Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM UM GRUPO DE TRABALHO: PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ENSINAM POR MEIO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS
Autor:
RODRIGUES, GISLAINE MARIA
Email:
gisalv@uai.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - BRASIL
Unidade:
EDUCAÇÃO (DE) - JUIZ DE FORA - MG
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. FERREIRA, MARIA ELISA CAPUTO
Dr. MENEZES, PAULO HENRIQUE DIAS
Data de Defesa:
29/04/2013
Palavras-Chave (PT):
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES
ENSINO DE MATEMÁTICA
GRUPO DE TRABALHO.
PROCESSO METACOGNITIVO
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
ESTA TESE SE APRESENTA COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM GRUPO DE TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, QUE UTILIZAM SOFTWARES EDUCACIONAIS, CONSTITUIR-SE COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PARA COMPREENDER O PROCESSO VIVENCIADO PELOS PROFESSORES NO GRUPO, BUSCAMOS RESPONDER AO SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: EM QUE MEDIDA A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO DE TRABALHO CONTRIBUI PARA ARTICULAR OS SABERES DOCENTES COM O PROCESSO METACOGNITIVO, AO ESTUDAREM GEOMETRIA DINÂMICA POR MEIO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL? A INVESTIGAÇÃO REALIZOU-SE AO LONGO DE 14 REUNIÕES DO ANO DE 2010. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM OITO PROFESSORES QUE LECIONAVAM MATEMÁTICA E QUE CONSTITUÍRAM UM GRUPO DE TRABALHO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA / UFJF. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, E A ESTRATÉGIA ESCOLHIDA PARA A INVESTIGAÇÃO FOI O ESTUDO DE CASO. UTILIZOU-SE A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, NA QUAL MORAES (2003) PROPÕE UM PROCESSO DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DE PRODUÇÃO DE NOVAS COMPREENSÕES EM RELAÇÃO AO FENÔMENO QUE SE EXAMINA. O EMBASAMENTO TEÓRICO SE DEU POR MEIO DE AUTORES LIGADOS À TEORIA DOS SABERES DOCENTES, ENTRE ELES, SHULMAN (1986, 1987) -, DO PROCESSO METACOGNITIVO EM FLAVELL (1976, 2011) - DA DINÂMICA DE GRUPO, DA TEORIA DE PICHON-RIVIÈRE (2009) -, DOS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, EM PARTICULAR ALRØ E SKOVSMOSE (2006) - E, SOBRETUDO, DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM DAY (2001) E IMBERNÓN (2001, 2010); ENTRE OUTROS TEÓRICOS. A CONCLUSÃO DA ANÁLISE DOS DADOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES DOS PROFESSORES NO GRUPO E, COMO ESTES COLETIVAMENTE EXPERIENCIARAM UM PROJETO INOVADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA UMA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. A UTILIZAÇÃO DO RECURSO DO COMPUTADOR PELOS DOCENTES DO GRUPO CONSTITUIU UMA GRANDE POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, ESPECIALMENTE NOS ESTUDOS DE GEOMETRIA. RESSALTAMOS QUE TRABALHAR EM UM GRUPO PODE SER UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR PARA O SUJEITO QUE O COMPÕE, POIS ESSE ESPAÇO, ALÉM DE PROPICIAR UM AMBIENTE DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO DE SUA PRÁTICA, PERMITE AO PARTICIPANTE EXPOR SEUS ANSEIOS E DIFICULDADES AO MESMO TEMPO QUE PROPORCIONA UMA AUTOCOMPREENSÃO E COMPREENSÃO DO OUTRO.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
DEVELOPMENT PROFESSIONAL OF TEACHERS
KNOWLEDGE TECHERS
METACOGNITIVE PROCESS
TEACH OF MATHEMATICS
TEACHERS OF MATHEMATICS
WORKING GROUP
Resumo Original (EN):
THIS THESIS AIMS OF THIS RESEARCH WAS TO INVESTIGATE ISSUES RELATED TO LIMITS THE POSSIBILITIES FOR A WORKING GROUP OF MATHEMATICS TEACHERS WHO USE EDUCATIONAL SOFTWARE TO CONSTITUTE ITSELF AS A SPACE OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT. TO UNDERSTAND THE PROCESS EXPERIENCED BY TEACHERS IN THE GROUP, WE SEEK TO ANSWER THE FOLLOWING RESEARCH QUESTION: TO WHAT EXTENT DOES THE INVOLVEMENT OF MATHEMATICS TEACHERS IN A WORKING GROUP CONTRIBUTE TO ARTICULATE THE TEACHING KNOWLEDGE WITH THE METACOGNITIVE PROCESS, WHEN THEY STUDY DYNAMIC GEOMETRY BY MEANS OF EDUCATIONAL SOFTWARE IN BASIC EDUCATION, AIMING PROFESSIONAL DEVELOPMENT? THE RESEARCH WAS CONDUCTED OVER 14 MEETINGS IN 2010. THE RESEARCH SUBJECTS WERE EIGHT TEACHERS WHO TAUGHT MATHEMATICS AND THAT CONSTITUTED A WORKING GROUP ON THE IMPLEMENTATION THE JOHN XXIII COLLEGE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF JUIZ DE FORA / UFJF. THE RESEARCH WAS A QUALITATIVE APPROACH, AND THE STRATEGY CHOSEN FOR THE INVESTIGATION WAS THE CASE STUDY. WE USED THE DISCOURSE TEXTUAL ANALYSIS, IN WHICH MORAES (2003) PROPOSES A PROCESS OF SELF-ORGANIZATION OF PRODUCTION OF NEW UNDERSTANDINGS IN RELATION TO THE PHENOMENON THAT IS EXAMINED. THE THEORETICAL BASIS WAS GIVEN BY AUTHORS CONNECTED TO THE THEORIES OF TEACHING KNOWLEDGE, BETWEEN THEM, SHULMAN (1986, 1987) ?, THE METACOGNITIVE PROCESS IN FLAVELL (1976, 2011) ?, THE GROUP DYNAMICS FROM THE THEORY OF PICHON-RIVIÈRE (2009) ? THE CHALLENGES OF PEDAGOGICAL PRACTICE IN THE TEACHING OF MATHEMATICS, AND IN PARTICULAR ALRØ AND SKOVSMOSE (2006) AND ABOVE ALL, THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS IN DAY (2001) AND IMBERNÓN (2001, 2010), AMONG OTHER THEORISTS. THE CONCLUSION OF THE ANALYSIS OF THE DATA SHOWS THE IMPORTANCE OF THE INTERACTIONS OF TEACHERS IN THE GROUP, AND HOW THEY COLLECTIVELY EXPERIENCED AN INNOVATIVE PROJECT IN THE TEACHING OF MATHEMATICS IN ORDER TO, A SEARCH FOR NEW STRATEGIES OF TEACHING AND LEARNING, ALLOWING IN THIS WAY, PROFESSIONAL DEVELOPMENT. THE USE OF COMPUTER RESOURCE BY TEACHERS OF THE GROUP WAS A GREAT OPPORTUNITY FOR TEACHING MATHEMATICAL CONCEPTS, ESPECIALLY IN THE STUDY OF GEOMETRY. WE STRESS THAT WORKING IN A GROUP CAN BE A UNIQUE EXPERIENCE FOR THE PERSON WHO IS PART OF IT, BECAUSE THIS SPACE BESIDES PROVIDING AN ENVIRONMENT OF ACTION-REFLECTION-ACTION PRACTICE, ALLOWS THE PARTICIPANT TO EXPLAIN THEIR CONCERNS AND DIFFICULTIES WHILE PROVIDING SELF UNDERSTANDING AND ALSO UNDERSTANDING OF THE OTHER.
Arquivo:
TES_DOUT20130429_RODRIGUES GISLAINE MARIA.pdf
Tamanho:
3346 Kb (3346015 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
02/12/2013 ÀS 10:37:58
Atualizado:
02/12/2013 ÀS 10:37:58
Visitas:
505
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 04:23:08
Downloads:
25
Último Download em :
25/01/2023 ÀS 00:01:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por