Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A PRÁTICA DE ENSINO COMO EXERCÍCIO PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO PELAS LICENCIANDAS EM ENFERMAGEM: AMPLIANDO O CONCEITO DE SAÚDE
Autor:
ROCHA, MARCIA REGINA ALVES
Email:
marciarocha@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ABREU, MARA ALICE FERNANDES DE
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Drª. ABREU, MARA ALICE FERNANDES DE
Drª. ARANTES, CÁSSIA IRENE SPINELLI
Data de Defesa:
26/08/2004
Palavras-Chave (PT):
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
INTERATIVIDADE PROFESSOR-ALUNO
LICENCIANDAS EM ENFERMAGEM
ORIENTAÇÕES CONSTRUTIVISTAS
PRÁTICA PEDAGÓGICA
SAÚDE
Resumo Original (PT):
A PESQUISA TEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSTRUÍDA PELAS LICENCIANDAS EM ENFERMAGEM EM CONJUNTO COM A PESQUISADORA E, REALIZADA DE FORMA CONTINUADA, COM ALUNOS DA SÉTIMA SÉRIE DO ENSINO PÚBLICO. O TRABALHO OBJETIVOU INVESTIGAR SE A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONTEXTUALIZADA AO AMBIENTE ESCOLAR E ÀS NECESSIDADES DO ALUNO E ELABORADA, DESDE O SEU PLANEJAMENTO ATÉ O EXERCÍCIO PEDAGÓGICO, CONSIDERANDO-O COMO ELEMENTO ATIVO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, É CAPAZ DE PROMOVER AMPLIAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS LICENCIANDAS, ESTIMULANDO-AS PARA UMA ATUAÇÃO TRANSFORMADORA. ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AO CONSIDERAR A TRANSVERSALIDADE DA SAÚDE, ABORDOU SEUS ASPECTOS BIOLÓGICOS, SOCIOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS, A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PROPOSTAS PELAS PRÓPRIAS LICENCIANDAS, COM BASE NAS CONCEPÇÕES CONSTRUTIVISTAS QUE FAVORECEU A INTERATIVIDADE ENTRE ELAS E OS ALUNOS DA ESCOLA E TAMBÉM, O DESENVOLVIMENTO E A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTES À ESSE CONTEXTO. ENTENDENDO A SAÚDE, TEMA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA SER ABORDADO COM OS ADOLESCENTES DESTA FAIXA ETÁRIA, COMO UM PROCESSO RESULTANTE DA CONVERGÊNCIA DE FATORES INTEGRADOS: CONDIÇÕES DE TRABALHO E CONSUMO, MEIO-AMBIENTE, LIBERDADE, LAZER, ACESSO À POSSE DA TERRA, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, RELACIONAMENTOS AFETIVOS, CONVÍVIO SOCIAL, ALÉM DA GARANTIA DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE E, A PRÁTICA PEDAGÓGICA, UM INSTRUMENTO DE REFLEXÃO-AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, A PESQUISADORA ATUOU, DURANTE TODA A PESQUISA, COMO ARTICULADORA ENTRE O SABER TEÓRICO E O PRÁTICO. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A VIVÊNCIA DESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA POSSIBILITOU, MAIOR APROXIMAÇÃO DAS LICENCIANDAS COM OS ALUNOS, PROFESSORES E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA, DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS, COM A UTILIZAÇÃO DE PROPOSTAS ADEQUADAS E EM AMBIENTES FAVORÁVEIS AO APRENDIZADO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO, EVIDENCIANDO TAMBÉM, NAS LICENCIANDAS, RESISTÊNCIA AO PLANEJAMENTO ESCRITO E NAQUELAS QUE JÁ EXERCIAM A DOCÊNCIA, MAIOR DIFICULDADE EM PROPOR E ATUAR NA METODOLOGIA INTERATIVA. A INTERATIVIDADE ENTRE PESQUISADORA E LICENCIANDAS, OCORRIDA DURANTE TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LICENCIANDAS E DOS ALUNOS DA ESCOLA, FOI CONSIDERADA POR ELA, EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA E TRANSFORMADORA.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
CONSTRUCTIVE GUIDANCE
HEALTH
NURSING GRADUATE STUDENTS
PEDAGOGIC PRACTICE
TEACHER-STUDENT INTERACTIVITY.
TEACHING-LEARNING STRATEGY
Resumo Original (EN):
THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS THE INVESTIGATION OF THE PEDAGOGIC PRACTICE DEVELOPED BY THE NURSING GRADUATE STUDENTS IN CONNECTION WITH THE RESEARCHER AND CONTINUED WITH THE STUDENTS OF THE SEVENTH DEGREE OF THE PUBLIC HIGH SCHOOL. THE GOAL OF THIS WORK IS TO INVESTIGATE THE REALIZATION OF THE PEDAGOGIC PRACTICE CONNECTED TO THE SCHOLAR ENVIRONMENT AND TO THE STUDENTS NEEDS AND WAS ELABORATED, SINCE ITS PLANNING ALL THE WAY TO ITS PRACTICE, CONSIDERING IT AS AN ACTIVE ELEMENT IN THE PROCESS OF TEACHING-LEARNING, CAPABLE TO PROMOTE THE IMPROVEMENT OF THE GRADUATION STUDENTS AS WELL AS TO STIMULATE AN ACTIVE TRANSFORMATION. THIS PEDAGOGIC PRACTICE, CONSIDERING THE VERSATILITY OF THE HEALTH, STUDIED BIOLOGIC, SOCIOLOGIC AND PSYCHOLOGICAL ASPECTS, STARTING FROM THE LEARNING STRATEGIES PROPOSED BY THE GRADUATING STUDENTS BASED ON THE CONSTRUCTIVIST CONCEPTIONS THAT HELPED THE INTERACTION AMONG THEM AND THE HIGH SCHOOL STUDENTS AS WELL DEVELOPED AND SOCIALIZED THE KNOWLEDGE OF THIS STUDY. HOWEVER, THE HEALTH, RELEVANT THEME TO BE CONSIDERED WITH THE TEENAGERS STUDENTS, AS A RESULTANT PROCESS OF THE CONVERGENCE OF INTEGRATED FACTORS: JOB AND CONSUME CONDITIONS, ENVIRONMENT, FREEDOM, LEISURE, LAND OWING ACCESS, EDUCATION, DWELLING, FEEDING, AFFECTION RELATIONSHIP, SOCIAL LIVING COMPLETED WITH THE LACK OF PUBLIC HEALTH SERVICES, THE PEDAGOGIC PRACTICE IS AN INSTRUMENT OF REFLECTION AND ACTION AS WELL A CHANGE OF THE REAL LIFE. THE RESEARCHER WORKED ALL THE TIME AS A LINK BETWEEN THE THEORY AND THE PRACTICE KNOWLEDGE. THE RESULTS SHOWED THAT LIVING THIS PEDAGOGICAL PRACTICE PROMOTED A LARGER RELATIONSHIP BETWEEN THE GRADUATE STUDENTS AND THE HIGH SCHOOL STUDENTS, TEACHERS AND SCHOOL WORKERS AS WELL DEVELOPED THE SUBJECT OF THE RESEARCH USING IT WITH PROPER UTILIZATION OF THE OBJECTIVES IN AN IDEAL ENVIRONMENT TO THE LEARNING AND VALUING OF THE GROUP WORK AS WELL GIVING THE GRADUATE STUDENTS THE RESISTANCE TO THE WRITING PLANNING AND ANTERIOR MANNER OF ACTING, THE MOST DIFFICULT, AND PROPOSE AND ACT IN THE INTERACTIVE METHODOLOGY. THE INTERACTION BETWEEN THE RESEARCHER AND THE GRADUATE STUDENTS THAT HAPPENED DURING ALL THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING OF THE GRADUATE STUDENTS AND THE HIGH SCHOOL STUDENTS WAS CONSIDERED BY THE RESEARCHER OF EXTREME IMPORTANCE TO THE REALIZATION OF A REFLEXIVE AND CHANGING PRACTICE.
Arquivo:
DIS_MEST20040826_ROCHA MARCIA REGINA ALVES.pdf
Tamanho:
2131 Kb (2131849 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/09/2007 ÀS 18:18:21
Atualizado:
11/09/2007 ÀS 18:18:21
Visitas:
1000
Última Visita em :
28/04/2024 ÀS 23:08:35
Downloads:
24
Último Download em :
29/10/2015 ÀS 08:57:53
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por