Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
UMA ESTRUTURAO PARA O ENSINO DE DIDTICA DA FSICA NA FORMAO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIES DA PESQUISA NA REA
Autor:
ABRIL, OLGA LUCIA CASTIBLANCO
Email:
olgabril@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. LABUR, CARLOS EDUARDO
Dr. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRA
Data de Defesa:
24/06/2013
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CINCIAS
ENSINO DE DIDTICA DA FSICA
FORMAO DE PROFESSORES DE FSICA
Resumo Original (PT):
O OBJETIVO CENTRAL DESTA TESE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUO DE CAMINHOS QUE PERMITAM COMPREENDER MELHOR A NATUREZA DO ENSINO DA DIDTICA DA FSICA NA FORMAO INICIAL DE PROFESSORES. PARA TANTO, TRABALHAMOS EM TORNO DO PROBLEMA ?COMO DEVEM SER ESTRUTURADOS OBJETIVOS, CONTEDOS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA DIDTICA DA FSICA NA FORMAO INICIAL DE PROFESSORES, COM O OBJETIVO DE GARANTIR COERNCIA ENTRE O QUE SE FAZ EM SALA DE AULA E O QUE SE PRETENDE ENSINAR?? ESTE PROBLEMA FOI DESDOBRADO EM DUAS QUESTES DE PESQUISA. A PRIMEIRA, INDAGA PELA LIGAO QUE PODE EXISTIR ENTRE AS PROPOSTAS DA LITERATURA, OS OBJETOS DE ESTUDO DE PESQUISADORES DO ENSINO DA FSICA, A FUNO QUE A DIDTICA DA FSICA TEM NAS ESTRUTURAS CURRICULARES DE FORMAO DE PROFESSORES E AS EXPECTATIVAS DOS LICENCIANDOS SOBRE O APRENDIZADO NESTE CAMPO. A SEGUNDA, INDAGA PELAS POSSIBILIDADES DE LEVAR PRTICA UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA TERICA DO ENSINO DE DIDTICA DA FSICA, ELABORADA COM BASE NOS RESULTADOS DA PRIMEIRA QUESTO. A PERSPECTIVA METODOLGICA PARA ABORDAGEM DAS QUESTES DESTE ESTUDO DE PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAO, COM CARACTERSTICAS DE PESQUISA-INTERVENO, ONDE UTILIZAMOS TCNICAS DE CONSTITUIO DE DADOS COMO A OBSERVAO, O QUESTIONRIO E A CONSTRUO DE TEXTOS, A PARTIR DA INTERVENO EM SALA DE AULA. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DE METODOLOGIAS DA ANLISE DE CONTEDO E ANLISE TEXTUAL DISCURSIVA. COMO RESULTADO DA PESQUISA, CONSEGUIMOS PROPOR TRS DIMENSES QUE PERMITEM ESTRUTURAR O ENSINO DA DIDTICA DA FSICA, ORGANIZANDO, DE FORMA COESA, OBJETIVOS, CONTEDOS E METODOLOGIAS DE ENSINO. ESTA PROPOSTA FOI ELABORADA TEORICAMENTE E REFORMULADA, MEDIDA QUE FORAM DESENVOLVIDAS E ANALISADAS AS PRTICAS PEDAGGICAS. ESSAS DIMENSES FORAM DENOMINADAS: DIMENSO FSICA, DIMENSO SOCIOCULTURAL E DIMENSO TCNICA. NA PRIMEIRA, PRIVILEGIAM-SE EXERCCIOS DO TIPO METACOGNITIVO, OBJETIVANDO LEVAR O LICENCIANDO AO (RE)CONHECIMENTO DE SEU SABER DE FSICA; NA SEGUNDA, PRIVILEGIAM-SE EXERCCIOS QUE PROPICIEM A CRTICA REFLEXIVA SOBRE O QUE SIGNIFICA TRATAR CONTEDOS DA FSICA EM MBITOS EDUCACIONAIS; NA TERCEIRA, PRIVILEGIAM-SE EXERCCIOS TERICO PRTICOS QUE PERMITAM ANALISAR AS POSSIBILIDADES E LIMITAES REAIS DE RECURSOS DE APOIO, VISANDO ORIENT-LOS EM MANEIRAS DE ENRIQUECER A INTERAO EM SALA DE AULA.
Título (EN):
NO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DIDACTICS OF PHYSICS EDUCATION
PHYSICS TEACHERS EDUCATION
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
THE MAIN OBJECTIVE OF THIS THESIS IS TO CONTRIBUTE TO BUILDING WAYS THAT ALLOW UNDERSTAND BETTER THE NATURE OF THE DIDACTICS OF PHYSICS EDUCATION IN UNDERGRADUATE COURSES. TO THIS END, WE WORK AROUND OF THE PROBLEM ?UNDER WHAT CRITERIA WE CAN ORGANIZE AN ENSEMBLE OF CONTENTS AND METHODOLOGIES TO BE TAUGHT IN AN INITIAL TRAINING TEACHERS PROGRAM, IN DIDACTICS OF PHYSICS, BASED ON RESEARCH RESULTS IN THE AREA?? THIS PROBLEM WAS SPLIT INTO TWO RESEARCH QUESTIONS; THE FIRST ONE, ASKS ABOUT POSSIBLE CONNECTIONS BETWEEN LITERATURE PROPOSALS, OBJECTS OF STUDY CONSIDERED BY RESEARCHERS IN PHYSICS TEACHING, THE ROLE OF DIDACTICS OF PHYSICS ON CURRICULAR STRUCTURES FOR TEACHER TRAINING AND, THE STUDENTS EXPECTATIONS ABOUT WHAT TO LEARN IN DIDACTICS OF PHYSICS. THE SECOND ONE ASKS ABOUT REAL POSSIBILITIES INTO THE PRACTICE OF TRAINING TEACHERS FROM A THEORETICAL FRAMEWORK PROPOSAL FOR TEACHING DIDACTICS OF PHYSICS. THE PERSPECTIVE FROM WHICH WE APPROACH THIS STUDY IS QUALITATIVE RESEARCH IN EDUCATION, WITH CHARACTERISTICS OF INTERVENTION-RESEARCH. WE USE TECHNIQUES TO CONSTITUTION DATA, SUCH AS: OBSERVATION, SURVEY AND CONSTRUCTION OF TEXTS FROM INTERVENTIONS INTO THE CLASSROOM. DATA WERE ANALYZED USING METHODS OF CONTENT ANALYSIS AND DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS. AS A RESULT OF THE RESEARCH WE PROPOSED THREE DIMENSIONS THAT ALLOW TO STRUCTURE OF DIDACTICS OF PHYSICS EDUCATION, ORGANIZED COHERENTLY: OBJECTIVES, CONTENTS AND TEACHING METHODOLOGIES. THIS PROPOSAL WAS ELABORATED THEORETICALLY AND REFORMULATED AS THEY WOULD BE DEVELOPING AND ANALYZING LESSONS PRACTICES. THESE DIMENSIONS WERE CALLED: PHYSICAL DIMENSION, SOCIOCULTURAL DIMENSION AND TECHNICAL DIMENSION. THE FIRST ONE, FOCUSES ON METACOGNITIVE EXERCISES, IN ORDER TO CONDUCE THE FUTURE TEACHER TO THE (RE) COGNITION OF THEIR OWN KNOWLEDGE ABOUT PHYSICS; THE SECOND ONE, FOCUSES ON EXERCISES TO FOSTER CRITICAL REFLEXIVE AROUND WHAT IT MEANS TO TREAT CONTENTS OF PHYSICS IN EDUCATIONAL CONTEXTS; AND THE THIRD ONE FOCUSES ON THEORETICAL PRACTICAL EXERCISES THAT ALLOW TO ANALYZE REAL POSSIBILITIES AND LIMITATIONS OF SUPPORT RESOURCES, IN ORDER TO GUIDE FUTURE PHYSICS TEACHERS IN WAYS TO ENRICH INTERACTION IN THE CLASSROOM.
Arquivo:
TES_DOUT20130624_ABRIL OLGA LUCIA CASTIBLANCO.pdf
Tamanho:
12225 Kb (12225915 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
27/10/2013 ÀS 20:10:36
Atualizado:
27/10/2013 ÀS 20:10:36
Visitas:
5213
Última Visita em :
17/10/2019 ÀS 18:39:25
Downloads:
379
Último Download em :
10/10/2019 ÀS 13:27:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por