TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
A (RE)CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONCEITO DE INTERAÇÃO BIOLÓGICA: CONTRIBUIÇÃO PARA A EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E PROFESSORES |
Autor: |
MARICATO, FULVIA ELOA |
Email: |
fulvia@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2013 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE ♠ Drª. BELLINI, LUZIA MARTA ♠ Drª. FERNANDEZ, FERNANDA DA ROCHA BRANDO ♠ Drª. CARVALHO, MARIA DA GRAÇA F.SIMOES
|
Data de Defesa: |
10/12/2012 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONCEITO DE INTERAÇÃO BIOLÓGICA ♠ EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA ♠ FORMAÇÃO INICIAL DE PESQUISADORES E PROFESSORES ♠ GRUPO DE PESQUISA; ENSINO DE BIOLOGIA
|
Resumo Original (PT): |
|
A EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA TEM SIDO OBJETO DE VÁRIAS DISCUSSÕES NO CAMPO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI CONTRIBUIR PARA TRAZER NOVAS ELABORAÇÕES QUE ENRIQUEÇAM ESSAS DISCUSSÕES, EVIDENCIANDO SUA IMPORTÂNCIA E COMO ESSA EPISTEMOLOGIA PODE SER INSERIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO ESTÁ ANCORADA EM QUATRO MOMENTOS PRINCIPAIS: (I) ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA E DAS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO; (II) AS INDEFINIÇÕES DO CONCEITO DE INTERAÇÃO BIOLÓGICA NA LITERATURA; (III) AS PERCEPÇÕES INICIAIS DOS SUJEITOS DESSA PESQUISA ACERCA DAS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS QUANDO VISITAM UM AMBIENTE NATURAL E A REPRESENTAÇÃO DESSAS INTERAÇÕES FORA DO AMBIENTE NATURAL; (IV) A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA JUNTO AO GRUPO DE PESQUISAS EM EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS JUNTO A ESSE GRUPO DE PESQUISAS POSSIBILITOU REFLEXÕES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA DA BIOLOGIA SÓLIDA, EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS, TENDO COMO FOCO A FORMAÇÃO INICIAL |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BIOLOGICAL INTERACTION CONCEPT ♠ BIOLOGY EPISTEMOLOGY ♠ BIOLOGY TEACHING ♠ GROUP RESEARCH ♠ RESEARCHERS AND TEACHERS INITIAL FORMATION
|
Resumo Original (EN): |
|
BIOLOGY EPISTEMOLOGY HAS BEEN THE SUBJECT OF MANY DISCUSSIONS IN RESEARCH FIELD IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING. THIS WORK AIM WAS TO BRING NEW ELABORATIONS THAT ENRICH THESE DISCUSSIONS, HIGHLIGHTING ITS IMPORTANCE AND HOW THIS EPISTEMOLOGY CAN BE INSERTED IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING. THE PRESENT INVESTIGATION IS ANCHORED ON FOUR MAIN PHASES: (I) SOME REFLECTIONS ON BIOLOGY EPISTEMOLOGY AND ON THE INTERACTION POSSIBILITIES WITH TEACHING AND LEARNING BIOLOGICAL KNOWLEDGE, (II) THE INDEFINITIONS OF THE BIOLOGICAL INTERACTION CONCEPT IN LITERATURE, (III) INITIAL PERCEPTIONS OF THIS RESEARCH SUBJECTS ABOUT THE BIOLOGICAL INTERACTIONS WHEN THEY VISIT A NATURAL ENVIRONMENT AND THIS INTERACTIONS REPRESENTATION OUTSIDE THE NATURAL ENVIRONMENT, (IV) THE EMPIRICAL INVESTIGATION BY THIS RESEARCH GROUP ON BIOLOGY EPISTEMOLOGY. THE ANALYZES OF THE OBTAINED RESULTS WITH THIS RESEARCH GROUP ALLOWED CONSIDERATIONS THAT MAY CONTRIBUTE TO THE FORMATION OF A SOLID BIOLOGY EPISTEMOLOGY, IN ITS VARIOUS CONTEXTS, WITH A FOCUS ON INITIAL FORMATION. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20121210_MARICATO FULVIA ELOA.pdf
|
Tamanho: |
2449 Kb (2449383 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
27/10/2013 ÀS 19:45:40 |
Atualizado: |
27/10/2013 ÀS 19:45:40 |
Visitas: |
739 |
Última Visita em : |
13/07/2024 ÀS 09:57:52 |
Downloads: |
22 |
Último Download em : |
20/06/2021 ÀS 17:14:48 |