Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA EM INTERVENÇÕES COM UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL
Autor:
GARCIA, VAGNER ANGELO
Email:
vagner_asp@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Drª. MEYER, SONIA BEATRIZ
Data de Defesa:
21/02/2014
Palavras-Chave (PT):
COMPORTAMENTOS DO CLIENTE
COMPORTAMENTOS DO TERAPEUTA
INTERAÇÃO TERAPÊUTICA
TEMA DA SESSÃO
TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL
Resumo Original (PT):
O ESTUDO DA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA APRESENTA-SE COMO UMA POSSIBILIDADE DE COMPREENDER O QUE O TERAPEUTA FAZ PARA PRODUZIR MUDANÇAS E BEM COMO DESCREVER COMO O CLIENTE SE COMPORTA DURANTE UMA SESSÃO DE PSICOTERAPIA. SEU ESTUDO É REALIZADO PELA DESCRIÇÃO EM TERMOS DE CATEGORIAS DE COMPORTAMENTOS DO TERAPEUTA E DO CLIENTE, BEM COMO O ASSUNTO DISCUTIDO POR AMBOS. ESSE CAMINHO DE INVESTIGAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO TERAPÊUTICO E PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS TERAPEUTAS. ASSIM, ESTE TRABALHO SE PROPÔS A ANALISAR SESSÕES DE TERAPIA ANALÍTICO COMPORTAMENTAL EM INTERVENÇÕES COM UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL. VINTE E DUAS SESSÕES DE DOIS CLIENTES FORAM ANALISADAS E CATEGORIZADAS DE ACORDO COM O SISTEMA MULTIDIMENSIONAL DE CATEGORIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA (SIMCCIT). AS SESSÕES FORAM ANALISADAS POR DOIS OBSERVADORES, QUE REALIZARAM UM TREINO PARA A CONCORDÂNCIA QUANTO AO USO DO SISTEMA, OBTENDO ÍNDICES SATISFATÓRIOS POR DOIS INDICADORES: COEFICIENTE KAPPA E PERCENTUAL DE CONCORDÂNCIA. OS RESULTADOS FORAM APRESENTADOS EM TRÊS ESTUDOS. PARA OS ESTUDOS I E II, APÓS A ANÁLISE E ORGANIZAÇÃO DAS CATEGORIAS EM TERMOS DE FREQUÊNCIA E DURAÇÃO, AS SESSÕES ANALISADAS FORAM AGRUPADAS DE ACORDO COM MOMENTO DO PROCESSO TERAPÊUTICO: INÍCIO (TRÊS SESSÕES INICIAIS), DESENVOLVIMENTO (CINCO SESSÕES INTERMEDIÁRIAS) E ENCERRAMENTO (TRÊS SESSÕES FINAIS). O ESTUDO I DESCREVEU EM TERMOS DE FREQUÊNCIA E DURAÇÃO AS CATEGORIAS COMPORTAMENTAIS DO TERAPEUTA E DO CLIENTE. A ATUAÇÃO DA TERAPEUTA SE CARACTERIZOU POR UMA TERAPIA QUE PROCUROU ESTIMULAR O RELATO DO CLIENTE DURANTE TODA A TERAPIA (CATEGORIAS DE FACILITAÇÃO E GESTOS DE CONCORDÂNCIA), SOLICITOU RELATO COM FREQUÊNCIA ELEVADA, INFORMOU COM MAIOR FREQUÊNCIA E INTENSIDADE (T) NO INICIO DA TERAPIA E DEPOIS MENOS, E DURANTE TODO O PROCEDIMENTO, A TERAPEUTA PROCUROU SOLICITAR REFLEXÃO, INTERPRETAR, RECOMENDAR E APROVAR COM MÉDIAS APROXIMADAS. AS CATEGORIAS COMPORTAMENTAIS DO CLIENTE POSSIBILITARAM VERIFICAR QUE O ATENDIMENTO A PESSOAS COM ANSIEDADE SOCIAL NÃO APRESENTOU COMPORTAMENTOS DE OPOSIÇÃO E DISCORDÂNCIA SIGNIFICATIVOS. O ESTUDO II ANALISOU O TEMA DA SESSÃO, E OS DADOS OBTIDOS PERMITIRAM RELACIONAR O DIAGNÓSTICO E A QUEIXA DOS PARTICIPANTES (TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL E DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO COM COLEGAS DE REPÚBLICA E DA UNIVERSIDADE) E AINDA FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE ESSA QUEIXA SE ESTENDIA A DIVERSAS INSTANCIAS DA VIDA DE CADA PARTICIPANTE, POR EXEMPLO, O RELACIONAMENTO COM AMIGOS/COLEGAS (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL), EM QUESTÕES RELATIVAS A TRABALHO/ESTUDO E/OU CARREIRA, NO RELACIONAMENTO AMOROSO (RELACIONAMENTO COM CÔNJUGES/PARCEIROS) E NO RELACIONAMENTO COM OUTROS FAMILIARES. NO ESTUDO III, FORAM REALIZADAS ANÁLISES DE CORRELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS DO PROCESSO TERAPÊUTICO: AS CATEGORIAS COMPORTAMENTAIS DO TERAPEUTA E DO CLIENTE, E DO ASSUNTO/TEMA DA SESSÃO. AS ANÁLISES CONFIRMARAM QUE A TERAPEUTA PROCUROU ESTIMULAR O RELATO DOS CLIENTES, FOI ACOLHEDORA E AO MESMO TEMPO ATUOU SOLICITANDO REFLEXÃO E AUTOCONHECIMENTO, ENQUANTO QUE AS CATEGORIAS DO CLIENTE EVIDENCIAM COMO O ESTUDO DA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA POSSIBILITA UMA ANÁLISE RELACIONADA A EFICÁCIA DO PROCEDIMENTO. SÃO DISCUTIDAS QUESTÕES REFERENTES AO PAPEL DO TERAPEUTA E DO CLIENTE, BEM COMO DE QUE FORMA O ESTUDO DA INTERAÇÃO TERAPÊUTICA PERMITE O AVANÇO DA PSICOLOGIA CLÍNICA. QUESTÕES METODOLÓGICAS E NOVAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA FORAM DISCUTIDAS.
Título (EN):
ANALYSIS OF THE THERAPEUTIC INTERACTION IN INTERVENTIONS WITH COLLEGE STUDENTS WITH SOCIAL ANXIETY DISORDER
Palavras-Chave (EN):
CLIENT BEHAVIOR
SOCIAL ANXIETY DISORDER
THEME SESSION
THERAPEUTIC INTERACTION
THERAPIST BEHAVIOR
Resumo Original (EN):
THE STUDY OF THE THERAPEUTIC INTERACTION IS DESCRIBED AS A POSSIBILITY TO UNDERSTAND WHAT THERAPISTS DO TO PRODUCE CHANGE AS WELL AS TO DESCRIBE HOW CLIENTS BEHAVE DURING A PSYCHOTHERAPY SESSION. THIS TYPE OF STUDY CAN BE CONDUCTED BY THE DESCRIPTION OF THERAPIST AND CLIENT BEHAVIOR CATEGORIES AS WELL AS THE SUBJECT DISCUSSED BY BOTH. THIS WAY OF RESEARCH CONTRIBUTES TO THE DEVELOPMENT OF THE THERAPEUTIC PROCESS AND TO THE TRAINING OF FUTURE THERAPISTS. THIS STUDY AIMED TO ANALYZE BEHAVIORAL THERAPY SESSIONS WITH COLLEGE STUDENTS WITH SOCIAL ANXIETY DISORDER. TWENTY-TWO SESSIONS OF TWO CLIENTS WERE ANALYZED AND CATEGORIZED ACCORDING TO THE MULTIDIMENSIONAL CATEGORIZATION SYSTEM OF THERAPEUTIC INTERACTION BEHAVIORS (SIMCCIT). THE SESSIONS WERE ANALYZED BY TWO OBSERVERS, WHO PRECEDED TRAINING FOR AGREEMENT ON THE USE OF THE SYSTEM, FROM WHICH SATISFACTORY LEVELS WERE ACHIEVED ACCORDING TO TWO INDICATORS: KAPPA STATISTICS AND PERCENT AGREEMENT. THE RESULTS ARE PRESENTED IN THREE STUDIES. FOR STUDIES I AND II, AFTER THE ANALYSIS AND ORGANIZATION OF CATEGORIES IN TERMS OF FREQUENCY AND DURATION, THE SESSIONS ANALYZED WERE GROUPED ACCORDING TO THE MOMENT OF THE THERAPEUTIC PROCESS: START (FIRST THREE SESSIONS), DEVELOPMENT (FIVE INTERMEDIATE SESSIONS) AND CLOSURE (FINAL THREE SESSIONS). STUDY I DESCRIBED IN TERMS OF FREQUENCY AND DURATION THE BEHAVIOR CATEGORIES OF THERAPIST AND CLIENT. THE THERAPIST ROLE WAS CHARACTERIZED BY STIMULATING THE CLIENT´S REPORT THROUGHOUT ALL THERAPY IN A HIGH FREQUENCY (CATEGORIES OF FACILITATION AND GESTURES OF AGREEMENT), BY INFORMING IN GREATER FREQUENCY AND INTENSITY (T) AT THE BEGINNING OF THERAPY AND BY REQUESTING REFLECTION, INTERPRETING, RECOMMENDING AND APPROVING WITH APPROXIMATE AVERAGES DURING ALL DE INTERVENTION. CLIENT´S BEHAVIOR CATEGORIES DEMONSTRATED THAT CLIENTS WITH SOCIAL ANXIETY DISORDER SHOWED NO SIGNIFICANT OPPOSITIONAL AND DISAGREEMENT BEHAVIORS DURING THE INTERVENTION. STUDY II EXAMINED THE SESSION´S THEMES OR SUBJECTS AND THE DATA OBTAINED DEMONSTRATE A RELATION BETWEEN THE DIAGNOSIS AND THE COMPLAINTS OF THE CLIENTS (SOCIAL ANXIETY DISORDER AND DIFFICULTIES IN RELATIONSHIPS WITH COLLEAGUES FROM UNIVERSITY OR FROM STUDENT HOMES) AS WELL AS MADE POSSIBLE TO VERIFY THAT THIS KIND OF COMPLAINT WAS EXTENDED TO SEVERAL LIFE INSTANCES OF EACH PARTICIPANT, FOR EXAMPLE, IN THE RELATIONSHIP WITH FRIENDS/COLLEAGUES (INTERPERSONAL RELATIONSHIPS), AT WORK/ STUDY AND/OR CAREER AREAS, IN AFFECTIVE RELATIONSHIPS (WITH PARTNERSGIRLFRIENDS) AND FAMILY RELATIONSHIPS. IN STUDY III CORRELATION ANALYZES BETWEEN THE VARIABLES OF THE THERAPEUTIC PROCESS WERE PERFORMED: THE BEHAVIOR CATEGORIES OF THERAPIST AND CLIENT WITH THE SUBJECT/THEME OF THE SESSIONS. THE ANALYSIS CONFIRMED THAT THE THERAPIST STIMULATED THE REPORTING OF THE CLIENTS, WAS SUPPORTIVE AND REQUESTED REFLECTION AND SELF-KNOWLEDGE. THE CLIENTS CATEGORIES ANALYSIS DEMONSTRATED HOW THE STUDY OF THE THERAPEUTIC INTERACTION ENABLES AN EFFICACY ANALYSIS OF THE INTERVENTION. QUESTIONS REGARDING THE ROLE OF THE THERAPIST AND THE CLIENT ARE DISCUSSED AS WELL AS HOW THE STUDY OF THE THERAPEUTIC INTERACTION ALLOWS THE ADVANCEMENT OF CLINICAL PSYCHOLOGY. METHODOLOGICAL ISSUES AND NEW RESEARCH POSSIBILITIES ARE DISCUSSED.
Arquivo:
DIS_MEST20140221_GARCIA VAGNER ANGELO2.pdf
Tamanho:
1280 Kb (1280892 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/03/2014 ÀS 14:15:27
Atualizado:
27/03/2014 ÀS 14:15:27
Visitas:
828
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 16:06:14
Downloads:
59
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 04:07:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por