DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A INTERMEDIAÇÃO DA NOÇÃO DE PROBABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS À CINÉTICA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
Autor: |
MARCELO MAIA, CIRINO |
Email: |
mmcirino@fc.unesp.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Dr. SANTIN FILHO, OURIDES
|
Data de Defesa: |
30/03/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CINÉTICA QUÍMICA ♠ PROBABILIDADE ♠ TEORIA DAS COLISÕES
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO PROCUROU IDENTIFICAR COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SE APROPRIAM DE CONCEITOS E
ELABORAM DETERMINADOS MODELOS INSERIDOS EM CINÉTICA QUÍMICA, ESPECIFICAMENTE O MODELO
CINÉTICO DE COLISÃO DE PARTÍCULAS NUMA REAÇÃO (TEORIA DAS COLISÕES). ESTA ANÁLISE E AS REFLEXÕES QUE
A SEGUIRAM FORAM BASEADAS PRINCIPALMENTE NOS ESTUDOS REALIZADOS POR PIAGET (1975, 1975B, 1977),
PIAGET & INHELDER (1975,1977), JUN (2000) E FISCHBEIN (1975). UTILIZAMOS COMO DOCUMENTOS AS
TRANSCRIÇÕES DAS ENTREVISTAS (PRÉ E PÓS-TESTES) REALIZADAS INDIVIDUALMENTE COM CADA ALUNO.
INICIALMENTE OS ESTUDANTES FORAM ENTREVISTADOS (PRÉ-TESTES) COM O INTUITO DE IDENTIFICAR A
FAMILIARIDADE COM A NOÇÃO DE EVENTO PROBABILÍSTICO OU ALEATÓRIO. NUMA SEGUNDA ETAPA (PÓS-TESTES)
ESSE CONHECIMENTO (OU A AUSÊNCIA PARCIAL/TOTAL DELE) FOI POSTO À PROVA NUMA TENTATIVA DE ESTABELECER
RELAÇÕES COM UM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA QUÍMICA (TEORIA DAS COLISÕES). OS RESULTADOS OBTIDOS
APONTAM PARA GRANDES DISCREPÂNCIAS ENTRE O MODELO CINÉTICO DE COLISÕES ELABORADO PELOS ESTUDANTES
E O CIENTIFICAMENTE ACEITO. |
|
Título (EN): |
--- |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CHEMICAL KINETICS ♠ COLLISION THEORY MODEL ♠ PROBABILITY
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PURPOSE OF THIS WORK IS TO CONTRIBUTE FOR SCIENCE TEACHING MAKING ANALYSIS AND REFLECTIONS ON
THE WAY HIGH SCHOOL STUDENTS APPROPRIATE THE CONCEPTS AND MODELS RELATED TO CHEMICAL KINETICS,
MAINLY PARTICLES COLLISIONS? KINETICS MODEL IN CHEMICAL REACTION (COLLISION THEORY MODEL). THIS
INVESTIGATION WAS BASED ON PIAGET AND INHELDER? STUDIES (1975), AND ALSO ON PIAGET (1975, 1977),
JUN (2000), AND FISCHBEIN (1975) WORKS, WHICH HAVE STUDIED THE CONNECTION BETWEEN THE YOUNG
STUDENTS AND THE PROBABILISTIC THINKING. THE ANALYSIS OF THE DOCUMENT EVIDENCES HAD THE AIM TO
EVALUATE IF THE STUDENTS WOULD BE ABLE TO ACHIEVE GENERALIZATION AND DEVELOP CONCEPTS ABOUT
PROBABILITY THEORY. IN THE SECOND PART THESE CONCEPTS OR ITS PARTIAL/TOTAL LACKS WERE LINKED WITH
CHEMICAL KINETICS IN ATTEMPT TO ESTABLISH RELATIONSHIPS BETWEEN CORRECT EXPLANATION OF COLLISION
KINETIC MODEL AND THE STUDENTS? FAILURE MODELS. THE OBTAINED RESULT POINTS TO GREAT MISCONCEPTIONS
RELATED TO THE CORRECT AND SCIENTIFIC MODEL AND THE STUDENT?S. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20070330_MARCELO MAIA CIRINO.pdf
|
Tamanho: |
7870 Kb (7870914 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
28/08/2007 ÀS 17:54:06 |
Atualizado: |
28/08/2007 ÀS 17:54:06 |
Visitas: |
3147 |
Última Visita em : |
27/06/2024 ÀS 03:12:43 |
Downloads: |
252 |
Último Download em : |
04/08/2021 ÀS 15:28:53 |