERMINED. DESCRIBING THE FUNCTION OF PROBLEM BEHAVIORS CAN BE USEFUL TO ASSESS AND INTERVENE WITH CHILDREN WITH SUCH DIFFICULTIES. SOCIAL SKILLS CAN PROMOTE THE DEVELOPMENT AND PREVENT THE ONSET OF BEHAVIOR PROBLEMS, ENABLING CHILDREN TO INTERACT IN A MORE POSITIVE WAY AND INCREASING THE CHANCE OF ACCESS TO SOCIAL REINFORCEMENT. THE AIM OF THE STUDY WAS TO EVALUATE THE EFFECTIVENESS OF A SOCIAL SKILLS GROUP INTERVENTION WITH CHILDREN WITH BEHAVIOR PROBLEMS. THE STUDY INCLUDED AS PARTICIPANTS SEVEN CHILDREN ATTENDING THE SECOND YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL WHICH WERE DIAGNOSED CLINICAL FOR BEHAVIOR PROBLEMS BY PARENTS AND TEACHERS. EIGHT INTERVENTION SESSIONS WERE CONDUCTED TO TEACH THE SOCIAL SKILLS PREVIOUSLY DEFINED THROUGH FUNCTIONAL ANALYSIS, ROLE-PLAYING, THEATER, DRAWING AND ANALYSIS OF THE BEHAVIORS PRESENTED BY THE MAIN CHARACTER IN A CHILDREN'S FILM. THE PARTICIPANTS WERE ASSESSED BEFORE AND AFTER INTERVENTION BY DIFFERENT INSTRUMENTS (CBCL, TRF, QRSH, RE - HSE - P) AND BY THE CATEGORIZATION OF BEHAVIORS PRESENTED DURING THE SESSIONS AND DURING INTERACTIONS WITH THEIR PARENTS. THE RESULTS DEMONSTRATE THAT THE PROCEDURE WAS ABLE TO TEACH SOCIAL SKILLS AND THAT SINCE CHILDREN HAVE PARTICIPATED IN A POSITIVE ENVIRONMENT THEY WERE ABLE TO PRESENT THE BEHAVIORS LEARNED DURING THE INTERVENTION.
Arquivo:
DIS_MEST20140214_FALCAO ALESSANDRA PEREIRA2.pdf
Tamanho:
1167 Kb (1167338 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/03/2014 ÀS 15:03:25
Atualizado:
27/03/2014 ÀS 15:03:25
Visitas:
1359
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 03:54:42
Downloads:
186
Último Download em :
01/05/2024 ÀS 15:11:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por